A nova era digital e a internet já fazem parte da vida das pessoas e com isso o marketing digital vem se destacando cada vez mais. Mas afinal o que é o marketing digital?
O Marketing digital é um conjunto de estratégias para divulgar seu produto ou marca através das mídias digitais, uma maneira de se comunicar e se relacionar diretamente com seu público-alvo.
Podemos destacar algumas estratégias, como o inbound marketing, marketing de conteúdo, SEO, entre outras.
Vantagens do Marketing Digital
Além do baixo custo, existem diversas vantagens em se investir em uma estratégia digital, confira algumas:
Interação com seu público
O marketing digital é cada vez mais utilizado em relação aos meios tradicionais de marketing, principalmente o offline. E você sabe por quê? Ele possibilita a interação com seu usuário fazendo com que as marcas se aproximem de seus clientes e potenciais clientes. Com poucos clicks os usuários podem opinar, indicar, interagir ou comprar.
O foco agora não está mais diretamente ao produto e sim na experiência do usuário.
Análise e Mensuração
Até a chegada dessa era digital era muito difícil analisar uma campanha e saber se ela realmente foi efetiva.
Mas com o Marketing Digital é possível saber tudo! Para isso existem diversas métricas que colocadas à disposição pelas redes sociais, pelas plataformas de anúncios (como o Facebook Ads e o Google Adwords) e pelos softwares de análise de dados (como o Google Analytics).
Direcionamento
Você deve estar pensando o seguinte: “Nossa, posso atingir o máximo de pessoas possíveis agora!”
Sim, isso realmente é muito bom. Mas uma das grandes vantagens do Marketing Digital não é apenas atingir o máximo de pessoas pessoas e sim poder direcionar e atrair as pessoas certas para seu negócio.
Novas oportunidades
Quer mais? Além de tudo isso, a internet ajudou a encurtar as distâncias entre empresa e consumidor.
Assim, os consumidores podem conhecer melhor as empresas com que eles se identificam, e as empresas podem atingir os consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo, gerando assim novas oportunidade de negócio.
Como fazer Marketing Digital?
Antes de mais nada para criar uma boa estratégia é preciso começar estabelecendo quais são seus objetivos, e para alcançá-los é preciso planejar diferentes tipos de ações.
Mas aí você se pergunta: “Com essa infinidade de possibilidades que a internet nos dá, como eu posso saber qual a estratégia ideal para meu negócio?”
Apesar do grande número de possibilidades, existem aquelas estratégias que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas: Email Marketing; Redes Sociais; Otimização de Conversão – CRO; Marketing de Conteúdo, entre outras.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o marketing digital, e sabe o quanto ele é importante para seu negócio, porque não começar a pôr em prática?
Ainda está na dúvida de como começar?
Não se preocupe, podemos te ajudar! Nosso time de especialistas em Marketing Digital pode fazer uma avaliação do seu negócio e propor as estratégias ideais para ele.
E aí, vamos começar?