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Descubra as tendências do Marketing Digital em 2022

Giuliane Godoi
Giuliane Godoi

Descubra as tendências do Marketing Digital em 2022

Quando se trata do mundo digital, uma série de mudanças podem ser observadas em um curto espaço de tempo. Com isso, ficar de olho nas principais tendências do Marketing Digital para 2022 é essencial para manter a sua empresa sempre atualizada. 

Estar a par das novidades existentes no mercado é extremamente importante para empresas que queiram se destacar em seu segmento. Isso se dá pelo fato de que a partir disso, você e sua equipe conseguem se planejar adequadamente de acordo com as transformações que estão por vir. 

Além disso, é preciso analisar quais estratégias e tendências melhor se encaixam no perfil da sua empresa, tal como traçar os seus principais objetivos a serem alcançados a partir disso.

Portanto, pensando em facilitar o processo e manter você atualizado nas principais novidades do mercado, nós preparamos este verdadeiro guia para quem quer ficar por dentro das principais tendências do Marketing Digital em 2022.

1. Conteúdo baseado em dados

Sabemos que produzir conteúdos de qualidade e que sejam realmente relevantes para o público é essencial. Sendo assim, não basta apenas postar uma quantidade imensa de materiais todos os dias em suas páginas se esses posts não forem capazes de agregar valor ao seu consumidor.

Porém, apesar de o nível de qualidade ainda ser um fator determinante para o sucesso, o volume de empresas que tem investido pesado em Marketing de Conteúdo aumentou significativamente. Assim, se destacar em um meio tão concorrido ficou muito mais difícil. 

Dessa forma, uma das alternativas para se tornar ainda mais relevante para seus clientes e aumentar a visibilidade foi justamente inserir dados de fontes confiáveis a seus posts. Com isso, o material se torna ainda mais confiável e informativo, trazendo vantagens reais para o cliente que possam contribuir para a resolução de problemas que ele venha a apresentar.

Assim, vale a pena pensar mais em qualidade e não quantidade na hora de produzir conteúdos. Isso fará com que a sua marca alcance uma maior visibilidade, principalmente quando se trata de busca orgânica no Google, possibilitando manter o engajamento e o número de seguidores reais.

2. Experiências híbridas

Após a pandemia do Coronavírus, que teve início em 2020, todo o mundo passou a sofrer com intensas transformações. Porém, embora estejamos vivendo um período mais tranquilo em relação à doença, as sequelas desse acontecimento também influenciaram o mundo digital.

Apesar da volta a um cenário normalizado, os encontros virtuais continuam sendo uma alternativa muito utilizada. Com isso, diversas empresas têm optado pelas chamadas experiências híbridas. 

O grande intuito desse modelo é justamente a realização de atividades remotas e presenciais, contribuindo para uma retomada gradativa. 

Apesar de ter sido motivada por conta da pandemia, engana-se quem pensa que só teremos acesso a esse tipo de vivência este ano. Diversas marcas viram que esta pode ser uma solução muito eficiente e por isso já começaram a traçar estratégias para manter este modelo por um longo período.

Além disso, a realização de eventos híbridos, por exemplo, também se tornaram uma das principais tendências do Marketing Digital para o ano de 2022. Isso porque esse tipo de ocasião promete abranger um número maior de pessoas, já que com isso qualquer pessoa do mundo pode vir a participar de forma virtual.

3. Transição para o uso da internet sem cookies

No ano de 2021, a privacidade dos dados de usuários da internet se tornou uma das maiores discussões já tidas no mundo digital. Tal fato fez com que uma verdadeira era fosse finalizada após o Google anunciar o fim dos Third-Party Cookies.

Essa ferramenta é conhecida por fazer uma captação dos dados de um visitante em um determinado site e disponibilizá-lo para que as empresas possam oferecer uma experiência mais personalizada a seus clientes. 

Dessa forma, as equipes de Marketing conseguiam acompanhar mais de perto a jornada de compra dos clientes e utilizar as estratégias e ferramentas mais pertinentes para guiar este consumidor rumo a finalização da sua compra.

