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Marketing nas redes sociais: Como encontrar a agência ideal?

Marketing nas redes sociais: Por que devo contratar uma agência e como escolher a melhor?

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Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

Marketing nas redes sociais: Por que devo contratar uma agência e como escolher a melhor?

É inegável que o fenômeno das redes sociais promoveu mudanças profundas nas estratégias usadas para atrair clientes. Porém, o que muitos não sabem é que para obter os resultados esperados contratar uma agência de marketing é essencial.

Nos dias de hoje é um fato que todos desejam ter grande presença e impacto nas mídias sociais. No entanto, essa não é considerada uma tarefa simples a ser realizada.

Com isso, a contratação de profissionais qualificados que possuam amplo conhecimento e expertise no assunto é algo que pode ser decisivo para que você obtenha os resultados que deseja.

Assim, nós iremos trazer para você o porquê você deve contratar uma agência de marketing e quais as principais vantagens dessa escolha. Confira a seguir!

Como funciona o marketing nas redes sociais

Podemos definir o marketing nas redes sociais como uma estratégia que utiliza esses canais com o intuito de promover uma marca, divulgando os produtos e serviços oferecidos pela mesma.

Com isso, podemos dizer que quando bem utilizadas elas dão para uma determinada empresa a chance de ela tornar os seus principais conceitos e valores acessíveis a seu público. 

Essa manobra é considerada essencial para aproximar o cliente de sua marca, trazendo identificação para o público alvo. Dessa forma, ele pode perceber que o seu produto representa uma potencial solução para suas necessidades.

Além disso, é possível utilizá-los como um canal eficiente para oferecer atendimento ao cliente, por exemplo.

Sendo assim, as agências de marketing possuem como principal intuito, neste caso, fazer um bom uso das ferramentas oferecidas pelas redes sociais, de forma personalizada, levando em consideração os objetivos e o segmento de sua empresa.

Quais os benefícios de contratar uma agência de marketing?

Muitos acreditam que a contratação de um único profissional para gerenciar e aplicar as estratégias de marketing é suficiente. No entanto, resultados expressivos são vistos principalmente quando especialistas na área atuam em conjunto. 

Sendo assim, a contratação de uma agência pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, como você poderá ver a seguir.

1. Experiência comprovada

É comum que em todo e qualquer processo surjam problemas, entretanto nem sempre eles podem ser resolvidos de maneira simples. 

Em algumas situações é possível tomar uma decisão, mesmo sem grande conhecimento na área. Porém, não é uma boa escolha colocar em risco todos os seus esforços por falta de experiência.

Uma vez que as agências contam com grande conhecimento sobre o mercado, além de uma lista extensa de clientes, lidar com problemas de diversos tipos é algo relativamente simples. 

Com isso, a contratação de uma empresa especializada com certeza poupará o seu tempo e dinheiro em busca de experiências, ajudando inclusive a evitar o desperdício de seus principais recursos.

2. Conhecimento multiplataforma

É muito comum o uso de ferramentas que permitam a implementação de uma estratégia de qualidade quando se trata do marketing nas redes sociais. 

Porém, quando não se tem um conhecimento aprofundado acaba se levando muito mais tempo para avaliar quais são as escolhas ideais para o seu negócio, uma vez que existem inúmeras opções disponíveis no mercado. 

Além disso, há ainda a possibilidade de você não optar pela melhor solução existente para a sua situação em específico. Tudo isso consome tempo e gera gastos desnecessários para a sua empresa, principalmente se a ferramenta escolhida não for gratuita.

Sendo assim, optar pela contratação de uma agência irá facilitar e muito todo esse processo, além de trazer economia e resultados mais expressivos, uma vez que a escolha da ferramenta correta será completamente assertiva.

3. Amplo Know-How

Devido a infinidade de redes sociais existentes, ao utilizá-las nos deparamos com várias possibilidades de campos de atuação. Tal fato exige a atuação de um profissional qualificado a fim de implementar as estratégias adequadas de acordo com o perfil de sua empresa.

Ao se deparar com essa situação, caso opte por contratar uma equipe ou um profissional com amplo conhecimento para realizar esse tipo de serviço pode acabar gerando um custo extremamente elevado.

Assim, a contratação de uma agência de marketing é tida como a opção que oferece o maior custo-benefício. Por meio dela será possível obter um serviço de excelente qualidade, personalizado e com valores acessíveis quando comparados a outras opções.

4. Serviço Personalizado

As opções de ferramentas e serviços disponibilizados para empresas que fazem uso das redes sociais para a divulgação de seus serviços é realmente enorme. 

Escolher somente soluções que sejam pertinentes ao seu negócio permite além de economia, a obtenção de um serviço mais personalizado.

Normalmente, as agências de marketing trabalham com soluções personalizadas que permitem ao cliente ter acesso somente a opções que realmente sejam necessárias para a sua empresa. 

Além disso, elas também dão a opção de implementar novos serviços caso a sua necessidade ou perfil sofram mudanças ao longo do tempo.

