Você já teve a sensação de produzir inúmeros conteúdos e não obter nenhum resultado? Até parece que sua estratégia de marketing de conteúdo não funciona?
Acontece que não basta apenas produzir conteúdos sem qualquer estratégia de marketing. É essencial que as publicações e ações sejam bem pensadas e planejadas antes de serem colocadas ao público, para que a performance do conteúdo seja conforme o esperado.
Por que a estratégia de Marketing de Conteúdo é tão importante?
Criar conteúdo não é nada fácil, pois demanda da nossa criatividade e tempo disponível para elaborar textos, vídeos, e-books e posts de qualidade para as redes sociais. Aliás, o marketing digital deixou de ser uma opção e tornou-se indispensável para que a empresa tenha visibilidade no online.
O Marketing de Conteúdo ganha cada vez mais a atenção do público e traz destaque a seu negócio em meio à concorrência que não busca estar por dentro das atualidades de mercado e suas necessidades.
O conteúdo é utilizado como propulsor ao longo do funil de vendas, estimulando os consumidores a progredirem em cada etapa da jornada até a efetiva compra. O intuito principal é construir autoridade de marca, ganhando a confiança do consumidor, a fim de que no decorrer do funil os leads já estejam seguros para optar pela compra de produtos e serviços.
Por isso, o Marketing de conteúdo é tão importante e deve ser tratado como estratégia primordial para as empresas, aliás, é fundamental estruturar e planejar ações que visem resultados satisfatórios.
Confira as possíveis razões pelas quais o sua estratégia de Marketing de Conteúdo não funciona
Existem algumas razões que podem justificar o porque a sua empresa não está indo tão bem com o marketing de conteúdo, vamos entender melhor nos tópicos abaixo.
Falta de estratégia
Este é o erro mais comum dentre as empresas que iniciam no marketing de conteúdo, apenas postar não traz resultados significativos. Conteúdos sem estratégia não cumprem sua função, eles podem até gerar interações como visualizações e curtidas, mas no final não resultam em nada.
E é por isso que o marketing de conteúdo por si só não basta, é necessário que se tenha uma estratégia bem definida. E cada conteúdo deve ter um objetivo, um porquê!
Inconstância
Com a falta de planejamento vem a inconstância, porque não haverá nada programado, assim, a empresa posta esporadicamente sem qualquer periodicidade estabelecida.
Isso afeta diretamente o engajamento da audiência, pois fica nítido que a produção de conteúdo é algo que está acontecendo em segundo plano pela empresa.
Conteúdo sem valor
Se o conteúdo disponibilizado pela sua empresa não gerar valor ao leitor ele simplesmente não irá funcionar para o intuito desejado.
Existem alguns erros comuns que muitos players cometem na produção de seu conteúdo que podem realmente prejudicar o marketing, como por exemplo: não estar alinhado com os interesses da sua persona, desenvolver conteúdos superficiais que não resolvem as dores do leitor, textos mal escritos e com erros de português, e por fim, textos copiados e colados da internet.
Não divulgação
Os produtores de conteúdo por vezes se preocupam tanto em publicar seus textos e esquecem de divulgá-los. Essa pode ser uma das possibilidades do porquê o seu marketing não funciona!
Publicações feitas em blog ou canal do youtube podem ser encontradas no google, mas com certa dificuldade, aliás, a quantidade de conteúdos criados diariamente na internet é gigantesca e acabam se perdendo em meio a tanta demanda.
Mas, quando é feita a promoção ou impulsionamento do conteúdo nas mídias sociais através de anúncios pagos a divulgação do material se torna muito maior e também direcionada a persona que se deseja atingir.
Investimentos baixos
Investir no seu conteúdo da maneira correta traz inúmeros resultados e visibilidade perante os demais concorrentes, estando a frente do mercado no seu nicho. O marketing de conteúdo utiliza estratégias de mídias orgânicas nas páginas de resultados de pesquisa.
Para aqueles que querem resultados mais rápidos se destacando no mercado, investir em ferramentas eficientes de divulgação, treinamentos de qualidade e mídias para redes sociais com conteúdos direcionados fazem total diferença nos resultados da empresa.
Estas estratégias são eficazes e geram um retorno quase que imediato ao empreendimento, pois os investimentos impulsionam o marketing de conteúdo e facilitam a capacidade de segmentação para atingir as pessoas corretas, no momento certo, evitando assim desperdício de tempo e dinheiro, além de tudo, gerando mais leads qualificados.
Não analisar as métricas corretamente
Não basta apenas investir e não saber analisar as métricas corretamente para corrigir possíveis erros e manter as estratégias de sucesso.
Após a divulgação do conteúdo é de extrema importância que seja feito um estudo dos resultados gerados através do planejamento estratégico. Pois, ao ignorar os dados podemos estar prejudicando o engajamento e desempenho do conteúdo produzido.
Como melhorar sua estratégia de Marketing de Conteúdo?
Já chega de criar conteúdos e não ter resultados eficientes! Existem algumas formas de melhorar o seu marketing de conteúdo através de estratégias que geram muito mais resultados.
Conheça sua persona
Entender quem é a sua persona é o passo número 1 (um) para dar o pontapé inicial a produção de conteúdo eficiente que gera resultados.
Aliás, a sua persona é o pilar para a criação de conteúdo, conhecer o seu público é primordialmente essencial para identificar quais são seus interesses, dúvidas, dores e necessidades para produzir materiais que sejam relevantes.
Estude a concorrência
Sempre vale a pena dar aquela olhada no que os concorrentes estão fazendo para se destacar no mercado, estudar a concorrência pode te ajudar a melhorar o seu desempenho e identificar quais temas eles abordam, os conteúdos que melhor performam e até mesmo palavras-chave que dominam.
Assim você poderá seguir o mesmo caminho que eles ou criar estratégias ainda melhores para se destacar no mercado do marketing digital de conteúdo.
Crie um planejamento para sua estratégia de marketing de conteúdo
O planejamento é a ferramenta mais indicada para organizar suas ideias e criar seus direcionamentos definindo metas, objetivos, indicadores, prazos e etapas para desenvolvimento do conteúdo.
Na etapa de planejamento você define a linguagem que será utilizada, os canais e redes sociais, tom de voz e estratégias de produção de conteúdo. Assim ficará mais fácil de entender qual caminho você deverá seguir para alcançar seus objetivos no marketing.
Converta seus leads em clientes
Não deixe que seus clientes e leitores saiam da sua plataforma sem deixar pelo menos um contato! Essa é a forma mais eficiente de transformar as visitas diárias no seu site ou rede social em oportunidades de negócio.
Tenha CTA (chamadas para ação), ofertas gratuitas e formulários que incentivem os visitantes a iniciarem um relacionamento com a sua marca. Mas lembre-se sempre de seguir as recomendações e normas de LGPD de proteção de dados para que sua empresa e sua audiência estejam protegidas.
Conte com uma empresa especializada
Se você ainda tem dúvidas sobre o porquê o seu marketing de conteúdo não funciona, conte com a nossa equipe qualificada para te ajudar a traçar novas estratégias e gerar resultados que fazem a diferença na sua trajetória do marketing digital.