Você já deve ter visto ou escutado a frase “quem é visto é lembrado”. Em uma época em que quase tudo é obtido através de uma pesquisa rápida na internet, entender porque ter um blog é algo essencial para gerar resultados para a sua empresa.
Com o advento da internet, muitas pessoas enxergaram na ferramenta a oportunidade de gerar conteúdo e disponibilizar informação para um determinado grupo de pessoas. Assim, os anos foram se passando e os chamados blogueiros foram aperfeiçoando a forma de divulgar seu nicho através de textos e vídeos.
No entanto, com a migração de empresas para o espaço digital, os blogs deixaram de ser um hobby e passaram a ser vistos de outra forma. Através do Marketing Digital, os artigos se tornaram uma forma interessante e eficiente de publicidade.
Sendo assim, a Agência Mais Ideias trouxe esse conteúdo detalhado onde explicaremos porque ter um blog pode ser o que faltava para que a sua empresa alcance resultados cada vez mais satisfatórios.
O que é um blog?
O blog é uma página da internet que tem o objetivo de apresentar conteúdo relevante sobre um determinado tema. Independente do nicho, a produção do material pode ser feita por usuários comuns ou por uma empresa.
Originalmente, o foco dessa ferramenta era que seu funcionamento fosse semelhante a um diário. Lá, as pessoas contavam sobre o seu dia a dia, profissão e outros assuntos como moda e música.
Porém, com o passar do tempo e com a evolução das estratégias de marketing, esse espaço passou a ser utilizado de outra maneira.
De certa forma, podemos dizer que o surgimento das redes sociais foram um divisor para o público que busca conteúdo na web. A partir disso esses sites passaram a ser utilizados por um público mais seleto e que buscavam por conteúdos mais embasados.
Assim, os blogs deixaram de ser apenas um hobby e passaram a funcionar como uma porta para captação destes clientes em busca de conteúdo de qualidade.
Dito isso, fazer da sua marca uma fonte de informações com credibilidade e geradora de conteúdos pertinentes ao seu público-alvo pode ser uma jogada de mestre.
Por que ter um blog?
Diversas empresas que conseguiram enxergar essa plataforma web como uma ferramenta para o desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo obtiveram resultados extremamente vantajosos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Content Trends (2016), 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em blog por acreditarem que essa seja uma boa estratégia.
Esses conteúdos são postados periodicamente em uma página vinculada do próprio site da empresa, podendo ser acessada através de um menu.
Alguns dados da Content Trends (2016) demonstraram essa eficiência. A pesquisa mostra que as empresas que utilizam essa prática aumentam em 3,7 vezes o número de visitas ao seu site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.
Assim, a criação de uma plataforma web pode representar um upgrade em termos de relevância no segmento de mercado. Com isso, a sua empresa tem a possibilidade de se tornar referência para os demais.
Porque ter um blog vai ajudar a sua empresa a alcançar resultados
Dar mais destaque para a sua empresa e atingir mais pessoas através de post em um blog é possível. Tudo isso é capaz de gerar resultados incríveis através da informação e da propagação de um conteúdo em canais e veículos de comunicação corretos.
Portanto, a seguir vamos apresentar alguns fatores que te levarão a reflexão. Isso porque vamos tocar em pontos estratégicos que se modificados podem trazer resultados positivos para a sua empresa. Confira:
Visibilidade
Você passará a entregar ao seu público informações úteis, gerando valor e agregando credibilidade a sua marca. Com isso, a sua imagem não se resumirá ao processo de troca com o cliente.
É preciso ter consciência de como agregar valor ao seu público alvo. Para chegar a essa conclusão, é preciso ter consciência da relevância da informação que você deseja transmitir.
Para que esse conteúdo chegue ao receptor correto existem ferramentas que proporcionam um alcance maior e direcionado ao público que deseja atingir. Entre elas estão: Google AdWords, Facebook Ads, Instagram Ads e outros.
Assim, o blog favorece o acesso orgânico, pois a informação estará disponível a qualquer momento na plataforma. Com isso, além de ser vista mais facilmente a sua marca se torna uma fonte de informação confiável.
Custo
O custo para criação de um blog é muito variável. Isso porque ele pode ser totalmente gratuito desde que você se proponha a fazê-lo ou ter um custo mais elevado caso opte por contratar o serviço de terceiros.
Caso você possua um baixo orçamento e ainda assim queira se beneficiar dos pontos positivos de ter um blog, indicamos que comece aos poucos. Na internet é possível encontrar ferramentas gratuitas que auxiliam na criação e desenvolvimento de sites.
Todo o processo é bem intuitivo, o que proporciona fácil edição e programação da página. Isso permite que alimentar e organizar o conteúdo seja muito mais simples.
Caso sua empresa opte por associar este blog a um site organizacional já existente o processo é ainda mais simples. Neste caso, a busca orgânica já é suficiente para que as informações postadas no blog cheguem até seu público.
Em casos onde o blog é a única ou primeira estratégia de marketing de relacionamento adotada, alguns custos pequenos são gerados. Isso porque a informação deve ser segmentada e propagada na web usando ferramentas pagas.
Seguidores
Quando você gera conteúdos e informações relevantes, consequentemente irá notar o aumento no número de clientes e seguidores nas redes sociais.
As pessoas estão sempre em busca de informação relevante e de qualidade. Com isso, se a sua marca se propõe a ser uma fonte de pesquisa séria e competente.
Assim, o engajamento e fidelização de um cliente se torna apenas uma consequência de seu investimento.
Fontes de renda
O aumento do número de clientes e seguidores já faz do blog um negócio vantajoso. Esses ganhos são ainda mais expressivos quando consideramos o custo-benefício do processo.
Entretanto, é importante saber que existem ainda outras possibilidades de gerar renda. Um bom exemplo disso são os anúncios publicitários.
Essas ferramentas permitem apresentar produtos/serviços de empresas terceiras, relacionadas ao seu público usando o Google AdSense ou publieditoriais. Eles permitem indicar o consumo daquele serviço a partir do relato da sua experiência mostrando a relevância daquele produto/serviço ao seu público eticamente.
Relacionamento
Esse é um dos fatores de maior importância tratando-se do marketing de conteúdo. Através do relacionamento com o cliente é possível fidelizar e integrar o cliente a sua marca.
Fazer com que o público se sinta representado por sua empresa é muito importante. Com isso, o blog será um meio facilitador para que haja troca de experiências e envolvimento dos clientes com a marca.
Assim, o público cria um elo mais intimista e acessível com sua marca. Tudo isso gera maior satisfação e aumenta o nível de confiança na sua marca.
Quais são as desvantagens do blog
Embora criar um blog possa ser extremamente vantajoso, essa ferramenta também apresenta o seu lado negativo.
Devido às vantagens que citamos acima, muitas pessoas enxergaram nessa ferramenta uma oportunidade. Tal fato gerou grande concorrência.
Porém, a boa notícia é que essa situação pode ser facilmente contornada. Para isso, basta investir em conteúdos de qualidade e que sejam relevantes para o seu público alvo.
Outro ponto negativo que o blog pode apresentar é a desatualização. Sendo assim, se você se propõe a utilizar esta ferramenta, deve mantê-la atualizada, com postagens lineares e periódicas.
Apesar disso, o blog agrega credibilidade para sua empresa, gera confiança no público e ainda melhora o posicionamento na busca orgânica do Google. Sendo assim, é possível contornar as desvantagens usando estratégias inteligentes.
Portanto, o segredo para vencer as barreiras impostas por essas limitações é ser original. Assim você se destaca e ainda gera resultados positivos para alavancar o seu negócio.
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