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Posicionamento de Marca

Posicionamento de marca: Ele pode virar a chave do seu negócio

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Giuliane Godoi
Giuliane Godoi

Posicionamento de marca: Ele pode virar a chave do seu negócio

Há quem pense que o mercado digital está saturado e que novas marcas que surgirem agora não terão vez em meio a tantas outras. Esse é um pensamento equivocado, e te dizemos o porquê: com um posicionamento de marca bem feito é possível ganhar uma posição significativa no mercado.

Porém, nem todo mundo sabe o que é o posicionamento de marca e, provavelmente, você está se perguntando: “como posicionar minha marca corretamente em meio a tantas outras ?”.

Neste artigo iremos te mostrar exatamente do que se trata o posicionamento de marca, o porquê você deve buscar ter um em sua empresa e muito mais.

Continue lendo para começar a destacar sua empresa no mercado!

O que é o posicionamento de marca

O posicionamento de marca nada mais é do que um conjunto de estratégias realizadas para que você consiga alcançar o lugar que deseja ocupar na vida dos seus clientes, e também, na mente deles.

Desta forma, sua marca passa a ser vista como referência em determinado segmento e seus diferenciais são destacados com sucesso.

É importante trabalhar estratégias de branding, comunicação e outros aspectos do marketing para garantir que sua marca fique na cabeça das pessoas. 

Por que ter um posicionamento de marca

Você provavelmente já entendeu o porquê de ter um posicionamento de marca. Mas vamos destacar alguns motivos para trabalhar ainda mais nisso. Confira:

  • Diferenciação: o marketing de diferenciação está cada vez mais em alta. Com ele é possível ganhar seguidores e clientes, justamente por se diferenciar de todo o resto das opções que existem no mercado;
  • Reconhecimento: ao ter posicionamento você automaticamente conquista reconhecimento. Isso é, ao olhar para uma imagem ou ver um produto, as pessoas já saberão de que se trata de algo feito pela sua marca;
  • Comunidade: o posicionamento de marca te ajuda a criar um senso de comunidade, e essa é uma das melhores maneiras de vender um produto ou serviço. Achar uma forma de chamar seus clientes, por exemplo, é uma boa estratégia para criar um senso de comunidade entre quem te acompanha.

Esses são alguns motivos para se ter um bom posicionamento de marca. Com o passar do tempo você verá apenas vantagens e irá agradecer esse post por virar essa chavinha na sua cabeça!

Vamos te mostrar agora um case de sucesso quando falamos de posicionamento de marca.

Quando o posicionamento de marca deu certo

Atualmente, grande parte das grandes empresas do mercado possuem um posicionamento de marca notório. Porém, algumas ainda conseguem se destacar mais do que outras.

Podemos dizer que um dos maiores cases de sucesso existentes atualmente é a Coca Cola. Ela está no mercado há mais de uma década e não está presente em apenas dois países ao redor de todo o mundo, mas sim em mais de 200!

Com todas as suas campanhas de marketing bem sucedidas, a empresa já é uma referência no ramo alimentício. Quer ver como isso é verdade?

Quando estamos comendo uma pizza ou um hambúrguer é praticamente obrigatório pedir uma Coca Cola gelada para acompanhar, não é mesmo? Com certeza você também já ouviu a frase “nossa, imagina uma Coca Cola geladinha agora…”.

O que vai te surpreender é: nada disso é por acaso! Tudo trata-se de um resultado do posicionamento de marca da empresa que levou muito tempo para ser feito.

Além disso, as cores da marca são pontos importantes: a combinação de vermelho e branco desperta o desejo do consumo.

Ela se posiciona como uma marca que pode estar presente nos melhores momentos das pessoas, sozinhas, com amigos ou família, e nenhuma outra marca tira isso dela.

Quer ver como fazer isso em sua marca? Confira o próximo tópico!

Como criar seu próprio case de sucesso

Ter um case de sucesso nada mais é do que fazer com que sua marca obtenha sucesso em algo e, neste caso, o sucesso está em criar um bom posicionamento com o passar do tempo.

Lembre-se que esse não é um processo linear e ele leva tempo.

  • Entender seu público: antes de mais nada, é essencial que você conheça as pessoas que te acompanham. É importante saber o que elas precisam e, principalmente, qual é a solução que você tem a oferecer para o problema delas;
  • Manifesto: é importante criar um manifesto da sua marca para deixar claro quais são seus valores, objetivos e percepções. Sendo assim, as pessoas que se identificam irão passar a segui-la também, criando um movimento positivo;
  • Humanização: colocar elementos humanos na sua estratégia de marca é uma forma de se comunicar ainda mais com as pessoas que a acompanham. Por isso, elementos como um atendimento personalizado, aparição de pessoas nas campanhas e linguagem acessível são excelentes para atrair mais pessoas;
  • Diferenciais: O marketing de diferenciação trata-se justamente de demonstrar quais características fazem com que sua marca seja diferente das demais. Diante disso, deve-se ter uma estratégia para destacar os diferenciais da sua marca em diferentes contextos.

Ter um bom posicionamento de marca não é tão simples assim! Mas com dedicação e conhecimento com certeza você terá uma maior facilidade de se conectar com o seu público e fazer com que sua marca fique na memória dele.

Então, não espere! Comece hoje a trabalhar na sua marca que os resultados logo virão.

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