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Descubra porque investir em Marketing Digital

Leonardo Maciel
Leonardo Maciel

Descubra porque investir em Marketing Digital

Cada vez mais empresas têm realizado esforços para fazer com que o seu negócio marque presença no meio digital. Com isso, fica cada vez mais clara a importância de se investir em Marketing Digital para se alcançar os resultados esperados. 

O mundo passou por mudanças drásticas nos últimos anos, fazendo com que houvesse transformações importantes também no perfil do consumidor. Dessa forma, tem sido cada vez maior o número de pessoas que têm optado pelo meio digital para adquirir um determinado produto ou serviço.

Sendo assim, para que uma empresa seja capaz de crescer ainda mais é imprescindível que ela entenda a importância de fazer com que a sua marca seja vista e conquiste espaço na internet.

Portanto, a seguir veremos o por que é tão importante investir em Marketing Digital e quais são os retornos que isso trará para o seu negócio.

Por que o Marketing Digital se tornou tão importante?

Durante os últimos anos, temos observado a ocorrência de mudanças importantes no perfil e comportamento do consumidor. Tal fato se deve principalmente pelo aumento no acesso à tecnologia e também ao fenômeno das redes sociais.

Dessa forma, todos os dias, milhares de pessoas são bombardeadas com uma série de informações, fazendo com que algumas empresas enxerguem o potencial do meio digital para criar e expandir os negócios.

Embora fosse um processo que já estava em andamento, os acontecimentos envolvendo a pandemia do Covid-19 no ano de 2020, fez com cada vez mais empresas recorressem à internet para que pudessem se manter em atividade.

Assim, tem sido crescente o número de empresas de um mesmo segmento que tem utilizado este canal para promover suas vendas. Com isso, foi preciso que esses empreendedores tivessem que encontrar formas de se destacar em relação à concorrência, destacando assim a importância de se investir em Marketing Digital.

Por que investir em Marketing Digital?

Existem diversos motivos que ajudam a entender o porquê é tão importante investir em Marketing Digital. A seguir iremos destacar as principais razões:

  1. Te mantém atualizado sobre as principais tendências do mercado

Além de praticidade, os avanços realizados no ramo da tecnologia também traz consigo uma verdadeira avalanche de informações. Com isso, muitas empresas têm se aproveitado desse enorme volume de materiais para adquirir dados preciosos acerca das últimas novidades do mercado.

Existem diversas formas de ter acesso a tudo isso, sendo que uma das ferramentas mais conhecidas é o Google Trends. Através dele é possível verificar quais são os termos com maior volume de busca, podendo ainda utilizar alguns filtros para se obter informações com maior precisão.

Dessa forma, a sua empresa passa a ter acesso às principais palavras-chave relacionadas ao segmento em que você atua, podendo utilizar tudo isso a seu favor. 

Assim, caso seja utilizado corretamente, essa ferramenta permite melhorar o engajamento do seu público e até mesmo auxiliar no desenvolvimento de soluções eficientes para atender às principais necessidades apresentadas pelo consumidor.

  1. Melhora o alcance e visibilidade do seu negócio

Ao realizar uma campanha de marketing, é possível alcançar e ampliar ainda mais o seu público. No entanto, para que gere os resultados esperados é necessário que as estratégias corretas sejam utilizadas.

Isso pode ser feito através de conteúdos de qualidade que deverão ser criados de acordo com o perfil do seu cliente. Assim, além de fidelizar o público que você já possui, será possível ainda atingir clientes em potencial que não teriam acesso ao seu negócio através de outros canais.

Outro ponto importante é que por meio das estratégias de Marketing Digital é possível ainda criar planos de ação personalizados e ainda garantir que seus anúncios sejam vistos por quem realmente interessa.

  1. Faz a segmentação da sua base de contatos

Para fazer uma campanha de marketing bem sucedida e que seja capaz de atingir o público desejado, é necessário que antes de tudo seja realizado o processo de segmentação. 

