Com a globalização e o avanço da internet, é comum se deparar com uma avalanche de informações relacionadas ao marketing. No entanto, nem todos os dados são realmente relevantes, fazendo com que mensurar os resultados das estratégias de marketing adotadas pela sua empresa seja algo essencial.
Os indicadores são instrumentos importantes que permitem traçar planos e até mesmo servem como base para a tomada de decisões. Sendo assim, mais do que apenas observar o rendimento trazido pelos seus investimentos nessa área, é preciso estar atento e utilizar as métricas a seu favor.
Com isso, além de entender mais sobre o assunto, você poderá realizar ajustes assertivos, de maneira a potencializar os resultados obtidos e melhorar significativamente o desempenho de sua equipe.
Dessa forma, este artigo irá trazer em detalhes tudo o que você precisa para mensurar os resultados das estratégias de Marketing da sua empresa.
Por que é importante mensurar resultados da sua estratégia de marketing?
Muitas pessoas fazem uso do Marketing Digital como se este se tratasse de uma receita simples para se obter sucesso na internet. No entanto, a verdade é que nem tudo irá funcionar perfeitamente em sua empresa, sendo necessário desenvolver uma estratégia personalizada para o seu perfil de cliente.
Sendo assim, por mais que você já tenha lido tudo sobre o assunto, para realmente obter resultados será preciso desenvolver, aplicar e aperfeiçoar suas ações aos poucos. Vale lembrar ainda que tudo deverá ser feito com base nas informações obtidas através das análises das métricas obtidas, garantindo uma tomada de decisão mais assertiva.
Assim, é possível obter uma série de benefícios como:
- Melhor gestão;
- Influencia numa melhor tomada de decisões;
- Possibilita o ajuste de ações que já estão sendo colocadas em prática;
- Contribui para a conquista de resultados ainda mais positivos.
Além disso, não podemos deixar de destacar a importância de relacionar os resultados mensurados a outras métricas. Assim, combinar os dados obtidos a partir da análise da sua estratégia de marketing com as ações do Marketing de Conteúdo, por exemplo, podem contribuir para o planejamento de ações ainda mais eficientes.
É possível ainda usar todas essas informações para saber qual é o seu status em relação aos seus principais concorrentes e até mesmo realizar estimativas mais exatas sobre o orçamento a ser disponibilizado para o marketing. A partir disso, fica fácil compreender porque mensurar os resultados da sua estratégia de marketing é tão importante.
Quais pontos podem ser mensurados?
Através das métricas obtidas a partir das ações de marketing é possível mensurar uma série de variáveis extremamente importantes. Entre elas, podemos citar o retorno sobre as ações e o comportamento do usuário.
Isso ocorre porque por meio desses resultados é possível acompanhar, por exemplo, as ações do consumidor, definindo o seu comportamento e ajudando a entender as suas preferências e necessidades.
Além disso, a sua equipe pode ainda acompanhar em quais etapas do funil de vendas o lead se encontra e quantas pessoas se encontram naquele mesmo estágio. Assim, fica mais fácil entender qual é a melhor solução a ser oferecida naquele momento e fornecer o que falta para que ele possa avançar para a próxima etapa.
Quais são as métricas mais importantes?
Aqui, veremos quais são as métricas mais importantes a serem usadas para se obter um retorno positivo através da mensuração dos resultados e estratégias de marketing.
Retorno por investimento – ROI
O Retorno por Investimento (ROI) consiste em uma métrica muito valiosa, cujo objetivo é relacionar o que foi investido com o lucro conquistado após a aplicação das ações. Dessa forma, ele possibilita definir quais estratégias devem ser mantidas e quais devem ser descartadas.
Assim, a gestão consegue tomar melhores decisões e realizar um planejamento mais assertivo para as próximas campanhas.
Custo de aquisição por cliente
O custo de aquisição por cliente (CAC) é considerado como um dos pontos mais importantes a serem observados. Ele define o quanto é investido e quanto esforço é preciso realizar para conquistar um cliente e fidelizá-lo.
