fbpx
Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing e tudo que você precisa saber para dar os primeiros passos.

Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

O que é Inbound Marketing e tudo que você precisa saber para dar os primeiros passos.

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração, como também é conhecido, é uma estratégia focada em atrair, converter e encantar clientes. 

Diferente do marketing tradicional, que sempre foi baseado em interrupções para divulgar o seu produto, o Inbound Marketing cria uma conexão com o seu público-alvo por meio de Marketing de Conteúdo, SEO e estratégias em Redes Sociais.

Conheça, agora, mais sobre o Inbound Marketing e como as suas estratégias podem ser de grande utilidade para o seu negócio.

O que você vai ver nesse artigo:

O que é o Inbound Marketing?

Em tradução livre, Inbound Marketing significa Marketing de Atração. O que o difere do marketing tradicional é que no inbound, os clientes são atraídos até a sua empresa através do seu conteúdo, podendo tornar-se potenciais clientes e até promotores da sua marca.

As ações realizadas têm como objetivo atrair seu potencial cliente até o seu site, blog ou outro canal que esteja sendo utilizado na estratégia. Com isso, todo o trabalho de relacionamento ocorre através da criação de conteúdo personalizado e relevante para esse lead.

Com o crescimento das ferramentas de busca, redes sociais e blogs, diversas informações e trocas de experiência sobre produtos ou empresas ocorre na internet e faz com que as pessoas pesquisem muito antes de efetuar uma compra e decidir qual é o melhor momento para tomar uma decisão.

Por essa razão, o maior segredo dessa estratégia é criar o interesse no público através de conteúdo de qualidade, com ações que se conectam e que foquem nos principais objetivos, que são os resultados.

Etapas do Inbound Marketing

O processo do Inbound Marketing se divide em 4 etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento. 

Esse processo tem como objetivo levar o conteúdo certo para a pessoa certa, na hora certa. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre as etapas:

  • Atrair: A primeira etapa se resume em atrair pessoas qualificadas para os seus canais através de conteúdo relevante. 
  • Converter: Esta etapa consiste em converter os visitantes da página em potenciais clientes reais, transformando-os em leads.
  • Vender: Através da nutrição de leads, por meio de conteúdo relevante, fica mais fácil avaliar quem está no momento certo de fechar uma venda.
  • Encantar: O trabalho após a venda continua. O objetivo desta etapa é encantar os clientes para que eles se tornem promotores da sua marca e atraia cada vez mais pessoas interessadas em seu produto e/ou serviço.

Benefícios do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma máquina recorrente de atração de leads, que  atrai consumidores em potencial que realmente se interessam pelos seus produtos e serviços, gerando vendas. 

Quando sua empresa cria conteúdo relevante  que ajuda os leads a resolverem seus problemas, ela torna-se uma referência em um determinado assunto ou segmento.

Os principais benefícios do Inbound Marketing são:

  • Alcançar o público certo;
  • Criar um relacionamento mais próximo com os clientes;
  • Diminuição dos custos com aquisição de novos clientes;
  • Aumento do ticket médio;
  • Mensuração de resultados em tempo real.

Estratégias de Inbound Marketing

Apenas conhecer as etapas da metodologia Inbound não é suficiente. É preciso saber quais estratégias podem ser usadas em cada uma das etapas.

Confira a seguir algumas das principais estratégias usadas no Inbound Marketing:

  • Marketing de Conteúdo: É uma das principais estratégias. Atua em todas as etapas do Inbound Marketing, atraindo, convertendo e encantando clientes por meio de conteúdo relevante.
  • Blog: O principal canal que uma empresa pode usar para disponibilizar seu conteúdo.
  • SEO: Esta estratégia tem como objetivo otimizar seu site perante os buscadores, como o Google. O que torna possível que as pessoas encontrem mais facilmente seus conteúdos e o site da sua empresa, gerando assim um tráfego maior para os canais.
  • Site: Assim como o blog que tem como objetivo “vender” o seu conteúdo, o site da sua empresa tem como objetivo vender seus serviços e produtos, tornando-se uma estratégia indispensável no Inbound.
  • Landing Pages: Elas serão responsáveis pela conversão dos visitantes em leads, através de formulários e call to actions e uma boa oferta (oferta de conteúdo rico, não promocional, ainda).
  • CRM: Através de um CRM você terá todas as informações sobre seus leads, como: quais materiais ele baixou, dados pessoais, histórico de interações e muito mais. Ele é uma ferramenta muito importante para qualificar seus leads em potenciais clientes reais.
  • E-mail Marketing: Esta estratégia tem como principal objetivo nutrir seus leads, ajudando-os na sua jornada de compra através de conteúdos altamente personalizados em uma sequência de e-mails. 
  • Relacionamento: Não deixe que seus clientes esqueçam da sua marca após uma compra. Mantenha sempre o contato com eles por meio de conteúdos e mensagens, e crie um relacionamento ativo para que eles possam lembrar da sua marca e se tornarem divulgadores dela.

Depois dessa “aula” sobre Inbound Marketing você já está pronto para dar os primeiros passos na criação de uma estratégia para a sua empresa. 

Mas, se você tiver ainda alguma dúvida, pode conversar com nossos consultores para te ajudar a pôr em prática essa estratégia.

Agendar conversa com consultor

Inscreva-se em nosso blog

Receba primeiro nossos principais posts diretamente em seu email

Você também pode se interessar:

Fechar Menu