5. Rentabilidade

Muitos acreditam que a contratação de uma agência gera grande custo para a sua empresa. No entanto, dados obtidos através da análise do Retorno Sobre o Investimento apontam resultados que demonstram um enorme custo-benefício obtido através do serviço prestado.

Isso acontece, principalmente devido ao retorno extremamente positivo adquirido através de estratégias assertivas, que impactam diretamente no engajamento em suas postagens, diminuem o custo de aquisição do cliente nas redes sociais e ainda aumentam as suas vendas.

6. Core Business 

Para obter resultados expressivos é imprescindível que o grande objetivo da empresa seja focar naquilo que é capaz de gerar receita de maneira efetiva.

Com isso, é recomendado que todo e qualquer serviço que não seja diretamente relacionado a este fim deve ser terceirizado. Portanto, quando se trata do marketing nas redes sociais não é diferente.

Ao contratar uma agência de marketing, ela se tornará a grande responsável por planejar, executar e analisar todas as estratégias necessárias para o crescimento de seu negócio.

Sendo assim, toda a atividade que for realizada terá como principal objetivo o seu produto ou serviço.

7. Evita o acúmulo de funções

Algo muito comum neste segmento é que uma empresa opte por destinar todo o trabalho a ser realizado nas mídias sociais ao departamento de marketing interno. Em alguns casos específicos até o próprio dono acaba por desempenhar este papel.

Embora esta opção pareça em um primeiro momento ser uma ótima forma de gerar economia, quando analisada mais profundamente esta ação não se mostra tão benéfica quanto parece. 

Dessa forma, optar por uma empresa é mais uma vez a melhor estratégia. Por meio de uma equipe especializada será possível fazer um estudo do seu público alvo, a fim de se ter ações direcionadas de acordo com o perfil da sua empresa.

Além disso, algo que é muito comum de acontecer quando o marketing das redes é direcionado a alguém que já possui outras funções é a má utilização dessas mídias, desperdiçando, portanto, uma ótima oportunidade de atrair mais clientes.

8. Redução dos custos

Embora em um primeiro momento a contratação de um time interno de marketing possa parecer uma opção interessante, ao analisarmos mais profundamente é possível perceber que os custos para mantê-lo são exorbitantes. 

Ao optar por uma equipe interna a sua empresa precisará aumentar os gastos relacionados a folha de pagamento desses colaboradores e demais encargos gerados. 

Sendo assim, a contratação de uma agência de marketing se mostra como uma opção muito mais econômica. Isso ocorre pelo fato de que todos os custos citados acima se tornam responsabilidade da própria agência.

Como a agência ajuda a mensurar os resultados obtidos? 

Todas as redes sociais possuem diversas métricas que servem para nos trazer dados importantes acerca do desempenho das ações de sua marca através dessas mídias. 

No entanto, caso não sejam corretamente interpretadas, elas acabam sendo inúteis. Tal fato, prejudica não somente a tomada de decisões, mas também todo o desempenho do seu negócio.

Com isso, um dos principais motivos pelo qual você deve contratar uma agência está diretamente relacionado ao fato de que este tipo de empresa saberá exatamente o que fazer a partir dos dados obtidos.

Como escolher uma agência de marketing?

Embora optar por contratar uma empresa de marketing para administrar as suas redes sociais seja o mais indicado, escolher a empresa ideal pode não ser uma tarefa simples.

Com isso algumas dicas são essenciais para te ajudar na escolha de uma agência de qualidade. Confira a seguir quais são os principais pontos a serem observados nesse caso:

1. Identifique a suas principais necessidades

Para isso é preciso definir quais são os principais objetivos da sua empresa e, assim, procurar por uma agência que ofereça soluções efetivas para as suas principais necessidades. 

2. Analise os cases de sucesso 

Os cases de sucesso correspondem aos trabalhos anteriormente realizados pela agência. Normalmente essas informações estão inseridas no site da empresa, permitindo o acesso a relatos de outros clientes, o que confere credibilidade à agência em questão.

3. Avalie como a agência faz o seu próprio marketing

Uma excelente forma de avaliar se a agência será capaz de trazer retorno positivo para a sua empresa é verificando as estratégias que são utilizadas pela própria. 

Afinal, se a sua atuação não for eficiente em atrair clientes, com certeza ela não trará resultados positivos para o seu negócio.

4. Pesquise sobre a reputação da empresa

Por meio de uma busca rápida na internet é possível obter as principais avaliações em relação a uma empresa. Elas podem ser obtidas por meio do Facebook, do próprio Google ou sites especializados como  Reclame Aqui.

5. Agende uma reunião com a Agência Mais Ideias

Organização e a prestação de um bom atendimento são fatores fundamentais e que impactam diretamente na escolha de uma agência de marketing. 

A Agência Mais Ideias oferece as soluções completas e totalmente personalizadas para a sua empresa através de estratégias de alta performance. Entre em contato conosco e agende já uma reunião com nossos especialistas.

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