A partir disso, diversas empresas desenvolveram ferramentas digitais especializadas e que analisam os dados dos usuários que realizam interações com os seus canais de divulgação durante um período de tempo.

Dessa forma, após este estágio, os relatórios são desenvolvidos com base nessas informações. Assim, além de ter acesso ao perfil do consumidor, a sua empresa ainda poderá criar a sua persona e desenvolver um planejamento ainda mais assertivo para atingir suas metas.

  1. Gera dados que contribuem para o planejamento de marketing

Através da internet é possível obter informações preciosas sobre o seu público-alvo. Através desses dados é possível direcionar suas estratégias e até mesmo gerar novos insights.

Portanto, podemos dizer que investir em Marketing Digital é uma forma de gerar resultados, mas também permite que os serviços e produtos oferecidos pelo seu negócio, sejam melhorados de forma contínua. 

Tudo isso se torna ainda mais relevante quando falamos sobre o fato de que o emprego das estratégias corretas também permitem uma melhor gestão e fornecem dados que irão ter um impacto direto em outras áreas da empresa.

Vale a pena lembrar também que realizar uma análise adequada das métricas é essencial para se ter real dimensão dos resultados obtidos. Além disso, é necessário utilizar as ferramentas corretas e saber exatamente o que cada uma das informações podem representar para o seu negócio.

  1. Ajuda a aumentar o número de clientes

Sabemos que a propaganda é a alma do negócio e que há muito tempo a experiência do cliente influencia na decisão de compra de outras pessoas. No entanto, com a explosão da internet, o impacto que esses feedbacks geram é infinitamente maior.

Dessa forma, apostar no chamado Marketing de Influência, que está fortemente relacionado ao Marketing Digital pode ser uma excelente forma de conquistar mais clientes.

Por meio dos canais digitais é possível fazer com que os usuários interajam e forneçam as suas impressões por meio de comentários, por exemplo. Com isso, outros usuários poderão ter acesso a essas informações, de maneira que isto influencie diretamente a sua decisão de compra.

Além disso, como já dissemos anteriormente, o Marketing Digital também serve como um meio de melhorar a experiência do cliente durante a jornada de compra. 

Dessa forma, sempre que um determinado consumidor possuir uma boa vivência através da sua empresa, ele irá se tornar um cliente fiel e ainda irá incentivar a outras pessoas ao seu redor.

  1. Faz com que a sua empresa se torne uma autoridade

Outro ponto que mostra a importância de se investir em Marketing Digital é o fato de que através de conteúdos específicos, é possível fazer com que a sua empresa se torne uma verdadeira referência em sua área.

Isto pode ser realizado através do que chamamos de Marketing de Conteúdo, que faz com que a sua empresa se torne relevante perante a internet. Assim, a sua marca aparecerá nos primeiros resultados dos sites de busca, se tornando visível para um número maior de pessoas.

Porém, conquistar este feito não é algo tão simples assim. Isso porque para que tudo se torne possível, é necessário ter conhecimento avançado sobre uma série de estratégias de otimização de conteúdo.

Além disso, é preciso que o conteúdo criado seja de qualidade e realmente tenha alguma relevância para os seus visitantes. A partir disso, a sua empresa ganhará visibilidade e a sua marca poderá ser vista como uma verdadeira autoridade em seu segmento.

Assim, em pouco tempo será possível observar um aumento significativo na interação do público, na geração de leads e no número de vendas. Ou seja, o Marketing Digital quando aplicado corretamente permite que o seu negócio seja realmente notado na internet.

  1. Fornece apoio para as estratégias de cross-channel

As estratégias de cross-channel são essenciais para fazer com que as suas campanhas gerem os resultados desejados. Sendo assim, podemos dizer que esse processo está intimamente ligado ao Marketing Digital. 

