O Inbound Marketing ou Marketing de Atração, como também é conhecido, é uma estratégia focada em atrair, converter e encantar clientes.
Diferente do marketing tradicional, que sempre foi baseado em interrupções para divulgar o seu produto, o Inbound Marketing cria uma conexão com o seu público-alvo por meio de Marketing de Conteúdo, SEO e estratégias em Redes Sociais.
Conheça, agora, mais sobre o Inbound Marketing e como as suas estratégias podem ser de grande utilidade para o seu negócio.
O que você vai ver nesse artigo:
O que é o Inbound Marketing?
Em tradução livre, Inbound Marketing significa Marketing de Atração. O que o difere do marketing tradicional é que no inbound, os clientes são atraídos até a sua empresa através do seu conteúdo, podendo tornar-se potenciais clientes e até promotores da sua marca.
As ações realizadas têm como objetivo atrair seu potencial cliente até o seu site, blog ou outro canal que esteja sendo utilizado na estratégia. Com isso, todo o trabalho de relacionamento ocorre através da criação de conteúdo personalizado e relevante para esse lead.
Com o crescimento das ferramentas de busca, redes sociais e blogs, diversas informações e trocas de experiência sobre produtos ou empresas ocorre na internet e faz com que as pessoas pesquisem muito antes de efetuar uma compra e decidir qual é o melhor momento para tomar uma decisão.
Por essa razão, o maior segredo dessa estratégia é criar o interesse no público através de conteúdo de qualidade, com ações que se conectam e que foquem nos principais objetivos, que são os resultados.
Etapas do Inbound Marketing
O processo do Inbound Marketing se divide em 4 etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento.
Esse processo tem como objetivo levar o conteúdo certo para a pessoa certa, na hora certa.
Vamos conhecer um pouco mais sobre as etapas:
- Atrair: A primeira etapa se resume em atrair pessoas qualificadas para os seus canais através de conteúdo relevante.
- Converter: Esta etapa consiste em converter os visitantes da página em potenciais clientes reais, transformando-os em leads.
- Vender: Através da nutrição de leads, por meio de conteúdo relevante, fica mais fácil avaliar quem está no momento certo de fechar uma venda.
- Encantar: O trabalho após a venda continua. O objetivo desta etapa é encantar os clientes para que eles se tornem promotores da sua marca e atraia cada vez mais pessoas interessadas em seu produto e/ou serviço.
Benefícios do Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma máquina recorrente de atração de leads, que atrai consumidores em potencial que realmente se interessam pelos seus produtos e serviços, gerando vendas.
Quando sua empresa cria conteúdo relevante que ajuda os leads a resolverem seus problemas, ela torna-se uma referência em um determinado assunto ou segmento.
Os principais benefícios do Inbound Marketing são:
- Alcançar o público certo;
- Criar um relacionamento mais próximo com os clientes;
- Diminuição dos custos com aquisição de novos clientes;
- Aumento do ticket médio;
- Mensuração de resultados em tempo real.
Estratégias de Inbound Marketing
Apenas conhecer as etapas da metodologia Inbound não é suficiente. É preciso saber quais estratégias podem ser usadas em cada uma das etapas.
Confira a seguir algumas das principais estratégias usadas no Inbound Marketing:
- Marketing de Conteúdo: É uma das principais estratégias. Atua em todas as etapas do Inbound Marketing, atraindo, convertendo e encantando clientes por meio de conteúdo relevante.
- Blog: O principal canal que uma empresa pode usar para disponibilizar seu conteúdo.
- SEO: Esta estratégia tem como objetivo otimizar seu site perante os buscadores, como o Google. O que torna possível que as pessoas encontrem mais facilmente seus conteúdos e o site da sua empresa, gerando assim um tráfego maior para os canais.
- Site: Assim como o blog que tem como objetivo “vender” o seu conteúdo, o site da sua empresa tem como objetivo vender seus serviços e produtos, tornando-se uma estratégia indispensável no Inbound.
- Landing Pages: Elas serão responsáveis pela conversão dos visitantes em leads, através de formulários e call to actions e uma boa oferta (oferta de conteúdo rico, não promocional, ainda).
- CRM: Através de um CRM você terá todas as informações sobre seus leads, como: quais materiais ele baixou, dados pessoais, histórico de interações e muito mais. Ele é uma ferramenta muito importante para qualificar seus leads em potenciais clientes reais.
- E-mail Marketing: Esta estratégia tem como principal objetivo nutrir seus leads, ajudando-os na sua jornada de compra através de conteúdos altamente personalizados em uma sequência de e-mails.
- Relacionamento: Não deixe que seus clientes esqueçam da sua marca após uma compra. Mantenha sempre o contato com eles por meio de conteúdos e mensagens, e crie um relacionamento ativo para que eles possam lembrar da sua marca e se tornarem divulgadores dela.
Depois dessa “aula” sobre Inbound Marketing você já está pronto para dar os primeiros passos na criação de uma estratégia para a sua empresa.
Mas, se você tiver ainda alguma dúvida, pode conversar com nossos consultores para te ajudar a pôr em prática essa estratégia.