Qual o momento certo de contratar uma agência de marketing

Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

Qual o momento certo de contratar uma agência de marketing

Embora cada vez mais pessoas estejam entendo a importância de se contratar uma agência de marketing, entender qual é o momento certo de fazer esse investimento é essencial para o sucesso da sua empresa.

Essa área tem como função destacar o valor do seu negócio frente ao mercado, aumentando assim a sua conexão com o seu público de interesse. No entanto, nem sempre existe capital o suficiente para isso.

Assim, devido a diversos fatores, como por exemplo a falta de mão de obra e até mesmo o tempo, nem sempre é possível manter a qualidade no marketing, afetando negativamente o negócio em questão. 

Dessa forma, hoje iremos entender melhor o que é uma agência de marketing e qual é a hora certa de investir na contratação de uma empresa dessa área.

O que é uma agência de Marketing?

Uma agência de marketing corresponde a uma empresa que tem como função realizar a gestão das atividades de seus clientes. Através desse trabalho é possível atrair mais clientes, impactando diretamente nas suas vendas e em seu branding.

Além disso, é preciso destacar que entre as todas as atividades que uma organização dessa área realiza, algumas podem ainda se especializar em alguns nichos específicos como:

É importante lembrar que quando se trata de empresas que possuem uma equipe completa, como é o caso da Agência Mais Ideias, muitas vezes o time de colaboradores será composto por especialistas em cada área a fim de disponibilizar um serviço completo.

Quais são os serviços prestados pela agência de marketing?

Uma agência de marketing oferece a seus clientes uma grande gama de serviços, que são personalizados de acordo com o perfil da empresa. 

Para entender qual a importância e o momento certo de contratá-la, é necessário entender quais atividades ela desempenha normalmente. Confira:

Planejamento de Marketing

Além da execução de campanhas, uma empresa desse segmento realiza todo um planejamento, a fim de definir quais são as melhores estratégias para o seu negócio. 

A partir dessa etapa é possível definir prazos, realizar um diagnóstico da sua atual situação frente ao mercado e assim otimizar os resultados a serem obtidos.

Definição do seu público

Embora seja uma etapa do planejamento, a definição do seu público faz parte de uma etapa chamada segmentação de mercado. Através dela é possível definir o perfil dos consumidores que você deseja atingir e assim traçar estratégias mais efetivas para alcançá-los.

Cria e realiza o gerenciamento de campanhas 

Após a finalização das etapas anteriores, desenvolver uma campanha de marketing se torna muito mais eficiente. Através dos pontos que forem definidos por meio do planejamento será possível definir e aplicar estratégias que sejam capazes de atingir o público-alvo efetivamente.

Captação de leads

Para que se faça um trabalho adequado, é preciso que a agência de marketing e a área responsável pela gestão comercial da empresa estejam alinhados. 

Assim, o trabalho a ser desenvolvido irá englobar alguns processos para promover a captação de leads e clientes, melhorando assim os resultados da empresa.

Auxilia no relacionamento com o cliente

Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para qualquer empresa que deseje conquistar a confiança do consumidor. 

Isso contribui diretamente para que a sua marca ganhe relevância para a vida do cliente. Com isso, o trabalho da agência de marketing permite o estreitamento das relações através de uma abordagem específica, que tem como objetivo aproximar o público do seu negócio.

Desenvolvimento 

Uma agência completa será capaz de desenvolver todo o layout da sua empresa, de acordo com a identidade da sua marca. Sendo assim, ela geralmente também é responsável pelo design de todo o material de apresentação e divulgação que será veiculado.

Monitora as métricas do seu negócio 

Além de todo o trabalho citado acima, uma agência de marketing também fica responsável por monitorar todas as métricas das campanhas realizadas. A partir disso, ela realiza uma análise profunda dos resultados obtidos de forma a planejar quais serão os próximos passos a serem tomados.

Quando contratar uma agência de Marketing?

Embora seja um trabalho extremamente importante e crucial para o crescimento de uma empresa, contratar uma agência de marketing é uma decisão que deve ser tomada com cautela.

Portanto, para que possa obter os resultados esperados, é preciso que antes seja analisado e definidas quais são as reais metas e necessidades que a sua empresa possui no momento.

Podemos dizer, que na grande maioria das vezes o momento ideal é quando embora haja esforços da sua equipe, não há mudanças positivas em seu resultado. Outro indício que chegou a hora de investir nesse serviço é quando você e seus colaboradores não conseguem mais dar conta de toda a demanda de serviço.

Uma agência de confiança, será capaz de trabalhar com responsabilidade e integrando as suas atividades de acordo com os principais interesses do contratante. Por isso, vale lembrar também que a sua equipe deve estar preparada para que possa haver uma colaboração e comunicação efetiva entre as duas partes.

Por que contratar uma agência de Marketing?

Entre os diversos serviços que citamos acima, optar por contar com uma empresa dessa área é extremamente importante para se obter benefícios e vantagens em relação ao mercado. 

Uma boa agência possui uma equipe treinada e com conhecimento aprofundado sobre a área, contando ainda com grande experiência em todos os processos que englobam esse serviço. 

Tudo isso irá viabilizar não só a obtenção de resultados satisfatórios, influenciando diretamente no crescimento do seu negócio, mas permitindo também a eficiência do gerenciamento de suas atividades, já que a sua equipe poderá focar em outras necessidades do empreendimento.

Sendo assim, podemos concluir que a hora certa de contratar uma empresa especializada em marketing é quando o seu empreendimento entra em processo de expansão. 

Além de todos serviços que citamos aqui, a Agência Mais Ideias ainda conta com uma consultoria completa e personalizada, que auxilia o cliente no processo de definir e estabelecer quais são as metas a serem alcançadas a médio e longo prazo pelo seu negócio.

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