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Gestão de redes sociais: Como fazer na sua empresa

Gestão de redes sociais: Como fazer na sua empresa

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Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

Gestão de redes sociais: Como fazer na sua empresa

Estar presente e ativo na internet já não pode mais ser considerado como um diferencial para nenhuma empresa. Quem deseja se destacar nesse meio, precisa saber fazer um bom uso das ferramentas disponíveis e, com isso, nada melhor do que investir em uma boa gestão de redes sociais. 

Estar ativo nas chamadas redes sociais é muito mais do que uma possibilidade de ser visto. Podemos dizer que este é também um canal valioso para estabelecer uma comunicação efetiva com o seu cliente.

Assim, se as suas estratégias forem realmente assertivas, você irá conseguir se aproximar ainda mais de seu público alvo, ficando sempre à frente da concorrência. 

Portanto, uma vez que a gestão de redes sociais se mostra como algo tão importante, nós preparamos este material completo com tudo o que você necessita para realizar um gerenciamento eficiente em sua empresa. 

O que é gestão de redes sociais

Devido a falta de conhecimento aprofundado no assunto, muitos acreditam que para gerenciar as redes sociais é necessário apenas realizar publicações de forma regular. 

No entanto, podemos dizer que este costuma ser o maior erro da grande maioria das empresas que não conhecem esse processo. 

Quando falamos da gestão de mídias sociais, é preciso entender que ela compreende uma série de etapas, como por exemplo, a definição da estratégia a ser utilizada, posicionamento, planejamento do que será postado e também monitoramento das métricas e relatórios de acordo com os resultados obtidos.

Sendo assim, podemos dizer que o gerenciamento de redes sociais é definido como o conjunto de ações necessárias para otimizar o uso desses canais.

Todas as tarefas citadas acima precisam ser bem executadas, o que demanda tempo e muita atenção. Por isso, indicamos fortemente que uma pessoa em específico fique como responsável pelo gerenciamento das mídias sociais de sua empresa.

Em um primeiro momento, fazer com que um colaborador desempenhe essa função com exclusividade pode parecer exagero. No entanto, esta ação se faz totalmente necessária uma vez que os resultados obtidos através de uma presença ativa nas redes são extremamente positivos.

Por que é importante fazer uma boa gestão de mídias sociais?

Uma vez que as redes sociais podem simbolizar uma forma efetiva de consolidar o seu relacionamento com o cliente, fica fácil entender o porquê uma boa gestão de mídias é tão importante. 

Através de estratégias inteligentes é possível manter um diálogo mais direto com o seu público. Além disso, podemos dizer que as redes sociais funcionam como uma verdadeira vitrine virtual, permitindo que os seus produtos possam atingir novos clientes. 

No entanto, para que essas ações provocam o efeito desejado, é necessário muito mais do que apenas postar. Caso seja feito de maneira repetitiva e sem sentido, o seu conteúdo pode se tornar cansativo, ocasionando na perda de clientes e futuros clientes.

Para que se possa obter resultados positivos por meio da gestão de redes sociais, é necessário fazer com que a sua marca se torne uma verdadeira referência. Para isso, é preciso trazer informações relevantes e que despertem o interesse do público em interagir com o seu perfil.

Dessa forma, você criará engajamento de maneira eficiente e sem precisar lotar o seu feed com diversas ofertas diretas para conseguir realizar as suas vendas.

Outro fator importante é que gerenciar seus canais sociais, faz com que a sua marca esteja sempre ativa e em evidência. Tal fato é capaz de trazer credibilidade para a sua empresa, ajudando a capturar e gerar leads.

Fazer tudo isso só é possível pois através de uma gestão bem feita a sua empresa consegue se organizar para atender a demanda do seu público que chegam através desses canais.

Como montar uma estratégia para gestão de redes sociais?

Como já dissemos anteriormente, somente estar presente nas redes sociais não basta. Acima de tudo, é preciso que a sua empresa saiba exatamente o que fazer para atrair e consolidar seus clientes. 

Justamente por não entender essa questão é que muitos negócios acabam por não ter resultados positivos através do uso dessas mídias. 

Assim, a maioria acaba desistindo delas por infelizmente não conseguirem enxergar o potencial que o investimento em uma boa rede de gerenciamento de redes possui.

Para que tudo saia conforme o esperado, é preciso acima de tudo definir a principal meta que você deseja alcançar através do marketing direcionado aos canais sociais.

Dessa forma, você pode direcionar a sua estratégia a fim de gerar leads, estreitar o relacionamento com os seus clientes, divulgar a sua marca, educar os seus consumidores através da publicação de conteúdos  relevantes ou ainda aumentar as suas vendas. 

Mas atenção, neste caso em específico é necessário que apenas um objetivo seja estabelecido nesse momento e que este esteja totalmente relacionado ao período que a sua empresa esteja vivenciando. 

Caso o seu negócio sofra com uma mudança de foco ou ainda alcance a meta traçada anteriormente, você poderá então planejar estratégias com a intenção de alcançar o objetivo seguinte. 

Um exemplo disso é, caso você já tenha conseguido consolidar a sua marca no mercado, o próximo passo pode ser realizar ações que consigam aumentar significativamente as suas vendas. 

Em quais redes sociais minha empresa deve estar presente?

Caso você já tenha conseguido entender qual a importância de se realizar uma gestão de redes, pode ser que em um primeiro momento você se encontre um pouco perdido, afinal as possibilidades são gigantescas.

Redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter costumam ser bastante abrangentes, atingindo grande parte do público. 

Entretanto, algumas mídias em específico como o Pinterest são direcionadas para nichos mais específicos, sendo capaz de trazer resultados mais expressivos para lojas de roupa e decoração do que para empresas do ramo corporativo, por exemplo.

Com isso, algo muito importante a ser feito é estudar e assim descobrir onde o seu público se encontra mais concentrado. Para isso, é preciso que você teste qual das redes sociais é mais eficiente em fazer com que o seu cliente entre em contato com a sua marca. 

O que devo publicar nas redes sociais? 

Mais uma vez ter em mente qual o objetivo principal de sua empresa estar ativo nas redes sociais, se mostra como o fator mais relevante para se definir o que será postado em suas mídias. 

Se o seu foco for a geração de leads, por exemplo, é preciso que você ofereça materiais informativos, que possuam como conteúdo dados que realmente sejam relevantes para o consumidor.

Uma boa forma de se fazer isso é disponibilizando vídeos, palestras e transmissões ao vivo abordando um tema em específico, além de e-Books.

Embora esse conteúdo em específico possa ser considerado como a principal forma de nutrir as suas redes sociais, não se pode esquecer que é preciso investir também em posts que sejam capazes de prospectar e captar seus clientes.

Com qual frequência devo publicar nas redes sociais?

Uma ótima dica para quem deseja se beneficiar da gestão de redes é organizar um calendário de publicações. Com ele você consegue planejar melhor como serão feitas, assim como a frequência de cada post. 

No início essa tarefa pode ser considerada um pouco difícil, principalmente se você não tiver muita coisa para ser postada. No entanto, com as ações certas, em breve você se tornará muito mais ativo nas redes sociais.

O mais indicado é que você consiga realizar post diários. No entanto, nem sempre isso é possível. Com isso, escolher dias e horários diferentes aumenta a chance de você conseguir atingir uma grande parcela do seu público.

Quais os melhores horários para publicar?

Seria ótimo que houvesse um horário já pré-definido como o melhor para publicar conteúdos e se obter os melhores resultados. No entanto, é preciso saber que na verdade cada público se comporta de uma determinada maneira. 

Assim, para que você descubra qual é o horário mais adequado para realizar as suas publicações, é preciso que você avalie as métricas e estude em quais momentos do dia os seus clientes em potencial se encontram mais ativos nas redes.

A fim de facilitar o sistema de gestão, algumas mídias, como é o caso do Instagram, trazem ferramentas que demonstram os dias e horários que os seus seguidores estão presentes na rede. Sendo assim, fique de olho nas métricas oferecidas por cada um desses canais e faça um bom proveito dessas informações. 

Como posso interagir com o meu público?

Como citamos anteriormente, as redes sociais também são uma ótima forma de estar sempre em contato com os seus clientes. Dessa forma, esses canais se tornam um importante meio para que seu público possa interagir com a sua marca e avaliar o seu produto.

Com isso, é preciso que você dedique parte de seu tempo para responder aos seus clientes. 

Essa interação com o público se torna ainda mais importante quando se trata de situações que envolvam algum tipo de avaliação negativa por parte do cliente. 

Entender o que ocasionou determinado problema, ajuda não somente a solucioná-lo de maneira tentar trazer satisfação para o cliente mesmo após uma experiência negativa, mas também serve para fazer com que os demais percebam a preocupação de sua marca em relação a seu público.

Isso se mostra muito importante, principalmente quando nos atentamos para o fato de que da mesma forma que as redes sociais tem poder suficiente para trazer bons frutos para uma empresa, ela também para destruir a sua reputação rapidamente.

De que forma devo estabelecer uma comunicação com os seguidores? 

A partir do momento que o uso de suas redes sociais para a promoção de sua marca toma maiores proporções, fica realmente difícil interagir com todos os seguidores. 

Assim, é preciso estabelecer em quais situações você deve interagir ou se comunicar diretamente com os seus seguidores, sendo que estas devem estar relacionadas principalmente a dúvidas sobre o seu serviço, pedido de contato comercial, sugestões, reclamações e afins.

Além disso, é preciso definir qual será o tipo de comunicação que a sua empresa irá realizar. 

Existem empresas que escolhem interagir com seus clientes de maneira mais informal e descontraída. No entanto, esse tipo de linguagem nem sempre é bem-vinda, como é o caso de empresas relacionadas ao ramo da saúde, por exemplo.

Em todos os casos, o mais importante a se fazer é ter bem consolidado o perfil do seu público-alvo. Assim fica muito mais fácil acertar na comunicação e ainda fazer com que os seus clientes se identifiquem com a sua marca.

Como uma agência pode ajudar na gestão das redes sociais da sua empresa?

A gestão de redes sociais envolve uma série de etapas e detalhes que são extremamente importantes para que o seu negócio obtenha os resultados desejados. 

No entanto, todos os estágios que envolvem esse processo exigem muito tempo, estudo, experiência e dedicação. Dessa forma, a contratação de uma agência de marketing de qualidade é, com certeza, a solução ideal.

Através da expertise das agências e uma análise aprofundada do seu negócio é possível atingir seus principais objetivos.

Além disso, as agências possuem times especializados em diversas áreas, podendo assim gerar muito mais resultado para sua empresa.

Está pronto para fazer a gestão das redes sociais da sua empresa? Converse com os consultores da Agência Mais Ideias e encontre oportunidades para melhorar a sua estratégia de comunicação nas redes sociais.

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