Investir no tráfego pago para e-commerce é fundamental para potencializar suas estratégias orgânicas para a captação de clientes. Para alcançar melhores resultados, é possível utilizar tanto as técnicas de marketing de conteúdo quanto os canais de publicidade pagos. Isso faz com que sua abordagem ganhe força e alcance novos consumidores, além de conquistar a confiança de indivíduos que já conhecem sua marca.
Portanto, vale conhecer quais as principais particularidades do tráfego pago e como ele pode ser implementado na rotina do seu negócio. Para ajudar em sua jornada, organizamos um guia sobre como combinar as técnicas de tráfego pago com o orgânico para conquistar excelentes resultados. Confira!
Qual é a importância do tráfego pago para e-commerce?
O tráfego pago é uma ferramenta de grande importância para utilizar em suas estratégias de marketing. Por meio dela, é possível criar anúncios e torná-los públicos de maneira imediata. Desse modo, em poucos minutos a sua publicidade já está online e pode gerar cliques ou acessos para o seu e-commerce.
Esse recurso está se tornando cada vez mais importante por conta da competitividade crescente entre os diversos setores. Certamente, o tráfego pago sozinho não basta para atrair e reter o público. Entretanto, ao aliar essa ferramenta com outras técnicas de produção de conteúdo, é possível encontrar novos clientes e mantê-los fidelizados por mais tempo.
Quais são as diferenças entre tráfego pago e orgânico?
A diferença crucial entre eles, é o fato de que um envolve o desembolso direto de dinheiro paga que o anúncio chegue ao público, enquanto o outro atua de maneira natural, ou seja, orgânica para alcançar os clientes.
Há algum tempo, tais recursos foram considerados rivais, sendo que algumas empresas usavam apenas um ou outro em suas técnicas de marketing. Após algum tempo, algumas corporações passaram a utilizar essas técnicas de maneira aliada, apesar das diferenças entre elas.
O tipo de conteúdo também se difere quando se trata do tráfego pago ou orgânico. Enquanto no primeiro, os anúncios estão mais ligados às etapas finais do funil de vendas e a conversão, o conteúdo orgânico está diretamente associado ao topo do funil, ou seja, as interações iniciais do público com a sua marca. Obviamente, isso não é uma regra, mas grande parte das empresas utiliza essas ferramentas dessa maneira.
Como combinar essas estratégias para conseguir bons resultados?
Utilizar tráfego orgânico e pago em simultâneo é uma ótima maneira de potencializar os resultados de seu negócio. Por meio de boas estratégias combinando esses conceitos, consegue-se alcançar muitos clientes e elevar o número de vendas na empresa. Veja mais sobre como fazer isso a seguir!
Faça bons anúncios
O primeiro passo para melhorar seus resultados com o tráfego é por meio de bons anúncios. Eles devem ser atrativos para a sua persona. Assim, é necessário saber quem é ela, quais são suas dores e desejos e compreender as principais características, como faixa etária, gênero e os canais pelos quais consomem conteúdos.
Portanto, vale fazer uma pesquisa aprofundada para compreender esses aspectos e conseguir criar anúncios que cativem, além de segmentar seu público da maneira correta, atingindo quem realmente pode ter interesse de comprar do seu negócio.
Capriche nos conteúdos
Além de ter bons anúncios, é preciso que eles tenham conteúdos que agreguem valor a quem está vendo. Assim, as chances de aumentar as vendas por meio do Marketing Digital são maiores.
Outro ponto importante é que suas páginas também estejam bem estruturadas, com boas descrições de produtos, dicas e materiais que ajudem a complementar a jornada do consumidor, além de um site que disponha de boa usabilidade. Assim, seus investimentos tendem a dar bons resultados.
Use as segmentações
No tráfego pago há boas alternativas para fazer segmentações e atingir pessoas que sejam alinhadas com o perfil que você deseja alcançar. Com isso, ter um bom conhecimento da sua persona se torna imprescindível nessa fase também.
Ao compreender as características dela, é possível direcionar seus anúncios e ter mais efetividade. Por exemplo, imagine que seu público tenha entre 20 e 40 anos, além de ser formado por mulheres que moram no Brasil e gostam de maquiagem.
Com tais informações, é possível realizar segmentações nas plataformas de anúncio e chegar até pessoas com tais características. Portanto, vale utilizar esse recurso com a intenção de chegar até seu público.
Invista em Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo também é um importante aliado para alcançar resultados satisfatórios por meio do tráfego pago. Por exemplo, imagine que você segmentou seus anúncios e caprichou nos criativos, porém, está com conteúdos que não agregam valor aos usuários.
Ao chegar em suas páginas, as pessoas tendem a não ficar, pois, apesar do anúncio ser chamativo, seus perfis e sites não passam credibilidade. Essa questão pode ser solucionada por meio da criação de posts e materiais adequados e que solucionem dores da persona.
Assim, além de atrair para suas páginas, você consegue iniciar um relacionamento mais forte com os indivíduos. Isso, por sua vez, vai possibilitar aumento do ticket médio e também das vendas da empresa. Portanto, vale a pena investir em Marketing de Conteúdo.
Quais são os benefícios de aplicar essas dicas?
Ao colocar tais ideias em prática, você consegue extrair o que há de melhor, tanto do tráfego orgânico quanto do pago. Por meio do primeiro é possível educar seus consumidores, orientar sobre as soluções disponíveis e aumentar o nível de consciência da audiência, enquanto pelo segundo, você consegue anunciar suas ofertas, criar um senso de urgência nos cliente e efetuar suas vendas.
Portanto, vale a pena conhecer mais sobre essas duas ferramentas e utilizá-las em favor do seu negócio. Desse modo, o seu e-commerce ganha um importante diferencial competitivo e se torna ainda mais rentável.
Viu como o tráfego pago para e-commerce é um recurso de grande valor para a empresa? Por meio dele, você tem acesso a um público qualificado para a compra e não desperdiça o seu dinheiro anunciando para pessoas que não tem potencial para fechar negócio. Assim, a estratégia orgânica é otimizada e seus resultados potencializados.
Quer melhorar o desempenho de sua estratégia digital? Então, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas para descobrir como seu e-commerce pode conquistar mais espaço no mercado!