O que é Marketing de Relacionamento e como aplicar na sua empresa

Hayla Lourenço
Hayla Lourenço
Redatora do Blog

O que é Marketing de Relacionamento e como aplicar na sua empresa

Nos dias de hoje, grande parte do sucesso de uma empresa está diretamente ligada à relação que a mesma possui com o seu cliente. Com isso, investir no Marketing de Relacionamento pode ser uma ótima estratégia para obter resultados ainda mais expressivos nas vendas.

Por meio de ações assertivas, é possível fazer com que a sua empresa crie autoridade no mercado em que atua, além de possibilitar a fidelização do mesmo. 

Sendo assim, entender sobre como a estratégia funciona e de que forma ela pode te ajudar a melhorar a relação da sua marca com o cliente é essencial para se manter estável no mercado.

Com isso, preparamos um conteúdo completo sobre o que é o Marketing de Relacionamento e de que maneira ele pode ser aplicado em sua empresa.

Marketing de Relacionamento x Marketing Tradicional

É importante entender que ambos conceitos são diferentes um do outro. O Marketing de Relacionamento tem como principal foco estabelecer uma boa comunicação e relacionamento com o público.

Já o Marketing Tradicional tem como função influenciar o público através da apresentação de um serviço ou produto, fazendo com que ele tome uma decisão.

O que é Marketing de Relacionamento?

Podemos dizer que o Marketing de Relacionamento é uma estratégia. Seu objetivo é justamente construir uma boa relação com o público, fazendo com que este permaneça fiel a marca. 

Através da realização de ações que o utilizam como base é possível fazer com que a empresa crie autoridade no mercado em que atua, fidelize clientes e, ainda, impacte diretamente no tempo de vida e também no faturamento da empresa.

Assim, podemos dizer que a sua função é justamente permitir que haja uma aproximação entre a marca e o cliente. A partir de então, o consumidor se identifica com a empresa, o que o leva a se tornar um fã da mesma.

Para que a estratégia de Marketing de Relacionamento seja aplicada da maneira certa, é preciso que uma série de estágios sejam levados em consideração, incluindo desde a produção de um item, até o pós-venda do mesmo.

Portanto, podemos concluir que neste caso, o grande foco de sua aplicação é fazer com que o cliente seja fidelizado a partir da utilização das técnicas corretas.

Com isso, uma relação de confiança é estabelecida, fazendo com que o consumidor se torne um cliente fiel. Isso fará com que ele volte a comprar novamente e ainda divulgue a marca para o seu círculo de convivência.

Para que serve o Marketing de Relacionamento?

Como pudemos ver, a aplicação do Marketing de Relacionamento tem um objetivo muito mais profundo do que apenas aumentar a porcentagem de lucro no final do mês. 

O seu grande intuito é fazer com que os clientes se tornem fãs, não só do produto, mas sim da marca. Porém, para alcançar este feito é preciso oferecer produtos e vantagens exclusivas ao seu cliente.

Dessa forma, há a possibilidade de criar uma relação contínua e personalizada com cada um de seus consumidores. 

Além disso, é importante lembrar que todas essas ações podem ser utilizadas independente do seu segmento de atuação. Elas servem tanto para permitir que os seus clientes voltem a consumir o seu produto ou até mesmo substituir um serviço básico por alguma solução mais avançada oferecida pela sua marca.

Mas os benefícios do uso do Marketing de Relacionamento não param por aí. Através dele é possível prestar a seus clientes um atendimento mais ágil e eficiente.

Tudo isso contribui positivamente para que o seu público conheça melhor os produtos e serviços oferecidos por sua empresa. Com isso, a valorização da sua marca ocorre de maneira mais rápida e simples.

Outro fator importante permitido através do emprego do Marketing de Conteúdo é que ele permite que a sua empresa tenha acesso direto ao feedback de seus clientes. 

Essa avaliação se torna uma ferramenta muito preciosa, uma vez que contribui para ações de melhoria no oferecimento de suas empresas e também ajuda a chamar a atenção de outros clientes para a sua marca.

Por que é importante manter o relacionamento?

