Nesse artigo você irá encontrar os principais termos de Marketing Digital que ainda geram dúvidas não só para quem está começando como também para os mais experientes, e ainda, vamos abordar o seu funcionamento e como aprender a utilizá-los. Vamos lá?!
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Se tratando da esfera digital, tudo que ela aborda é mensurável. Sendo assim, não importa a estratégia escolhida, há sempre uma quantidade de dados que pode ser recolhida, analisada e utilizada para realizar ajustes e melhorar os resultados de um negócio. E sem dúvidas, essa é uma das maiores vantagens de se fazer Marketing Digital.
Os indicadores e as métricas são extremamente valiosos para a sua empresa e podem variar dependendo do seu objetivo e do tipo de negócio. Eles possuem o mesmo objetivo, o qual é atingir os resultados e metas estabelecidas no plano estratégico da empresa. Porém, a diferença entre eles é o posicionamento que cada um ocupa perante a tomada de decisões na organização. Enquanto as métricas estão em um nível operacional, os indicadores estão em um nível tático.
O BPM CBOK (Business Process Management Commom Body Of Knowledge, em português, Corpo Comum de Conhecimentos em Gerenciamento de Processos de Negócios) define métricas e indicadores da seguinte maneira:
- Métrica: “É uma extrapolação de medidas, isto é, uma conclusão com base em dados finitos.”
Exemplos: tempo de permanência no site; quantidade de visitantes únicos.
- Indicador: “É uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar a sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo.”
Exemplos: Porcentagem de novos visitantes únicos; taxa de rejeição.
Para ficar mais fácil de entender podemos dizer que enquanto as métricas são medidas brutas como valores e quantidades, os indicadores são as medidas calculadas, geralmente representadas por percentual. Sendo assim, os indicadores são compostos pelas métricas com uma visão mais ampla e direcionada. São eles que nos permitem monitorar a estratégia das suas ações online.
Métricas e Indicadores de Marketing Digital
- CPA (Custo por Aquisição): Também conhecido por “custo por convenção”, o CPA apresenta o custo total para cumprir uma meta, que poderá ser uma venda, a leitura de uma página, um preenchimento de formulário, a inscrição em uma newsletter, ou qualquer outra finalidade estabelecida por você.
- CPL (Custo por Lead): Essa métrica é utilizada para mensurar quais os investimentos envolvidos na captura de leads para o seu negócio. As campanhas de CPL têm objetivos mais definidos, como exemplo: conseguir leads para se cadastrar em uma página. Nessa modalidade de anúncio você não pagará para exibir um banner, nem por um clique. Você pagará somente quando o usuário executar uma ação específica que será previamente definida por você.
- ROI (Retorno sobre o Investimento): Sendo umas das métricas mais utilizadas em qualquer análise, o ROI (Return On Investiment) é utilizado para saber quanto a empresa ganhou com investimentos. Possui metodologias diversas para ser calculada, mas, em geral, usa a fórmula: [Ganho Total – Quantia Investida] / Quantia Investida. Essa fórmula pode ser utilizada para estratégias individuais ou múltiplas e revela se elas foram realmente efetivas e trouxeram os resultados esperados.
Métricas e Indicadores de Audiência do Site
- Usuários ou Visitantes Únicos: Indica a quantidade de pessoas distintas que acessaram o seu site no período selecionado. É a melhor forma possível que as ferramentas do Google Analytics possuem de mapear o mesmo visitante por toda sua navegação no site ao longo do tempo.
- Visualizações da Página (Page Views): Uma visualização é contabilizada cada vez que um usuário acessa uma página no seu site. Sendo assim, se o usuário acessar duas vezes uma página ou clicar em atualizar, uma segunda page view é registrada.
- Sessões ou Visitas: São os acessos de usuários em seu site. Isto é, indica quantas visitas o site recebeu, contabilizando o total de visitantes sem distinguir se uma ou mais visitas foram realizadas pelo mesmo visitante.
- Páginas por Sessão: É a quantidade média de páginas que foi visualizada pela visita. É através desse indicador que você vai entender se está ou não conseguindo manter a atenção da mesma.
