Marketing de Conteúdo: Tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia

Geovanna Lopes
Geovanna Lopes

Marketing de Conteúdo: Tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia

O mundo está se tornando cada vez mais digital. Isso significa que muitas das atividades humanas, incluindo as compras, pesquisas e aprendizado, por exemplo, passaram a acontecer no ambiente online. Por isso, contar com ferramentas como o Marketing de Conteúdo pode ser um grande diferencial para o seu e-commerce.

Por meio dessa ferramenta, é possível criar um canal de comunicação com o seu público e gerar valor para a audiência de maneira decisiva. Assim, o seu negócio ganha a confiança dos clientes, além de alcançar um posto de autoridade no mercado. Para que você possa aproveitar ao máximo esse recurso, organizamos um guia detalhado sobre o Marketing de Conteúdo. Siga com a leitura e confira!

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia publicitária que está focada em engajar seu público e aumentar a base de clientes por meio da geração de informações de valor — distribuída em posts, blogs, e-book, vídeos e demais formatos — que são responsáveis por captar o interesse dos seus clientes em potencial.

Portanto, a ideia é aumentar a consciência da audiência sobre um determinado problema, levando as soluções que a empresa oferece. Assim, funciona como uma espécie de publicidade, mas sem a característica incômoda do marketing de interrupção.

Desse modo, ao invés de incomodar os clientes em sua rotina, sua empresa pode criar conteúdos interessantes e que atendem a necessidade dos clientes. Isso permite criar um relacionamento próximo e gerar um caminho que conduz à venda. Tais ideias foram popularizadas pelo livro de Seth Godin, conhecido no Brasil como Marketing de Permissão.

Qual é a importância de usar Marketing de Conteúdo?

Investir em estratégias com potencial para trazer bons resultados para negócios de médio porte é fundamental para mantê-los em constante crescimento, absorver uma parcela maior do mercado e conseguir sustentabilidade e resultados no longo prazo. Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo representa uma excelente alternativa.

Por meio dele, é possível alcançar mais pessoas interessadas em comprar do negócio e, ao mesmo tempo, manter um bom relacionamento com quem já é cliente, otimizando o Lifetime Value (LTV) da empresa. Assim, as chances de fazer mais vendas e conseguir maximizar os lucros são elevadas.

Além do mais, o Marketing de Conteúdo é uma importante ferramenta para posicionar a marca e ganhar relevância no mercado. Por meio dele, é possível alcançar as primeiras páginas do Google, melhorar as redes sociais da empresa e garantir um posicionamento de qualidade em todos os canais utilizados, otimizando o destaque do negócio. Portanto, vale a pena investir em boas ações.

Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

Agora que você já sabe qual é a importância de usar o Marketing de Conteúdo em seu negócio, que tal aprender boas práticas para aplicar em seu negócio? Com a intenção de lhe ajudar nessa tarefa, preparamos várias dicas. Continue a leitura e descubra mais sobre elas!

Faça um planejamento

A primeira etapa para utilizar o Marketing de Conteúdo e conseguir bons resultados por meio dele em sua empresa é fazer um planejamento de qualidade. Com ele, é possível compreender quais são as palavras-chave ideais para atingir seu público, como manter a consistência para ganhar relevância, além de assegurar que os materiais produzidos tenham qualidade.

Além do mais, essa etapa é importante para que você compreenda os motivos de investir em marketing de conteúdo e trace um bom plano de ação para chegar aos objetivos que deseja atingir. Desse modo, é válido separar um tempo para realizar o planejamento de conteúdo para suas páginas.

Crie um blog

Outra boa ação que vai lhe ajudar a criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para sua empresa é a estruturação de um blog. Com ele, você consegue posicionar seu negócio nas primeiras páginas do Google e, assim, aumentar o número de visitantes em seu site. Além disso, pode ser utilizado para aumentar o número de leads da sua empresa e fortalecer o relacionamento com o cliente.

Por exemplo, é possível desenvolver um e-book que auxilie a solucionar uma dor dos potenciais clientes e, em troca, solicitar o e-mail para liberar acesso. Assim, você consegue criar uma lista para utilizar estratégias de e- mail marketing e fazer o indivíduo avançar estágios até realizar compras com seu negócio. Há boas formas de utilizar o blog para melhorar seus resultados.

Ofereça conteúdos de valor

Além de ter um blog de qualidade, é importante prezar por materiais que agreguem valor à jornada de compra do seu cliente. Assim, ele se sente valorizado e mantém o relacionamento com seu negócio.

Portanto, vale a pena entender quais são as necessidades, dores e desejos que os potenciais consumidores da sua companhia apresentam e desenvolver conteúdos que ajudem a resolver cada uma das questões. Pode ser materiais com dicas, passo a passo ou outros que sejam úteis de verdade.

Conheça a sua persona

Com a intenção de melhorar os passos anteriores e ter qualidade nas estratégias de Marketing de Conteúdo utilizadas, é importante entender quem são os clientes ideais de seu negócio e o que eles precisam.

Por meio desse conhecimento, consegue-se agregar valor em toda a jornada de consumo, desde o primeiro contato, até o momento da pós-venda. Para isso, é importante fazer pesquisas de mercado, utilizar dados e históricos de compra, além de utilizar todos os contatos para conhecer melhor as pessoas para quem deseja vender.

Produza materiais ricos

O uso de materiais ricos é outro item que não pode faltar no desenvolvimento da estratégia de Marketing de Conteúdo. São utilizados principalmente os e-books, que podem ser importantes para aumentar sua lista de leads, porém, existem vários outros.

Por exemplo, é possível fazer lives nas redes sociais ou Workshops no YouTube para agregar valor a persona. Ainda é possível listar como bons materiais ricos: infográficos, planilhas, templates e muitos outros. Vale fazer uma pesquisa e compreender quais são os mais adequados para o seu público.

Quais são os benefícios de aplicar essa estratégia?

Ao implementar as estratégias listadas anteriormente, sua corporação consegue inaugurar uma fase de relacionamento com os clientes. Certamente, as técnicas de Marketing de Conteúdo não são imediatas e podem exigir um certo tempo para que o resultado possa se manifestar em termos de vendas e conversões.

A boa notícia é que tal recurso favorece a fidelização do público, fazendo com que as pessoas que interagiram com sua marca tenham o interesse de manter esse vínculo. Portanto, você consegue criar um modelo de receita recorrente, trazendo mais previsibilidade e conforto financeiro para seu e-commerce.

Viu como o Marketing de Conteúdo contribui ativamente para trazer novos clientes? Desse modo, sua empresa consegue se destacar da concorrência e alcançar uma fatia ainda maior do mercado. Isso traz a receita necessária para que seja possível investir em melhorias e inovações necessárias para o amadurecimento do e- commerce.

Quer saber como a parceria da Agência Mais Ideias com a Rock Content pode ajudar seu negócio a escalar a produção de conteúdo? Então leia nosso post e entenda qual a importância dessa parceria de sucesso!

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