Como bem sabemos, não há um segredo mágico que fará com que a sua empresa passe a render bons frutos. O que existe é uma série de estratégias, que quando empregadas da maneira certa, fazem com que os resultados se tornem visíveis.

Portanto, é muito importante entender que o Marketing de Relacionamento possui uma abordagem que quando empregada junto com outras estratégias, formam a verdadeira fórmula para o sucesso.

Tal fato pode ser observado principalmente em situações onde o cliente adquire um produto e ainda realiza a divulgação de sua marca para seu círculo social, aumentando  assim o número de pessoas atingidas pela sua empresa.

Com isso, podemos afirmar que investir em ações que facilitem a relação com o cliente e o coloque como protagonista é essencial para que o seu negócio se mantenha ativo por muitos e muitos anos.

Quais os benefícios de utilizar o Marketing de Relacionamento?

Como vimos ao longo deste artigo, o Marketing de Relacionamento tem o poder de impactar diretamente a sua empresa. No entanto, os benefícios de sua utilização vão bem além do que já citamos aqui. Confira a seguir:

1. Aumento do LTV

O LTV (Lifetime Value) é uma métrica que ajuda a entender a importância de se manter um relacionamento duradouro com o cliente. 

Isso possibilita a entrega de um valor ainda maior do que o que foi gasto na aquisição de um produto.

Com isso, o uso das estratégias do Marketing de Relacionamento permite ampliar o ciclo de vida do cliente em relação a marca, através de novas compras e da conquista de um LTV cada vez mais alto.

2. Redução nos gastos com marketing e anúncios

Conquistar novos clientes é sempre bom, porém manter os antigos e fiéis é fundamental. Sendo assim, manter uma relação contínua com os seus consumidores contribui diretamente para a redução nos gastos com marketing e anúncios.

Isso acontece principalmente pelo fato de que é comum que os clientes compartilhem sua experiência com a marca, influenciando outras pessoas a comprarem. 

Assim, há um impulsionamento orgânico nas vendas, reduzindo a necessidade de pagar pela veiculação de anúncios nas mídias.

3. Maior alinhamento da comunicação em torno do cliente

Para que o Marketing de Relacionamento produza os efeitos esperados, é preciso que toda a equipe responsável desde a produção, até o pós-venda trabalhe de maneira organizada e alinhada.

Assim, um time alinhado será capaz de proporcionar uma experiência única para o cliente, trazendo satisfação a médio e longo prazo.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento?

Agora que você já sabe detalhadamente o que é o Marketing de Relacionamento e para que ele serve, é chegado o momento de entender como a sua aplicação pode ser feita na prática.

Existe uma série de formas que possibilitam a sua utilização, usando principalmente o meio digital. Tal fato possibilita um relacionamento ainda mais próximo com o cliente.

Para fazer uso dessa estratégia é possível ainda contar com outros tipos de metodologias, como é o caso do Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo

Além disso, outros canais como é o caso do blog, das redes sociais e e-mail, também podem ser aproveitados a fim de estreitar as relações com o seu público-alvo.

Confira algumas dicas de estratégias de Marketing de Relacionamento para aplicar na sua empresa.

1. Analise os dados do seu cliente

Para saber quais medidas tomar, primeiro deve-se fazer uma análise profunda dos dados de seus clientes. Entre as informações, é válido estudar o histórico dos mesmos, assim como alguns dados demográficos.

A partir disso você conseguirá entender melhor qual é o perfil do seu consumidor, o que ele deseja comprar e qual é a melhor forma de manterem um relacionamento duradouro.

Outro ponto importante é identificar qual é o motivo dos seus clientes voltarem a adquirir um produto da marca. Pode ser em decorrência do preço, entrega rápida, qualidade, entre outras opções. Portanto, fique sempre de olho nas avaliações.

Com essas informações em mãos será possível então desenvolver um plano de Marketing de Relacionamento que seja realmente efetivo.

2. Conheça seu público e monte o perfil ideal de cliente

Uma vez que a primeira etapa foi concluída, é chegada a hora de segmentar os seus leads e a partir disso pensar em estratégias exclusivas para cada grupo.

