Você sabe o que é um e-commerce? Esse modelo de vendas, também conhecido como comércio eletrônico, é uma modalidade na qual todo o processo de transação comercial é feito online. Cada vez mais em alta, ele tem sido uma opção interessante para quem busca empreender ou, ainda, expandir o potencial do negócio físico, atuando localmente.
Se você está considerando começar um novo negócio e quer saber tudo sobre essa possibilidade, vamos apresentar neste conteúdo completo e imperdível todas as informações sobre como criar um e-commerce de sucesso na internet. Saiba mais a seguir.
Quais são os dados mais recentes sobre e-commerce no Brasil?
Para você entender a dimensão da força do e-commerce nos tempos atuais, é importante acompanhar quais são os principais dados sobre o assunto no momento.
Ao pensarmos que em 2021 ainda estávamos em um contexto de pandemia (ou seja, uma certa insegurança financeira), o e-commerce brasileiro bateu recordes em 2021: crescimento de 26,9% em comparação com 2020, segundo estudo da Neotrust, atingindo faturamento de R$ 161 bilhões.
O mesmo estudo também aborda que ocorreu um aumento no número de pedidos (16,9%) no mesmo período e o ticket médio (média do valor gasto por cliente no site) também aumentou (aumento de 8,6%).
Para 2022, a mesma empresa projetou crescimento de 9% na receita, alcançando o valor de R $174 bilhões em faturamento em 2022. Outros indicadores também devem ser positivos: aumento no número de pedidos online (8%) e ticket médio relativamente estável (aumento de 1%).
Apesar de ter uma projeção positiva, mas bem menor em comparação ao aumento de 2021, a realidade mostra um potencial maior do que as projeções: no primeiro trimestre de 2022, o e-commerce brasileiro teve crescimento de 12,59%, segundo o MCC-ENET.
Já segundo levantamento realizado pela SmartHint, os cinco primeiros meses de 2022 tiveram um resultado 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia.
Ou seja, vemos que os resultados estão sendo altamente positivos e o segundo semestre promete ainda mais. Afinal, temos duas datas importantes para o segmento nesse período: Black Friday e Natal.
Isso acontece, principalmente, porque com as restrições da pandemia, o cliente foi obrigado a migrar para as compras online. A partir disso, ele começou a ganhar maior confiança e perceber que é muito mais prático para sua rotina fazer as compras online, no conforto da sua casa, sem a necessidade de se deslocar até uma loja. Para quem possui rotinas mais complicadas, pode ser uma forma interessante de fazer suas compras a qualquer momento. Por exemplo, o cliente pode fazer suas compras durante a madrugada, caso esse seja um momento mais tranquilo para sua rotina.
Por que ele se tornou uma tendência?
O e-commerce, por muito tempo, demorou para engrenar, justamente, por uma certa desconfiança do consumidor médio em relação às compras online, principalmente em setores que, tradicionalmente, havia uma maior demanda pelas compras presenciais (como o setor de moda).
Com o processo de transformação digital acelerado, vemos uma tendência na aceleração de uma maior confiança nos processos de uso das soluções para conseguir proporcionar maior conforto nas atividades de compras do cliente. Por exemplo, os aplicativos de compras, surgimento de marketplaces, soluções de comparação de preços, entre outros pontos, ajudaram o usuário médio a conseguir fazer as compras de forma mais prática.
Além disso, a pandemia acelerou ainda mais esse processo. Com a impossibilidade de fazer compras presenciais em setores que tinham maior potência nas compras presenciais, foi possível ganhar maior confiança do cliente e, assim, tornar-se uma tendência.
Muitas empresas regionais passaram a migrar para o e-commerce devido a essa demanda, então tornou-se possível, também, que o atendimento digital pudesse se tornar mais democrático e facilitar todos os lados do processo.
Por exemplo, empresas regionais possuem a vantagem de poder realizar entregas mais ágeis (via delivery local) para o cliente, portanto, nos casos em que há maior urgência, esses negócios saem a frente de grandes lojas. O e-commerce tem sido uma forte tendência e promete potencializar ainda mais suas vendas nos próximos anos.
Quais são as vantagens de abrir um e-commerce?