- Tempo de Permanência: Funciona principalmente nas plataformas de e-mail marketing e o site. No e-mail marketing ela informa a duração média do tempo em que os usuários passam consumindo o conteúdo enviado. Já nos sites, pode-se saber o tempo médio em que os visitantes gastam em cada uma das páginas. Sendo assim, para saber a real mensuração da qualidade do seu conteúdo é só analisar quanto tempo as pessoas de fato permanecem no seu site. Quanto mais tempo elas ficam, mais conteúdos estão consumindo e mais o seu conteúdo é realmente um conteúdo atrativo e de qualidade.
- Tráfego Total: O tráfego total revela qual é a efetividade do seu blog e das estratégias que você utiliza para atrair mais visitantes para ele. Ou seja, é utilizada para avaliar o número de acessos ao seu website. Em casos de e-commerce ou prestadores de serviços digitais, também se deve levar em consideração o tráfego como fonte de conversões, observando as performances das principais páginas de destino.
- Fonte de Tráfego: Como o nome mesmo diz, é uma métrica utilizada para saber a origem dos usuários que acessam o seu site. Com isso é possível analisar qual a porcentagem de visitantes oriundos das redes sociais (separadamente), visitantes diretos, mecanismos de buscas, e-mail marketing, entre outras. Sendo assim, fica bem mais fácil determinar quais as táticas mais adequadas para o seu negócio atingir seus objetivos.
- Taxa de Rejeição: Esse indicador mensura o número de visitantes (sessões, no Google Analytics) que acessaram apenas uma página do seu site e a abandonaram logo em seguida, sem visitar outras páginas. Se caso os relatórios informarem uma alta taxa de rejeição é preciso identificar quais problemas que seu website possui. A taxa de rejeição é altamente afetada pela experiência do usuário, ou seja, os visitantes acabam indo embora por muitas razões, como por exemplo: problemas de usabilidade, design, navegabilidade, dentre outros. Aí cabe a você analisar, identificar e tentar resolver o problema. Caso o seu objetivo seja que o visitante permaneça em uma única página, você pode ignorar essa alta taxa.
- Taxa de Conversão: É uma métrica utilizada para acompanhar quanto da sua audiência realmente converte e gera resultados para o seu negócio. A conversão é definida como uma meta, que pode ser desde o número de acessos em uma página de destino a vendas efetivadas junto aos leads. Observar os números relativos às conversões é um excelente método para identificar quais são as estratégias mais eficazes, e comparar a performance de diferentes táticas pode revelar qual deve ser o seu foco de investimento. É esse indicador que vai mostrar o retorno sobre investimento (ROI) das ações de marketing e mostrar se o planejamento traçado deve continuar em curso ou não.
Métricas e Indicadores de Publicidade Online
- CPC (Custo por Clique): Através do CPC dá para entender qual é o custo em cada clique recebido em seu anúncio. É também utilizado como uma métrica para estimular lances em ferramentas como o Google Ads e calcular o ROI de campanhas pagas. As mídias possuem inteligência suficiente nesses casos para analisar e não cobrar por cliques fraudulentos. A fórmula básica do CPC é: CPC = (custo total / nº de cliques).
- CPM (Custo por Mil): É um indicador monitorado em campanhas para fortalecimento de marca, onde ao invés de pagarmos por clique, pagaremos por impressão. Apresenta o custo pago a cada mil impressões do anúncio, entretanto o custo por clique se destaca pela precisão entregue em relatórios e nos acertos finais.
- Impressões: Indica a quantidade de impressões na tela do seu anúncio. Uma impressão não significa visualização ou leitura e sim que ele foi impresso na página enquanto alguém procurava no Google ou navegava no Facebook. Pode ser que o usuário não tenha lido a página até chegar até ele. As impressões não são únicas e este mesmo anúncio pode ser visto por um usuário mais de uma vez (relacionado a frequência).
- IQ (Índice de Qualidade): É uma avaliação feita pelo Google, que gera uma nota que é utilizada para determinar se o anúncio, as palavras-chave e a página de destino demonstram relevância ao usuário. Em algumas mídias, como por exemplo no Google AdWords, quanto maior o valor desse indicador, menor pode ser o CPC proporcional para ficar em primeiro lugar na página.
E você, gostou no nosso conteúdo sobre esse assunto? Gostaria de saber algo que não falamos? Ou quer nos contar sua experiência com métricas e indicadores de marketing digital? Então deixe seu comentário!