Porém, com a mudança nas chamadas Leis de Proteção de Dados, muitas empresas tiveram que repensar as suas estratégias. Assim, muitas marcas terão que se adequar ao uso dos First-Party Cookies para que possam coletar informações sobre seus clientes diretamente em seu site e assim direcionar a sua estratégia de Marketing.

4. SEO

Devido ao momento pós-pandêmico que estamos vivendo, muitas marcas passaram a enfrentar problemas financeiros. Com isso, houveram cortes de gastos em algumas áreas específicas, o Marketing foi uma delas.

Em paralelo, também houve o aumento expressivo no número de empresas que migraram para o meio digital. Assim, se destacar positivamente mesmo com um alto investimento é um verdadeiro desafio.

No entanto, existem algumas estratégias e ferramentas específicas, como é o caso do SEO, que permitem otimizar o seu conteúdo e fazer com que a sua página alcance um ótimo engajamento, de forma orgânica. 

Portanto, uma das maiores tendências para o Marketing Digital é o aumento na procura por empresas da área que sejam especialistas em conteúdo, fazendo com que as marcas alcancem as primeiras posições nas principais páginas de busca.

5. Surgimento de novos influencers

Já faz algum tempo que a profissão de digital influencer se consolidou no mercado, se tornando uma estratégia eficiente para empresas que querem divulgar o seu produto. Porém, embora estejamos acostumados com um perfil específico de influenciadores, esse segmento também apresentará mudanças neste ano.

A grande novidade é que, cada vez mais, as marcas têm tentado construir uma relação mais sólida com os seus influenciadores. Assim, além de serem grandes divulgadores, eles também podem se tornar seus embaixadores, estabelecendo uma ligação muito mais forte com a empresa.

Outra grande novidade foi o surgimento dos virtuais influencers, que são avatares utilizados em diversas campanhas de divulgação. Um dos exemplos mais famosos que temos em nosso país é a Magalu, que se tornou um verdadeiro fenômeno, ficando conhecida em todos o Brasil.

Por fim, também não podemos nos esquecer que muitas vezes o melhor influenciador para a nossa marca é o próprio colaborador. Além de possuírem profundo conhecimento sobre a empresa e seus produtos, esse tipo de influencer costuma ter muito mais influência sobre as pessoas que fazem parte do seu círculo de convívio.

6. Transformações no streaming de vídeo

O uso de vídeos na internet é outra grande tendência do marketing já há alguns anos. Já para este ano, o segmento decidiu investir na modalidade a fim de trazer uma experiência ainda mais satisfatória para o consumidor.

A partir disso, muitas empresas têm investido na chamada Live Streaming, onde conteúdos de diversos tipos são exibidos ao vivo. Assim, diversas marcas planejaram realizar durante este ano os chamados eventos híbridos, como já citamos anteriormente, utilizando essa modalidade de transmissão como ferramenta.

É preciso salientar ainda que as Lives Commerce também são uma tendência que veio para ficar. Dessa forma, podemos esperar o anúncio de diversas campanhas e promoções exibidas ao vivo, como é o caso da Black Friday, sendo transmitida ao vivo.

7. Evolução do uso das redes sociais para o e-commerce

Atualmente, a grande maioria de nós passamos horas do nosso dia utilizando as redes sociais. Através dela, é possível interagir com outras pessoas, saber sobre o que está acontecendo no mundo e até mesmo compartilhar um pouco sobre a nossa rotina. 

Porém, principalmente nos últimos dois anos houve uma mudança expressiva no comportamento do consumidor, que passou a usar as mídias sociais também para encontrar e adquirir produtos e serviços.

Com isso, o mundo digital está passando por uma nova transformação, onde esses canais estão prestes a se tornar o principal meio de compra para quem gosta de adquirir produtos pela internet.

Além disso, não podemos ignorar o fato de que as redes sociais são verdadeiras vitrines, que permitem a aproximação do cliente com grandes marcas. Com isso, investir nesse tipo de abordagem é com certeza uma forte tendência do Marketing para 2022.

A partir disso, muitas empresas já começaram a investir mais profundamente na criação de recursos de social commerce, a fim de melhorarem seus resultados nesses canais.

