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Marketing de Conteúdo: O que é, como fazer e os principais benefícios dessa estratégia

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Hayla Lourenço
Hayla Lourenço
Redatora do Blog

Marketing de Conteúdo: O que é, como fazer e os principais benefícios dessa estratégia

Uma coisa é fato, um dos maiores objetivos de uma empresa é ser relevante para seus clientes, se manter atualizada e ter visibilidade.  Dessa forma, o Marketing de Conteúdo passou a se tornar indispensável para quem quer se destacar em meio a concorrência.

Realizar ações baseadas nesse tipo de estratégia contribui muito para a obtenção de resultados e ajuda a gerar leads. Com isso, o seu negócio conquista novos clientes, aumenta as oportunidades e ainda valoriza a marca.

Embora alguns menosprezem  essa importante estratégia, a relevância de sua utilização se tornou ainda mais clara nos últimos anos. 

Sendo assim, no artigo de hoje a Agência Mais Ideias trouxe tudo o que você precisa saber sobre o Marketing de Conteúdo, como ele funciona e o que ele pode fazer por sua empresa.

O que é Marketing de Conteúdo?

Embora para muitos o Marketing de Conteúdo seja um conceito relativamente novo, a verdade é que essa é uma estratégia que surgiu há muito tempo atrás.

Alguns registros históricos trazem que ele começou a ser utilizado no ano de 1895 pela empresa norte-americana John Deere. Na época, o negócio que era referência no segmento de máquinas agrícolas decidiu realizar uma publicação em uma revista chamada “The Furrow”.

O grande diferencial, é que a empresa decidiu disponibilizar matérias relacionadas ao ramo da agricultura, vinculando o assunto tratado a seus produtos.

Com isso, os clientes passaram a descobrir necessidades que antes estavam escondidas. Assim, ao realizar esta ação diferenciada a empresa saiu à frente de seus concorrentes.

Tempos depois, outras empresas perceberam que a estratégia tinha sido eficiente em conquistar a confiança do público, e assim decidiram adotar o mesmo modelo 

Com isso, podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta usada dentro do Marketing Digital. Através dela, sua empresa pode criar engajamento com seu público-alvo, aumentar a captação de clientes e assim valorizar a sua marca.

Para fazer isto, é necessário criar estratégias e produzir um conteúdo que seja realmente relevante.

Ao fazer isso, você irá atrair a atenção de clientes em potencial, suprindo suas necessidades no momento em que ele mais precisa.

Na grande maioria das vezes, quando há a aplicação correta desse tipo de ferramenta, a informação produzida pela marca é capaz de despertar o desejo e atenção de seu público, mesmo que ele não tenha procurado por seu produto antes.

Para que serve o Marketing de Conteúdo?

Pode-se dizer que o principal objetivo do Marketing de Conteúdo é fazer com que uma empresa tenha autoridade em sua área de atuação.

Embora a aplicação desta técnica gera resultados expressivos que impactam diretamente no lucro de uma empresa, esse objetivo sempre fica em segundo plano.

A principal intenção aqui é criar uma relação com seu consumidor e conquistar a sua confiança. Assim, o seu produto só será oferecido após o seu relacionamento com o cliente estar bem estabelecido e consolidado.

Portanto, para resumir a estratégia podemos dizer que o Marketing de Conteúdo serve para que a empresa exponha uma necessidade em potencial para seu público. Dessa forma, depois do primeiro contato certamente esse mesmo cliente irá procurar por seus serviços.

Assim, entre os seus maiores propósitos estão posicionar a marca em meio aos seus concorrentes e fazer com que ela se torne referência no assunto. Além disso, a aplicação dessa estratégia permite encontrar e captar clientes em potencial e por fim gerar vendas através dela.

Principais benefícios do Marketing de Conteúdo

1. Aumenta o engajamento com a sua marca

Com o fenômeno da digitalização, um dos principais objetivos de uma marca é aumentar a sua relevância no mercado. Com isso, gerar engajamento com seu público através das redes sociais é considerado uma das formas mais eficientes de fazer com que o seu negócio seja visto.

Criar uma interação com seu público é algo essencial nos dias de hoje. Isso porque, através dessa estratégia o público se sente importante para marca, gerando uma identificação.