Uma vez que cada cliente possui suas próprias preferências, é preciso que você realmente conheça o seu público. É a partir daí que serão criadas as personas da sua empresa. 

Sendo assim, é preciso focar em ações que realmente sejam interessantes e atrativas para os perfis que constituem a sua principal audiência. Somente dessa forma os clientes conseguirão entender de que forma o seu produto o beneficia.

3. E-mail Marketing

Uma vez que possui grande capacidade de personalização, o E-mail Marketing é considerado como uma das formas mais eficientes de se estabelecer uma relação com o cliente.

Por meio dele você pode:

  • Melhorar a relação com o consumidor
  • Parabenizá-lo em datas importantes, mostrando que a sua empresa se preocupa com o cliente
  • Disponibilizar conteúdos que sejam do interesse daquela pessoa
  • Fazer o envio de campanhas realizadas pela empresa
  • Oferecer promoções, bônus, descontos e brindes exclusivos
  • Realizar pesquisas de satisfação ou qualquer outro tipo de ação pós-venda
  • Oferecer novos produtos

4. Redes Sociais

Caso sejam bem utilizadas, as redes sociais têm o poder de aproximar ainda mais a marca de seu cliente. Estar presente e ativo nas principais mídias é um passo básico para quem deseja obter resultados através do Marketing de Relacionamento.

Além de permitirem uma comunicação eficiente em um curto prazo, esses canais permitem que a empresa entre em contato e conquiste outros perfis de público.

Elas podem ser usadas de diferentes formas, permitindo que haja a produção e publicação de um conteúdo. 

Para que este provoque o efeito desejado é sempre importante que essa publicação seja personalizada, de modo a fazer com que os seus clientes se sintam únicos, gerando o engajamento esperado.

5. Automação de Marketing

Através dessa estratégia é possível automatizar e criar uma estrutura que possibilite o envio de e-mails, para o chamado fluxo de relacionamento. 

A partir da Automação de Marketing há o envio de conteúdos alinhados com o perfil de cada consumidor, ajudando por exemplo, a sanar dúvidas por meio do canal de comunicação de sua preferência.

6. Programas de Fidelidade

Oferecer benefícios para o cliente pode ser uma excelente forma de fazer com que o público dê preferência para a sua marca ao invés do concorrente.

Sendo assim, o uso de programas de fidelidade pode ser uma ótima forma de fidelizar um cliente. Neste caso, é importante lembrar que as vantagens oferecidas podem estar relacionadas direta ou indiretamente com o produto ou serviço oferecido pela sua marca.

7. CRM

O uso do CRM em conjunto com o processo de automação dos contatos podem ser considerados como uma ótima estratégia de Marketing de Relacionamento.

Além de facilitar o registro, acompanhamento e todas as demais informações de cada cliente, o uso dessas ferramentas permite ao empresário entender quais são as preferências de cada público.

Dessa forma, fica muito mais fácil solucionar possíveis problemas que possam aparecer durante o processo de vendas.

Marketing de Relacionamento e Customer Success 

Combinar o uso dessas duas estratégias pode ser considerada como a solução perfeita. Uma vez que o Customer Success (CS) requer o estabelecimento de um contato contínuo com o cliente, o Marketing de Relacionamento irá ser capaz de fornecer os conteúdos necessários para que essa aproximação seja permitida.

Além do mais, o CS também conseguirá fornecer informações preciosas para que conteúdos relevantes sejam criados para o seu público alvo.

Avalie os seus resultados

Além das métricas disponíveis em cada um dos canais utilizados, é preciso também sempre estar atento aos feedbacks. 

A partir deles, é possível obter as principais informações acerca de seus clientes, assim como pontos que podem ser melhorados em seu negócio.

Vale a pena investir em Marketing de Relacionamento?

Com toda a certeza! Investir em um Marketing de Relacionamento eficiente é essencial para que você possa conquistar a preferência de um cliente. 

Como já dissemos anteriormente, o seu objetivo é fazer com que o consumidor se torne fã de sua marca. 

Ações assertivas podem ser o elemento chave na hora de o cliente decidir efetuar a compra ou não, e um bom relacionamento com a empresa possui grande peso nesse momento.

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