Cada vez mais estratégias estão sendo criadas e aprimoradas, a fim de melhorar a relação com o cliente para se obter mais sucesso nas vendas no meio digital. Porém, o uso otimizado delas só é possível através da coleta dos dados comportamentais em Marketing.
Esse processo consiste basicamente na captação de uma série de informações relacionadas ao comportamento de compra do cliente, que permitem ter um panorama geral sobre as suas preferências e perfil.
Dessa forma, a sua marca consegue fornecer ao consumidor uma experiência muito mais satisfatória a cada indivíduo. Além disso, os relatórios gerados a partir desse processamento também irão contribuir positivamente para o aprimoramento das suas estratégias de Marketing Digital e o desempenho da sua equipe.
Sendo assim, a seguir falaremos mais detalhadamente sobre o que são os dados comportamentais em Marketing e qual a importância deles para o sucesso da sua empresa.
O que são dados comportamentais em Marketing?
Podemos definir os dados comportamentais em Marketing como sendo o grande responsável por trazer dados preciosos sobre o comportamento de um consumidor durante uma compra.
Assim, sempre que um usuário decide fazer o pedido de um produto ou serviço de forma online, algumas de suas informações são coletadas. O propósito disso tudo é justamente permitir que os empresários do ramo digital possam ter acesso facilitado ao comportamento do seu público-alvo.
Dessa forma, a partir do uso de tecnologias específicas para a coleta de dados, é possível ter um panorama de como os consumidores estão tomando suas decisões, possibilitando uma personalização da jornada de compra de acordo com as preferências do cliente.
Porque esses dados devem ser coletados?
Como já vimos, o principal objetivo desse tipo de estratégia é justamente entender melhor como se dá o comportamento do consumidor da sua marca. Afinal, a partir dos dados comportamentais é possível ter uma visão geral e ampla de toda a jornada de compra.
Embora exista uma série de canais digitais e ferramentas que podem influenciar a tomada de decisão do cliente, algumas outras formas de abordagem costumam ter maior impacto sobre o comportamento do indivíduo.
Assim, os principais fatores que os clientes levam em conta na hora de realizar a sua compra são as suas necessidades ou ainda a indicação de pessoas que estejam em seu círculo de convivência.
No entanto, ter acesso a essas informações, principalmente em grande escala, não é uma tarefa fácil. Assim, a coleta de dados tem como papel facilitar todo esse processo e ainda auxiliar na criação de uma experiência de compra ainda mais personalizada para o cliente.
Além disso, não podemos deixar de citar o fato de que a partir dessas informações, há um impacto direto no que chamamos de ciclo de vida do cliente. São eles:
- Aquisição;
- Engajamento;
- Retenção.
Todos eles estão diretamente relacionados à jornada de compra do consumidor dentro da sua empresa e podem ser impactados de forma positiva pela coleta de dados comportamentais.
Como os dados comportamentais devem ser coletados?
Por se tratar da coleta e do gerenciamento de um alto número de informações, a maneira ideal de processar esses dados é por meio de um sistema CRM. A partir dele, é possível captar essas informações, as últimas aquisições desses clientes, assim como o valor pago e o que foi adquirido pelo mesmo nas últimas compras.
Há ainda outras formas de se obter esses dados, sendo que uma das opções é através do uso de pesquisas padronizadas, como é o caso do NPS (Net Promoter Score). Para isso, formulários são enviados periodicamente aos clientes pelo e-mail que deverão ser respondidos e analisados posteriormente.
Existe ainda a possibilidade de se utilizar as redes sociais como meio para captar essas informações. Nesse caso em específico, é interessante pensar em campanhas direcionadas e até mesmo formas de recompensar o público pelos dados cedidos.
Como fazer a análise dessas informações coletadas?
Após realizar a coleta de seus dados para usá-los no Marketing da sua empresa, você irá se deparar com um altíssimo volume de informações. Com isso, a melhor maneira de fazer uma análise mais aprofundada é contando com o auxílio de algumas ferramentas específicas.
Uma das mais famosas é o Google Analytics, que permite aos usuários o monitoramento de todo o comportamento do consumidor na página da sua marca. Além disso, o próprio Facebook e algumas outras redes sociais também possibilitam o acesso às chamadas plataformas de análise, que permitem a visualização de dados importantes.
Porém, principalmente quando se trata de uma alta demanda, o mais indicado a se fazer é contar com um software específico para analisar os dados comportamentais de Marketing. Dessa forma, tudo é processado pela equipe de maneira rápida e simplificada, contribuindo para a geração de relatórios em tempo real.
Vale a pena salientar a importância desse tipo de sistema, pois através dele é possível realizar tomadas de decisões mais assertivas, contribuindo para que a sua marca se mantenha sempre em alta perante ao seu público-alvo.
Como os dados comportamentais em Marketing podem ajudar a sua empresa?
A partir das informações que trouxemos aqui, fica clara a importância de se coletar dados comportamentais para o Marketing da sua empresa. Afinal, através desse processo é possível entender melhor como é o comportamento dos seus clientes e oferecer uma experiência mais personalizada e satisfatória a eles.
Além disso, todas essas informações também auxiliam no entendimento das principais necessidades que o público possui. Dessa forma, esse processo também pode ajudar na criação de soluções específicas de acordo com as dores apresentadas pelo consumidor.
E se você deseja implementar na rotina da sua empresa a coleta de dados comportamentais, não deixe de entrar em contato conosco. A Agência Mais Ideias possui uma equipe completa e preparada para te auxiliar em todo o processo de estruturação e análise de métricas.
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