Dessa forma, no momento em que esse cliente ou alguém próximo dele precisar de algo relacionado ao seu segmento, muito provavelmente a sua marca será a primeira coisa que passará pela cabeça.

Mas não é só isso, depois de adquirir um produto, caso esse cliente se sinta verdadeiramente satisfeito, os efeitos de sua compra se tornam ainda mais importantes.

Mesmo que de forma inconsciente, ações assertivas fidelizam o cliente. Por isso, as chances de ele divulgar espontaneamente a sua empresa para seu grupo de convivência aumentam.

2. O Marketing de Conteúdo ajuda a aumentar o tráfego

Um dos principais meios de pesquisa utilizados hoje em dia é o Google. Caso esteja à procura de algum produto ou serviço, basta realizar uma busca rápida no site e você terá acesso a milhões de opções.

Ao produzir um conteúdo relevante sobre determinado assunto, você consegue atrair mais facilmente atenção e assim as chances de converter seu conteúdo em uma venda aumentam consideravelmente.

3. Reconhecimento da marca

Existe uma técnica chamada Brand Awareness, cujo objetivo é fazer com que as pessoas tenham uma percepção Positiva em relação a sua empresa.

Para que ela seja efetiva, o público precisa se familiarizar com o conteúdo que você oferece. Com isso, a chance de um cliente adquirir o seu produto ou serviço se torna muito maior.

4. Possui caráter educativo

Com Marketing de Conteúdo a sua empresa compartilha informações verdadeiras e de qualidade com seu público-alvo. 

Para que tenha um efeito positivo, a informação deve estar ligada ao serviço oferecido por sua empresa. Portanto, com essa ação o conhecimento de seus clientes sobre o assunto aumenta.

5. Aumenta a geração de Leads

Além de todas as vantagens citadas anteriormente relacionadas ao Marketing de Conteúdo ele também é capaz de gerar economia. Quando comparado ao marketing tradicional, esse tipo de estratégia gera três vezes mais leads e custa cerca de 62% menos.

Podemos dizer que o sucesso desse tipo de estratégia está relacionado diretamente a sua capacidade de gerar benefícios para ambos os lados. Isso porque através dele é possível disponibilizar e-books e demais materiais que possam ser interessantes para um determinado público.

Para atingir o objetivo, o cliente deve preencher um questionário com  informações pessoais que sejam úteis para as empresa. Tais dados serão úteis para estabelecer um contato com o cliente no futuro.

Em troca, você oferece materiais que sejam pertinentes e relevantes de alguma forma para essa pessoa. Assim fica mais fácil entender qual é a atual posição do cliente em relação ao seu produto, impulsionando assim a geração de leads.

6. Reduz os gastos com a aquisição de clientes

Todos os anos as empresas gastam milhões de reais para adquirir o número maior de clientes. Entretanto, a partir da utilização do Marketing de Conteúdo os valores dispensados para este fim diminuem significativamente.

Isso acontece pois, ao apostar neste tipo de estratégia você diminui a quantia que é gasta no pagamento de mídias que não são gratuitas. 

Assim, devido ao conteúdo postado o cliente já se informa previamente acerca dos principais pontos sobre o seu produto, fazendo com que a sua satisfação com o serviço prestado seja ainda maior.

7. Aumento do Lifetime Value (LTV)

O Lifetime Value corresponde ao valor gasto na compra dos serviços oferecidos pela sua empresa por cada cliente .

Embora seja muito importante conquistar novos clientes, manter os antigos se torna ainda mais relevante. Além de se tratar de alguém que já conhece o seu produto, os custos da sua empresa para mantê-los são bem menores.

Portanto, é extremamente importante investir no pós-venda através de conteúdos. Assim, caso o cliente se sinta verdadeiramente satisfeito poderá voltar a adquirir os seus serviços.

Como colocar essa estratégia em prática? 

Para colocar o Marketing de Conteúdo em prática da forma correta e conseguir obter os resultados é preciso seguir alguns passos importantes como:

  • Planejamento
  • Elaboração da persona
  • Criação do conteúdo
  • Distribuição
  • Mensuração dos resultados 

A seguir, veremos mais detalhadamente como funcionam cada uma dessas etapas. Confira.