Para poder realizar esse cálculo, é preciso somar o salário da equipe, custos relacionados aos softwares utilizados e aos materiais de divulgação, comissões, propagandas, entre outros gastos e dividir pelo número de consumidores ativos.
O ideal é que o valor obtido através desta conta seja inferior ao ticket médio. Tal fato indica que a sua empresa consegue recuperar o investimento através do valor que o cliente está proporcionando para a empresa.
Caso se obtenha um valor maior, será necessário mudar a sua estratégia e buscar executar ações que consigam diminuir esses custos.
Custo por clique
Quando se trata de mídia paga, é necessário mensurar o que chamamos de custo por clique. Ele tem como objetivo definir o valor que é investido para atrair um visitante para a sua página.
Sendo assim, quanto menor o custo, menos você gasta para atrair a atenção do consumidor, sendo isto algo extremamente vantajoso para a sua empresa.
Taxa de conversão
Quando tratamos do Marketing de Conteúdo, avaliar a taxa de conversão é algo extremamente importante. A partir dela, é possível verificar quantos visitantes a página teve em um determinado período e quantos leads foram convertidos, por exemplo.
Assim, é possível entender se a sua estratégia de marketing está sendo eficiente para atrair clientes. Além disso, ela informa o número de pessoas que estão atravessando as etapas do funil de vendas e quantas delas estão perto de fazerem as suas compras.
Custo por lead
Para saber quanto custa conquistar um lead para o seu negócio, é preciso saber qual é o valor de investimento necessário para converter um visitante. A partir dele é possível ter uma noção geral de quanto é necessário investir para se atingir este objetivo.
Ele se mostra muito importante, pois ajuda a direcionar toda a equipe de maneira a planejar ações que permitam reduzir os custos e ainda otimizar os resultados.
NPS
O NPS é conhecido como a métrica que permite ter acesso e avaliar o nível de satisfação do consumidor. Por meio dele, a sua empresa questiona o cliente sobre a sua opinião em relação a qualidade do produto ou serviço oferecido.
Para isso, o mesmo deverá dar uma nota de 0 a 10, sendo que a resposta poderá ser encaminhada por aplicativos de mensagem ou até mesmo via e-mail.
Taxa de engajamento
A taxa de engajamento é considerada essencial quando se trata da mensuração dos resultados das estratégias de marketing em uma empresa. Isso porque ela mostra o nível de interação dos usuários em relação aos conteúdos publicados pela sua marca.
No entanto, embora elas sejam importantes, elas precisam ser bem aproveitadas. Caso contrário, se tornam apenas números altos.
Visitantes
O número de visitantes em uma página serve como um fator complementar relacionado à taxa de cliques. Isso porque ele nos ajuda a entender de onde todos os cliques se originam ou não de uma mesma fonte.
Taxa de cliques
A taxa de cliques pode ser usada para mensurar o sucesso de uma campanha, quando se trata de um anúncio pago. Isso porque ela demonstra quantas pessoas realmente realizaram uma ação incentivadas por aquele anúncio.
Assim, caso seja usado em combinação com outros parâmetros, este poderá ajudar a potencializar os resultados obtidos. Isso se dá principalmente pelo fato de que ele permite uma maior clareza sobre o real nível de interação em sua página.
Conheça as ferramentas que podem te auxiliar
Embora seja considerado um processo trabalhoso, graças ao avanço da tecnologia, diversas ferramentas estão sendo lançadas para tornar essa análise muito mais eficiente. Para isso, muitas empresas têm recorrido ao auxílio do que chamamos de Business Intelligence. Por meio dele é possível ter acesso ao Tableau e ao Power BI, por exemplo, que permitem relacionar fontes de dados.