Aliando essas duas estratégias é possível realizar um planejamento minucioso, marcar presença nas mídias sociais, realizar a configuração adequada para cada campanha e ainda acompanhar todas as métricas geradas.

Isso quer dizer que quando bem aplicada, uma mesma campanha será capaz de atingir o Instagram, Facebook, YouTube e o Google ao mesmo tempo. Além disso, será possível fazer com que os leads forneçam seus dados de maneira que esses possam ser utilizados para o envio do que chamamos de Email Marketing, por exemplo. 

As opções de uso e configurações são realmente infinitas e podem ser utilizadas tanto em campanhas pagas, como também em campanhas orgânicas. Dessa forma, essas estratégias poderão melhorar a sua presença no meio digital, aumentar os seus lucros e continuar gerando impacto também a médio e longo prazo.

  1. Impacta positivamente no ROI das suas ações

O Retorno sobre o Investimento (ROI), é nada mais do que o retorno/resultado obtido através das suas estratégias de publicidade. Além disso, vale lembrar que o termo pode ser relacionado tanto para aplicação de campanhas orgânicas, como as pagas. 

Sendo assim, antes de optar pelo uso de uma determinada estratégia, é preciso levar em consideração o ROI das ações realizadas pela sua empresa. 

Quando falamos sobre Marketing Digital, é preciso salientar que ele é conhecido principalmente pelo fato de possuir este índice bem alto. Isso ocorre porque a partir dele é possível alcançar uma enorme quantidade de pessoas, permitindo assim um melhor direcionamento de suas ações.

Como resultado de tudo isso será possível observar um aumento significativo nas conversões e um menor budget.

  1. Faz com que sua empresa passe a competir com empresas maiores

Antigamente, era muito mais difícil fazer com que uma empresa de pequeno porte conseguisse se destacar e se tornar um concorrente para marcas maiores. Por esse motivo, ainda hoje existem empresários que acreditam que investir em Marketing Digital não o ajudarão na obtenção de melhores resultados.

No entanto, dados significativos mostram justamente o contrário. Através das métricas obtidas por empresas de diversos segmentos nos últimos anos, foi possível observar que essas estratégias foram importantes para fazer com que empresas pequenas ganhassem notoriedade no mundo digital.

Isso ocorre pelo fato de que para se destacar na internet não é necessário realizar um alto investimento financeiro, mas sim apresentar um conteúdo e um serviço de qualidade. Além disso, os custos desse tipo de ação é infinitamente menor quando comparado às campanhas de marketing realizadas fora da internet.

Dessa forma, mesmo que a sua marca ainda esteja em expansão, ela poderá atingir um grande público, fazendo com que ela se torne concorrente direta de empresas maiores.

  1. Oferece um excelente custo-benefício

Devido aos resultados excelentes que podem ser obtidos através das ações corretas, muitos empresários acreditam que os custos do investimento em Marketing Digital são realmente altos.

No entanto, ao avaliar todos benefícios e o imensurável retorno que esta ferramenta pode trazer para o seu negócio, o valor empregado se torna quase insignificante. Além disso, os custos desse processo são extremamente acessíveis e geram um excelente resultado.

Assim, podemos afirmar que o retorno obtido através desse investimento é extremamente significativo e oferece um excelente custo-benefício para a marca.

Porém para que esses efeitos positivos possam ser observados, é essencial contar com o auxílio de profissionais que realmente entendam sobre o assunto. Afinal, você estará confiando o futuro da sua empresa em outras mãos.

Dessa forma, se você deseja fazer com que a sua marca seja reconhecida no meio digital e atinja resultados cada vez maiores, a Agência Mais Ideias é a solução ideal. Nós possuímos uma equipe altamente qualificada que irá trabalhar através de estratégias personalizadas para que a sua empresa tenha resultados cada vez mais expressivos.

Portanto, não perca tempo e entre em contato com um de nossos consultores!

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