Planejamento do Marketing de Conteúdo

No universo do Marketing de Conteúdo, existem centenas de ferramentas e possibilidades úteis. No entanto, é preciso escolher as que melhor se encaixam em seus objetivos.

É preciso decidir as principais metas que devem ser alcançadas. Além disso, estabelecer as funções de cada colaborador e o que será feito para se obter os resultados esperados também é preciso.

Caso o seu gestor não conheça a ferramenta, será necessário explicar a importância e o passo a passo de suas estratégias. Nesta situação, usar materiais de apoio e exemplos podem ser uma boa opção.

Elaboração de Persona 

Para definir quem você deseja atingir com o seu conteúdo é preciso saber ao certo a diferença entre persona e público-alvo.

É necessário entender o seu perfil e descobrir quais assuntos podem ser relevantes para aquela identidade em questão.

Assim, uma pesquisa rápida é feita. Ela deve focar quais os principais gostos e problemas daquele indivíduo. 

Com isso, fica muito mais fácil entender qual é a sua necessidade e como os seus serviços podem contribuir para tornar a vida dele mais fácil.

Criação do conteúdo 

Para que a estratégia seja realmente eficiente não basta somente postar conteúdo repetitivo. É preciso produzir informações em diferentes formatos a fim de conquistar uma maior atenção de seus clientes. 

Com isso, fazer um planejamento bem estruturado das pautas que serão abordadas, e definir a maneira como os seus produtos serão relacionados é algo essencial.

Distribuição

Definir de que maneira o conteúdo vai ser disponibilizado também é outro passo extremamente importante. 

O uso de ferramentas como blogs associados a sites, e-mails, redes sociais e e-books são uma excelente forma de colocar o Marketing de Conteúdo em prática. 

Mensuração dos resultados obtidos através do Marketing de Conteúdo

Nos dias de hoje existem uma série de métricas úteis para mensurar os resultados obtidos.

Uma de suas funções é conseguir trazer informações como a quantidade de pessoas que estão acessando o seu conteúdo. 

Além disso, através deles você pode obter dados acerca do engajamento e assim verificar se as suas estratégias estão sendo eficientes ou não. 

Quais são os principais erros cometidos pelas empresas ao usar o Marketing de Conteúdo? 

O leque de possibilidades e os resultados obtidos através do Marketing de Conteúdo é algo realmente gigantesco. 

Outro ponto é que embora seja muito efetivo, alguns erros fatais comprometem para sempre a imagem do seu negócio. 

Portanto, se você quer passar longe dos efeitos negativos do mau uso dessa estratégia, nada melhor do que observar os erros que outras empresas já cometeram. A seguir, listamos os principais:

Não diversificar assuntos

Para cativar a audiência de seu público é preciso trazer assuntos diversificados dentro de um nicho específico, de acordo com a relevância que ele possui para a sua persona.

Por esse motivo, é preciso sempre pensar que o conteúdo produzido é para atingir outras pessoas e não você. Portanto, sempre opte por superar as expectativas da sua audiência em relação ao que ela gostaria de consumir.

Não segmentar o conteúdo

Para que a sua estratégia de Marketing de Conteúdo produza os resultados esperados é necessário definir um nicho específico.

Não adianta querer escrever sobre esportes se o seu público alvo se interessa por assuntos relacionados a investimentos, por exemplo.

Prezar pela quantidade e não pela qualidade

Como já dissemos anteriormente, para usar essa estratégia de forma eficiente é preciso ter planejamento.

Produzir conteúdo de forma aleatória somente para ter quantidade não gera engajamento, sendo literalmente uma perda de tempo.

Sendo assim, realizar postagens com menor frequência durante a semana, mas que sejam muito bem pensadas trás muito mais resultados.

Não ignore o que o Marketing de Conteúdo pode fazer por você

Existem algumas empresas que ainda acham que o Marketing de Conteúdo é apenas uma publicidade. Porém, ao longo desse artigo é possível perceber a profundidade do assunto.

Se usado corretamente, ele permite fazer com que o cliente entenda a real necessidade de seus serviços no dia a dia dele.

Sendo assim, mais do que vendas, o uso dessa estratégia permite criar uma consolidação da sua empresa no mercado.

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