Assim, você pode criar dashboards interativos e personalizados, que trazem toda a informação necessária sobre as suas estratégias, clientes, anúncios, entre outros. Dessa forma, é possível criar soluções incríveis, disponibilizando todas as informações importantes para todos os envolvidos, garantindo um maior alinhamento da equipe.
Ainda podemos citar outras ferramentas como o Google Analytics, onde por meio dele é possível ter acesso a dados demográficos, número de visitas, entre outros. Já o Customer Relationship Management é mais específico para a área de marketing e vendas, fornecendo uma visão generalizada sobre os principais indicadores que citamos aqui.
Vale a pena deixar algum parâmetro de lado?
Além dos parâmetros que vimos aqui, ainda há mais uma infinidade de resultados a serem mensurados. Portanto, é necessário filtrar o que é realmente importante, para não perder tempo com análises que não irão contribuir significativamente para o seu negócio.
Casos como estes, são denominados como “métricas de vaidade”, sendo que essas são caracterizadas por números que apenas alimentam o ego da equipe. Um exemplo disso são os números de curtidas em uma publicação de uma rede social ou quantidade de seguidores.
Por se tratar de meros números, eles não possuem capacidade de mensurar o verdadeiro nível de engajamento, uma vez que não diferenciam quais dessas ações partiram de um seguidor orgânico.
Quais as vantagens de mensurar resultados?
Controle minucioso das metas
Definir metas não é um processo simples, porém ele pode ser facilitado com o uso das informações corretas. Com isso, utilizar como base os dados obtidos a partir de resultados anteriores é uma excelente forma de dar início a essa tarefa.
Quando se faz uma análise dos resultados das estratégias de marketing empregadas, você consegue ter um maior controle sobre o que está acontecendo e as próximas ações a serem realizadas.
Assim, além de criar metas mais precisas e reais, a sua equipe consegue trabalhar de forma mais direcionada, permitindo que elas sejam alcançadas mais rapidamente.
A sua equipe se torna mais produtiva
Quando se tem dados consistentes em mãos, direcionar uma equipe se torna uma tarefa muito mais fácil. Assim, além de facilitar o gerenciamento da mesma, é possível ainda evitar equívocos e melhorar ainda mais os resultados.
Vale salientar também que para alcançar grandes resultados, é preciso que todas as áreas da sua empresa estejam devidamente alinhadas. Dessa maneira, as informações trazidas por meio dessa análise vai permitir que todos o time trabalhe de forma alinhada e com o foco em alcançar os objetivos estipulados pela empresa.
Menor índice de erros e diminuição de custos
Quando uma estratégia de marketing é devidamente analisada, os custos desse investimento tendem a se tornar cada vez menores. Isso ocorre pelo fato de que é necessário ter maior cuidado ao executar uma determinada ação, fazendo com que a mesma seja eficiente em trazer melhores resultados.
Outro ponto importante, é que ele também diminui o índice dos erros, uma vez que o planejamento é muito mais direcionado.
Maior previsibilidade
Ter acesso aos indicadores que citamos assim, tem como uma de suas principais funções entender as ações realizadas no passado. Assim, conseguimos ter maior noção dos equívocos cometidos e de que maneira podemos agir para minimizar os erros.
Os resultados anteriores também poderão ser usados como uma forma de prever o que irá acontecer futuramente. Dessa forma, entender a fundo o que a mensuração dos resultados da estratégia de marketing da sua empresa é algo essencial.
A Agência Mais Ideias pode te ajudar
Como vimos através deste artigo, existem diversas métricas relacionadas a mensuração dos resultados obtidos através da estratégia de marketing. Sendo assim, fazer a análise correta e saber exatamente como utilizar os dados obtidos não é uma tarefa simples.
Porém, tudo pode ficar muito mais fácil e os resultados aparecem mais rapidamente quando contamos com quem realmente entende sobre o assunto e é justamente por isso que a Agência Mais Ideias existe, para fazer com que a sua empresa possa crescer e se tornar autoridade no meio digital.
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