Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais

Marketing de Conteúdo nas redes sociais

Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

Marketing de Conteúdo nas redes sociais

Com a grande popularidade das redes sociais nos dias atuais, a presença das marcas nessas redes tornou-se fundamental. Por essa razão, ter uma estratégia de marketing de conteúdo nas redes nos dias de hoje é o que pode impulsionar o seu negócio. Para alcançar esse objetivo é preciso além de presença, ter o que oferecer para sua audiência.  

O marketing de conteúdo é a principal ferramenta para atrair e nutrir os seus leads, e é através dele que você se torna autoridade em seu nicho e conquista novos clientes.

Mas, como fazer o Marketing de Conteúdo nas redes sociais corretamente para obter os resultados desejados?

Confira a seguir algumas dicas para você colocar em prática esta estratégia nas redes sociais.

Vamos abordar os tópicos a seguir neste texto.

Por que o Marketing de Conteúdo é importante?

Na era digital, de nada adianta ficar apenas falando sobre o produto. Seu público-alvo precisa de informações, e o principal: precisa sentir que realmente precisa dele, e tudo isso pode ser feito através do marketing de conteúdo .

É preciso criar uma conexão com seus seguidores, produzir conteúdo que realmente seja relevante e útil, e claro, oferecer o produto como solução para o problema apresentado.

Tudo isso parece simples à primeira vista, mas o marketing de conteúdo nas redes sociais precisa ser bem planejado para que realmente seja eficaz.

O que não pode faltar em seu planejamento de conteúdo

1. Conhecer sua persona

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que, o principal objetivo do marketing de conteúdo é fazer com que seu público-alvo chegue até o seu perfil e faça toda a jornada pelo funil até efetuar uma compra. Para isso, você precisa conhecer essa pessoa.

No marketing digital, as pessoas que você atrai para seu perfil e que se interessam pelo seu conteúdo são conhecidas como “persona”. É importante conhecer bem sua persona para conseguir criar um conteúdo que realmente seja atrativo para ela.

Ao definir sua persona, você tem acesso a informações como: idade, sexo, formação, profissão, hobbies e principais interesses. Com esse conhecimento em mãos o conteúdo criado foca exatamente no que é preciso e gera mais conversões.

2. Ter uma identidade visual

Com a ampla popularidade da internet nos dias atuais, para conquistar seus clientes com seu conteúdo é preciso ter uma marca que se diferencie das demais.

É importante criar uma boa identidade visual, focando na paleta de cores e nos elementos visuais para criar uma marca que seja lembrada pelos seus clientes, para que eles olhem para o conteúdo criado e se lembrem da sua marca.

Mas, esse trabalho não pode ser feito de qualquer forma. É necessário criar uma identidade que passe a imagem que a sua marca quer demonstrar, algo simples que possa ficar marcado na mente dos seus clientes.

3. Criar  uma estratégia de influência

Os influenciadores estão cada vez mais em alta nas redes sociais e são de grande importância, então porque  não unir sua estratégia de conteúdo com alguém que esteja relacionado ao nicho?

Antes de escolher um bom influenciador para ajudar na divulgação do seu trabalho, você precisa analisar os seguintes itens:

  •  Influência: este influenciador realmente influencia sua audiência? As pessoas confiam nele e compram o que ele indica?
  • Comunidade: esta pessoa criou um senso de comunidade com seus seguidores?
  • Métricas: Analise os resultados que esse influenciador já entregou para outros clientes. Analisar a taxa de engajamento já é um bom começo.
  • Nicho: O influenciador passa o mesmo propósito que a sua marca ou está alinhado com o seu nicho?
  • Qualidade do conteúdo: confira a qualidade do conteúdo produzido por ele. 

A quantidade de seguidores ainda é importante, mas nos dias de hoje eles podem até mesmo ser comprados. Por isso, é importante focar nos itens citados acima e escolher um bom influenciador.

Essa parceria vai aumentar a quantidade de pessoas que chegam até o seu perfil de forma orgânica.

4. Programar suas postagens

Após ter em mãos sua persona definida, é hora de começar a programar as postagens. Não é legal criar postagens aleatórias e sem uma real conexão entre si. Lembre-se sempre da necessidade do planejamento no marketing de conteúdo.

Crie uma linha editorial e foque na produção de conteúdo de qualidade para sua audiência. Após criar todo o planejamento e deixar as postagens preparadas com antecedência, agende-as para evitar possíveis imprevistos.

O conteúdo planejado deve ser parte de todo funil de vendas, então é necessário produzir conteúdo compartilhável (topo de funil), conteúdo que aborde o problema da sua persona (meio de funil) e, por fim, oferecer a solução para o problema (fundo de funil).

O recomendável é que sejam preparados pelo menos uma semana de posts e deixá-los agendados, como estratégia e planejamento para que seu conteúdo esteja interligado.

Desenvolver marketing para as redes sociais pode parecer algo difícil e complexo de fazer, mas é importante sempre se lembrar do que todo esse trabalho pode proporcionar ao seu negócio.

Através do marketing de conteúdo, o tráfego orgânico cresce de forma considerável e as vendas também aumentam, pois o produto apresentado é exatamente aquele que o público está em busca para solucionar um problema.

O marketing de conteúdo pode atrair novos clientes, educar seu mercado, gerar autoridade para sua marca e ainda reduzir seus custos. Portanto, não deixe de incluí-lo na estratégia de marketing da sua empresa. 

Quer aprender mais sobre marketing nas redes sociais? Então confira esse conteúdo: Como usar as redes sociais a favor da sua empresa

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