Se você tem um negócio físico ou, então, está pensando em empreender para abrir uma loja online, é importante saber quais são as vantagens deste modelo de negócio. Vejamos a seguir.
- Maior praticidade para o cliente, que ganha uma série de benefícios com o aumento do e-commerce. Ele tem maior facilidade para fazer compras em horários fora do comercial, comparar preços, acompanhar promoções, entre outras facilidades, o que aumenta, justamente, as compras na modalidade online;
- Facilidade para criação de anúncios. Hoje é muito mais fácil projetar sua empresa no mercado em comparação com os negócios físicos;
- Os dados gerados podem ser integrados com uma plataforma de análise e você acompanha os resultados em tempo real. Com isso, se for preciso mudar estratégias rapidamente, você consegue e é possível aumentar sua rentabilidade mais facilmente;
- Você pode superar o limite geográfico. Lojas físicas só conseguem comercializar para sua região. Quando ele está online, as vendas podem ser realizadas para todo o mundo;
- A loja sempre está aberta, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, para aqueles que tenham maior dificuldade para fazer suas compras no horário comercial podem resolver a questão mais facilmente com as compras online;
- Integração com os canais de marketing, potencializando as possibilidades de uma venda mais ágil. Por exemplo, você pode criar um anúncio em uma rede social que, caso a pessoa interesse, pode acessar já o site diretamente, o que ajuda a não perder a possibilidade de venda;
- Permite mostrar mais informações sobre o produto, algo que pode ser interessante para tirar dúvidas de alguns clientes. Por exemplo, você pode criar vídeos mostrando o uso de um eletrodoméstico, que ajuda a pessoa a decidir se ele atende, de fato, suas expectativas no dia a dia;
- Facilidade no monitoramento dos consumidores. A partir dos dados gerados pelo seu e-commerce, é possível identificar o padrão de comportamento do usuário. Com isso, você consegue saber como potencializar as vendas. Por exemplo, se a pessoa tem por hábito comparar diversas marcas antes da compra, abrindo vários produtos antes de fazer a conversão, você pode criar conteúdos comparativos para seu marketing, facilitando o processo de análise do seu potencial cliente;
- Melhor custo-benefício. Por exemplo, em muitos casos, não é preciso fazer a locação de um espaço comercial para fazer a venda dos seus produtos, o que reduz os seus custos no dia a dia.
Como criar um negócio de sucesso na internet?
Ok, agora que você sabe os benefícios de abrir um e-commerce, é a hora de saber como é possível abrir o seu próprio negócio nessa modalidade. Vejamos os principais passos a seguir.
Conheça seu clientes
Um primeiro passo é entender quem é seu potencial cliente: o que ele busca? Quais são as demandas dele no dia a dia? De que forma o seu negócio pode responder a essas questões que ele possui? Qual o padrão de comportamento dele ao tomar decisões de compras?
Por exemplo, se você quer abrir um e-commerce de venda de cafés especiais, perceberá que o seu cliente tem alguns comportamentos que vão influenciar nas suas decisões. Estão entre elas:
- Ter informações sobre notas sensoriais e aromas;
- Ter informações sobre pontuação do café;
- Ter conhecimento sobre o produtor do café;
- Saber qual é a data da torra;
- Ter a possibilidade de comprar tanto como grão quanto moído, entre outros.
A partir disso, você consegue considerar quais são as características que o e-commerce deve ter para conseguir atender os anseios deles.
Entenda o mercado
Muitas áreas possuem peculiaridades específicas e que influenciam nas decisões do dia a dia. Por isso, é importante analisar qual a situação atual do setor, as tendências para o futuro e de que forma é possível garantir maior destaque na área.
Isso ajuda, inclusive, a analisar se há um mercado saturado, que gera menos possibilidades para quem está começando ou, ainda, mostrar formas de conseguir se destacar e ter melhores resultados.
Escolha um nicho
Dentro da área escolhida, pode ser interessante ter um nicho que será o destaque do seu negócio. Por exemplo, no setor de vestuário, você pode escolher camisas com estampas para público nerd/geek.
