E-mail Marketing: O que é e como ele pode alavancar os seus resultados

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Geovanna Lopes

E-mail Marketing: O que é e como ele pode alavancar os seus resultados

O e-mail marketing não morreu! Apesar de algumas pessoas terem essa ideia equivocada, fato é que ele continua trazendo resultados expressivos para as empresas, principalmente para aquelas que estão em busca de maior fidelização dos clientes e estão trabalhando estratégias de marketing de relacionamento.

Mas afinal, o que é essa estratégia? De que forma é possível otimizar seus resultados contando com ele? E quais as melhores práticas para obter melhores resultados? Vamos trazer essas e todas as informações que você precisa sobre o tema. Confira agora o conteúdo que preparamos.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia utilizada no marketing digital, cujo objetivo é estabelecer uma comunicação com seu potencial cliente por meio do e-mail. Ele tem como propósito criar, nutrir e manter o relacionamento alinhado com as estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing.

É uma estratégia bem-estruturada, que precisa oferecer informações que sejam, de fato, de interesse da persona, para que ela tenha interesse em abrir o conteúdo e interagir com ele.

Quais os benefícios do e-mail marketing?

Muitas empresas ainda desacreditam do potencial do e-mail marketing para as estratégias de divulgação e relacionamento do negócio. Mas acredite, ele traz inúmeras vantagens para a sua empresa. Vejamos a seguir os principais benefícios.

  • fidelização de clientes;
  • possibilidade de enviar conteúdo segmentado e personalizado para seus leads;
  • ajuda a melhorar o reconhecimento de marca;
  • permite aproveitar oportunidades importantes para trazer os clientes de volta à loja, se for o caso (por exemplo, envio de cupons de desconto próximo ao aniversário da pessoa);
  • gera métricas importantes de acompanhamento do seu e-commerce;
  • melhora os indicadores de vendas;
  • potencializa o relacionamento com o cliente, gerando valor nas informações enviadas;
  • gera maior tráfego para o seu site, o que melhora o rankeamento na pesquisa orgânica;
  • permite atualizar o usuário sobre atualizações, promoções, oportunidades, entre outros pontos importantes.

Como adotar as estratégias de e-mail marketing em sua empresa?

Para que sua empresa tenha os benefícios que falamos acima, é importante adotar boas estratégias para que ele tenha bons resultados. Para isso, em primeiro lugar, você precisa conhecer bem seu público-alvo e definir uma persona (a representação do seu cliente ideal).

A partir disso, você consegue identificar quais são as oportunidades, dores e questões que seu cliente quer resolver ou aproveitar e, assim, é possível definir uma estratégia melhor orientada para cada perfil.

Além disso, pode proporcionar uma maior personalização no e-mail, o que pode haver um estreitamento de relações entre empresa e potencial cliente.

Outro ponto que exige sua atenção é criar uma boa experiência visual e interativa. Se ele não for atrativo em todos os sentidos (seja na geração de valor, seja na experiência estética), as chances de que a pessoa abandone o e-mail e ele não gere o resultado esperado são enormes.

Não se esqueça que o e-mail marketing, além de ser uma oportunidade de relacionamento, deve ter uma chamada para ação: seja ler um novo post de blog, fazer compras, conhecer um novo produto, responder a uma pesquisa, entre outras possibilidades de engajamento.

Ah, e claro, é fundamental acompanhar as métricas para garantir que os resultados estão dentro do esperado. Taxas mais baixas do que a tendência do mercado de abertura podem simbolizar que é necessário redirecionar rotas para proporcionar melhores resultados.

Como coletar leads para e-mail marketing?

Ok, mas como formar uma boa base de leads para e-mail marketing? Para isso, ter uma boa estratégia para este fim é fundamental para proporcionar melhores resultados. Vejamos a seguir como obter contatos para sua base.

  • crie a possibilidade de assinar newsletter, oferecendo conteúdo exclusivo para essa modalidade de contato. A partir disso, você pode encaminhar outros conteúdos focados em nutrir leads até o momento da conversão;
  • outro tipo de conteúdo interessante para coletar leads é criar materiais ricos que gerarão valor para a persona e motivarão ela a participar da sua lista de contatos;
  • gere um formulário de cadastro em seu site;
  • gere condições especiais para quem se cadastrar na base (por exemplo, envio de cupons exclusivos).

Como se relacionar com o cliente por meio do e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia interessante de relacionamento. Por isso, é importante pensar em estratégias focadas para este fim e que poderão trazer melhores resultados para seu negócio, seja com mais clientes, fidelização a longo prazo ou, ainda, tornar seus clientes verdadeiros embaixadores da sua marca.

Um primeiro ponto é sempre lembrar da personalização. Quanto mais direcionado e personalizado for o contato, maiores as chances de que ele se sinta uma parte importante do processo de relacionamento. 

Outro ponto é não gerar uma comunicação gratuita, apenas propagandística: ela precisa trazer valor para a pessoa. Para isso, sempre pense em quais dores e questões ela possui e responda a elas.

Por exemplo, se você sabe que a sua persona tem dificuldades em pesquisar quais são as melhores opções de smartphone para compra, prepare um conteúdo focado para ajudá-la a fazer os comparativos e envie por e-mail.

Além de ajudá-la a fazer a compra em seu empreendimento, isso mostra que você se preocupa com as dificuldades que ela possui, agindo de forma empática. Isso pode impactar consideravelmente a relação dela com o seu negócio.

Sempre ofereça a opção de que ela possa sair da base de contatos. Lembre-se que a pessoa precisa querer estar ali. É muito melhor ter uma base menor, mas proporcionalmente, um número maior de pessoas ativas, do que uma grande base que sequer abre os contatos.

Essas são apenas algumas dicas. O ideal é sempre que você conte com especialistas para proporcionar resultados mais precisos para suas estratégias.

Por que o e-mail marketing é essencial para sua empresa?

Como dissemos anteriormente, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o e-mail marketing é altamente eficiente. Por exemplo, eles podem ser uma estratégia complementar ao uso das redes sociais no marketing digital.

Isso porque enquanto as redes sociais dependem da entrega do algoritmo e que o usuário esteja online no tempo em que há maior exposição do post, a entrega do e-mail marketing tende a ser maior (exceto nos casos em que ele possa cair na caixa de spam ou falhas técnicas geram problemas na entrega).

Além disso, é possível compartilhar conteúdos que geram maior valor para a persona, estreitando o relacionamento. Por isso, não deixe de considerar essa possibilidade para seu negócio e, principalmente, tenha especialistas como aliados neste momento.

Quer ter a melhor equipe cuidando do e-mail marketing da sua empresa? Conte com a Agência Mais Ideias!

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