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6 erros comuns ao estruturar o Marketing e vendas da sua empresa

Leonardo Maciel
Leonardo Maciel

6 erros comuns ao estruturar o Marketing e vendas da sua empresa

Traçar um plano de Marketing e vendas é algo essencial para se obter sucesso em qualquer empresa. Isso porque essa estruturação se mostra como um importante passo para se elaborar estratégias eficientes que façam com que os seus clientes fiquem satisfeitos com o serviço oferecido. 

No entanto, dar início a este processo não é uma tarefa nem um pouco fácil, uma vez que é preciso fazer com que o consumidor enxergue o valor agregado que a sua empresa possui em relação a prestação de seus serviços.

Sendo assim, alguns equívocos podem ser cometidos, vindo a comprometer seriamente os resultados da sua empresa.

Portanto, a seguir falaremos sobre os 6 erros mais comuns que muitos empreendedores cometem ao estruturar o Marketing e vendas do seu negócio.

6 erros comuns ao estruturar o Marketing e vendas da sua empresa

  1. A  empresa não possui uma base bem estruturada

Para ter certeza de que a sua estratégia de Marketing e vendas realmente irá trazer os resultados esperados, é preciso ter certeza de que o serviço oferecido pela sua empresa é realmente bom. 

Mesmo que a sua ideia seja boa, é preciso que a solução oferecida ao cliente seja capaz de suprir totalmente as necessidades do cliente. Sendo assim, é de extrema importância que todo o processo envolvendo a fabricação ou execução do produto esteja finalizado. 

Além disso, a opinião do público neste caso também deve ser levada em consideração. Afinal, nada melhor do que ter o feedback sincero de quem realmente vai utilizar o serviço. 

Porém, nem sempre essa pesquisa é realizada antes de iniciar uma campanha. Assim, problemas graves não são identificados, vindo a comprometer seriamente todo o trabalho da equipe de Marketing e consequentemente as suas vendas.

  1. As estratégias são copiadas do concorrente

Em diversas áreas é comum ver empresas de pequeno porte se inspirarem em marcas famosas que atuam em seu segmento. Porém, muitas vezes isso gera uma certa confusão, de maneira que todo o processo passa a ser literalmente copiado, como uma tentativa de atingir o mesmo sucesso.

Embora possa funcionar por um período de tempo, este tipo de processo não é capaz de gerar bons resultados a médio e longo prazo. Isso porque um Marketing bem estruturado depende exclusivamente de um planejamento realizado de acordo com os objetivos da sua empresa.

  1. A empresa não entende a função de cada estratégia

Para que seja capaz de gerar os resultados esperados, é essencial que a equipe de Marketing e Vendas estejam alinhados. Além disso, é preciso que todos da empresa entendam todo o processo ao longo da jornada de compra do cliente.

É preciso entender que o desenvolvimento de toda essa ação seja realizado de maneira a respeitar as etapas do funil de vendas de acordo com o estágio que o seu cliente se encontra.

Sendo assim, é essencial que todos dentro do time estejam cientes de todo o planejamento e qual é o seu papel dentro de todo o processo.

  1. Não constrói relacionamento com os seus clientes

Para que uma estratégia de Marketing e vendas seja realmente efetiva, é essencial que a sua empresa seja capaz de construir um relacionamento com os seus clientes. Porém, nem todos se preocupam com isso, por acreditar que apenas a postagem de conteúdos seja suficiente para aumentar as suas vendas.

Embora a criação de material relevante possua grande efeito positivo sobre os resultados, apenas ele não é suficiente para garantir a conclusão da venda. Afinal, do que adianta conduzir o cliente por toda a jornada e ao final ficar a desejar quando o assunto é atendimento.

É preciso entender que somente através da construção de um relacionamento o cliente poderá ser realmente fidelizado. Por esse motivo, a área de Marketing e vendas devem estar sempre trabalhando juntos.

  1. Ir atrás das tendências e esquecer todo o resto

Com o surgimento das redes sociais, é comum que de tempos em tempos nos depararmos com um determinado tema ou conteúdo que se multiplica rapidamente, sendo repetido por milhares de usuários.

Tudo isso se tornou ainda mais impactante depois que a profissão de influenciador digital surgiu no mercado. Dessa forma, diversas empresas passaram a enxergar nesses profissionais uma forma de divulgarem os seus produtos.

Embora possa dar resultados positivos em alguns casos, nos outros o efeito é justamente o oposto. Isso pode ocorrer pelo simples fato de a empresa realizar um alto investimento na contratação desse serviço, levando em consideração somente o número de seguidores que a pessoa possui.

Outro ponto é escolher uma determinada rede social para fazer a divulgação, sendo que o seu principal público-alvo se encontra em outro canal. Portanto, é essencial que antes de tomar qualquer decisão você realmente faça uma análise minuciosa a fim de identificar se a escolha realmente será capaz de gerar os resultados esperados.

  1. Acha que as ferramentas farão um milagre pelo seu negócio

As ferramentas de Marketing e vendas são essenciais para quem deseja otimizar o processo dentro de sua empresa. 

Porém, é de extrema importância ter a consciência de que para que elas possam realmente funcionar, é necessário que profissionais capacitados possam operá-las.

Muitas empresas investem nessas ferramentas, porém a fim de poupar gastos acabam entregando-as na mão de colaboradores que não são da área ou que ainda estão aprendendo sobre elas. 

Assim, ao invés de observar um resultado positivo, o negócio acaba experimentando a estagnação. Dessa forma, investir na contratação de profissionais especializados e até mesmo em cursos e treinamentos para a sua equipe é essencial.

Como a Agência Mais Ideias pode te ajudar nesse processo?

Como podemos ver os erros na estruturação do Marketing e Vendas da sua empresa, pode comprometer seriamente os seus resultados. Dessa forma, a melhor maneira de evitar que isso aconteça é contratando profissionais que realmente entendam sobre o assunto.

A Agência Mais Ideias conta com uma equipe altamente especializada em Marketing e que possui conhecimento sobre as melhores ferramentas e estratégias do mercado. Dessa forma, não há como experimentar outro resultado que não seja o sucesso da sua marca no meio digital. Portanto, não perca tempo e agende já uma reunião com um de nossos consultores. Nós com certeza temos a solução ideal para o seu negócio!

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