Ao nichar seu mercado, você tem maior possibilidade de proporcionar uma experiência diferenciada para seu público e obter maior fidelização a longo prazo.
Tenha bons fornecedores
Para ter maior sucesso no seu e-commerce, é preciso ter bons fornecedores ao seu lado. Eles ajudarão você a proporcionar uma melhor experiência para seu cliente, além de ter sempre o seu estoque atualizado, evitando o desabastecimento.
Retomando o exemplo da loja de camisas para público nerd/geek: malhas de baixa qualidade vão afastar seus clientes, mesmo que você tenha estampas criativas e incríveis. Fique atento para isso.
Utilize uma plataforma confiável
Hoje não é preciso criar um e-commerce do zero. Há diversas plataformas disponíveis, já com o modelo completo, permitindo que você possa criar sua loja rapidamente e de forma intuitiva.
Mas, para isso, é importante pesquisar sobre prós e contras de cada uma delas e tomar a melhor decisão para seu negócio. Pesquise sobre cada uma delas, verifique as reclamações existentes, considere o custo-benefício, e tome as decisões de forma acertada.
Utilize o marketing ao seu favor
O marketing será o seu maior aliado no dia a dia para impulsionar os resultados da sua empresa. E quando ele é feito para direcionar as melhores estratégias para potencializar vendas e impulsionar a imagem do seu e-commerce, melhor ainda.
Como alcançar bons resultados com seu e-commerce?
Algumas dicas para potencializar os resultados do seu e-commerce são:
- Melhore a experiência de compra para seu cliente;
- Considere realizar promoções especiais;
- Tenha estratégias para otimizar o ranqueamento orgânico da sua loja com SEO;
- Tenha uma plataforma responsiva e, se for o caso, criar um app próprio para sua loja;
- Seja ativo em suas redes sociais;
- Conte com o marketplace para ajudá-lo;
- Tenha um plano de pontos de fidelidade para seus clientes;
- Tenha uma agência especializada em marketing para e-commerce ao seu lado.
Qual a importância do marketing digital de alta performance para o sucesso do seu e-commerce?
Nós falamos aqui e você já deve ter visto em diversos lugares que o marketing digital é um dos maiores aliados para o sucesso de um e-commerce. Mas por que isso acontece?
Em primeiro lugar, muitas vezes esse será o primeiro ponto de acesso do seu cliente ao seu negócio. É por meio dele que o público conhecerá sua loja, o produto, os diferenciais, entre outros pontos.
Além disso, o marketing digital permite uma segmentação estratégica para os mais diferentes públicos. Vamos supor que você tenha duas personas bem definidas para seu negócio. A partir de uma boa estratégia de marketing, é possível trabalhar ações para ambas, de forma direcionada e proporcionar maior sucesso no dia a dia.
Outro ponto é conseguir expandir a atuação do seu e-commerce. Se, por exemplo, você está vindo de loja física para o ambiente digital, provavelmente já é conhecido em sua região, mas não em outras localidades. A partir do marketing digital, é possível conseguir tornar-se conhecido em outras regiões e aumentar seu potencial de vendas.
Não para por aí! Por meio do marketing digital você consegue, também, proporcionar uma melhor relação entre o negócio e seus clientes. Isso gera uma maior fidelização e torna seus clientes verdadeiros embaixadores do seu e-commerce.
Como a Agência Mais Ideias pode ajudá-lo neste processo?
Agora que você sabe a importância do uso estratégico do marketing digital para o crescimento do e-commerce, é o momento de conhecer como a Agência Mais Ideias pode ajudar em um maior sucesso.
Somos uma agência digital de marketing digital de alta performance. Nossas equipes são especializadas para ajudar seu negócio a crescer de forma sustentável e com uma boa imagem no mercado.
Alguns de nossos serviços são:
- Gestão de redes sociais;
- Mídia de performance e dados;
- Marketing de conteúdo;
- Criação e design, entre outros.
Temos diversos clientes com cases incríveis de sucesso a partir das nossas ações. Por exemplo, a Collisione cresceu mais de 1200% em 2020, ou seja, durante a pandemia!
Quer aproveitar e ter esse crescimento exponencial também? Entre em contato e vamos conversar sobre o assunto!