Sejam grandes ou pequenas, as empresas que compartilham informações possuem um objetivo em comum que é fazer com que mais pessoas cheguem até elas. A empresa que possui um site ativo tem uma porta de entrada para seus clientes, possibilitando o trabalho de SEO para prospecção de novos leads.
Certamente você já ouviu falar do Google, não é mesmo? A maior rede de busca do mundo possibilita que a sua empresa seja encontrada caso ela possua um site, e para isso o SEO serve como filtro para pessoas que buscam por aquele determinado assunto no qual sua empresa é expert.
Existem inúmeras páginas e conteúdos sendo publicados todos os dias na internet, e é justamente isso que faz a concorrência ser tão grande para aparecer nas primeiras posições de pesquisas nas redes de busca.
Segmentação geográfica x SEO
A segmentação geográfica garante que os anúncios cheguem apenas ao público da região em que você determinou, por exemplo, caso você possua um e-commerce e seu público seja pessoas que residem nos Estados Unidos, esta região ficará definida como país de destino da loja.
Desta maneira, quando alguém se interessa pelo produto que você oferece, pesquisa por lojas nos EUA (ou até mesmo utilizar a função “perto de mim” do Google), os mecanismos de busca mostram automaticamente resultados de sites com domínios específicos do país ou região deste possível cliente.
O SEO (Search Engine Optimization) por sua vez é uma otimização para os motores de busca, sendo assim, eles são um conjunto de várias técnicas que conduzem os algoritmos de busca, definindo o ranking de uma página através de terminadas palavras-chave inseridas na pesquisa.
Até porque aparecer no topo da primeira página de busca traz melhores resultados, pois tendem a receber mais cliques, e consequentemente, mais acessos. E é justamente por isso que o SEO se tornou tão importante e relevante para as empresas nos últimos tempos, quanto melhor uma página estiver posicionada, mais acessos ela terá e como consequência disso maiores possibilidades de conversão em vendas.
Segmentação geográfica internacional: Quando usar?
Para que você possa ativar a Segmentação Internacional do Google será necessário primeiramente avaliar qual estratégia o seu negócio se encontra naquele momento. Pois, se a sua intenção é investir no alcance do seu site de maneira mais local em determinada região específica, ativar a segmentação vai ser muito melhor pensando estrategicamente, já que você poderá segmentar e qualificar melhor seus prospects.
Assim, será necessário informar ao Google precisamente onde deverá ser exibido seu site por meio da seleção de localidade do país. No entanto, fique atento, porque definir um país específico na segmentação internacional não impedirá que ele seja exibido em outros países, apenas será indicado ao Google o local onde há mais usuários com interesse relevante no seu conteúdo.
Em vista disso, se você tiver com objetivo de ser visto em algum país específico, utilizar a segmentação pode expandir as possibilidades de sucesso de SEO para o local especificado atingindo maiores visualizações desta determinada região.
No entanto, caso o seu propósito seja alcançar um público mais global, como por exemplo sites de notícias mundialmente famosos, você deve de uma vez por todas inativar a segmentação no Search Console, pois isso fará com que seu site alcance públicos de todos os lugares do mundo, contribuindo para um maior número de alcances e posicionamento nas páginas de pesquisa.
Desta forma, se a sua empresa tem o intuito de atender em diferentes países ou quer atingir clientes de diversos mercados, utilizar a ferramenta de segmentação internacional é muito mais útil e eficaz para atingir os objetivos desejados.
Não existe fórmula mágica, é imprescindível que você estude a sua estratégia de SEO e escolha a melhor opção para o seu negócio.
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