A mudança já está acontecendo…

Acompanhando essa tendência, o Instagram já anunciou a criação de uma nova ferramenta chamada Instagram Checkout. A partir dela, além de visualizar o produto e suas informações, ainda será possível finalizar a sua compra sem que para isso você precise sair do aplicativo.

Apesar de já ter sido implementada nos Estados Unidos, outros países ainda não possuem acesso ao serviço. No entanto, já é válido se inteirar sobre o assunto, uma vez que a plataforma pretende disponibilizar o serviço para outros países em breve.

Porém, além das tradicionais redes sociais que já oferecem esses serviços nos últimos meses, a atividade comercial também tem se destacado em outro canal muito popular, o Tik Tok.

A rede que já era usada por diversos influencers digitais como uma forma de divulgar os produtos de seus parceiros, observou uma grande oportunidade de abrir espaço para abranger um novo segmento de mercado. 

Assim, foi anunciado recentemente uma parceria entre a plataforma e o Shopify, onde, a partir disso, os criadores de conteúdo podem gerar uma aba de compras em seu perfil. Outro ponto é que há ainda o lançamento do Tik Tok Kitchens, onde as receitas de maior sucesso na rede serão disponibilizadas em alguns restaurantes dos EUA.

Sendo assim, neste ano veremos as incríveis transformações que as redes sociais irão promover no modelo de e-commerce que nós conhecemos.

8. União entre as equipes de Marketing e Vendas

Podemos dizer que a próxima tendência do Marketing Digital para 2022 é na verdade a consolidação de uma união que já vinha acontecendo há um certo tempo. A relação entre a área de Marketing e Vendas é algo praticamente inevitável, já que as ações e resultados de uma equipe irão influenciar diretamente as ações da outra.

Dessa forma, neste ano será possível observar uma relação ainda mais próxima entre essas duas áreas, de maneira que grande parte dos processos realizados por essas equipes serão unificados. 

Além disso, algumas pesquisas demonstram que realizar um planejamento e uma análise de métricas em conjunto, também é algo que influencia positivamente na definição de objetivos mais claros, auxiliando também na obtenção de resultados mais sólidos.

9. Inteligência artificial

O uso de inteligência artificial sempre foi uma previsão para o futuro, porém, devido aos grandes avanços que tivemos nos últimos anos, ela se tornou uma verdadeira realidade. Atualmente, o Marketing Digital vem investigando novas estratégias, adotando essa ferramenta como uma aliada para promover uma maior interação entre cliente e marca.

Com isso, tem sido cada vez mais comum o uso de robôs para prestar atendimento automático em chats e bots, por exemplo. 

Assim, as empresas conseguem otimizar o atendimento ao cliente, diminuindo o tempo de espera e ajudando a solucionar dúvidas e problemas simples, trazendo um maior nível de satisfação ao cliente.

10. Inclusão e diversidade

Nos últimos anos, uma série de discussões acaloradas sobre alguns temas específicos foram levantadas, com o objetivo de fazer com que todos repensemos nossas atitudes e a maneira como ela afeta o outro.

Dentro disso tudo, um tema frequentemente levantado foi a representatividade e a importância de promover a inclusão e a diversidade dentro do Marketing, de maneira geral. Com isso, surgiu a necessidade das marcas assumirem também um papel social dentro da sociedade, trazendo a público sua visão sobre determinados assuntos e de que maneira as suas ações podem impactar positivamente no mundo em que vivemos.

Porém, o público não se contentou apenas com as ações comerciais e começou a cobrar atitudes transparentes e que condizem com ações inclusivas também dentro das empresas. Dessa forma, muitas marcas têm tornado pública a sua decisão de desenvolver processos seletivos específicos para pessoas negras, indígenas ou LGBTI+.

Assim, podemos dizer que é necessário que as empresas planejem as suas ações de Marketing Digital com base nesses dados e também pensem em estratégias para inserir essa diversidade também dentro das organizações.

Fique por dentro das principais tendências do Marketing Digital com a Agência Mais Ideias

Como pudemos ver, todos os anos surgem novas tendências para o Marketing Digital, de maneira que se manter sempre atualizado pode ser uma tarefa difícil. Sendo assim, contar com o auxílio de quem realmente entende sobre o assunto é também uma forma de estar sempre atualizado no mercado. 

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