Quando você quer saber o contato de uma empresa, o caminho mais fácil e satisfatório é procurar o nome da empresa no Google. Mas imagina que você faça isso e não ache nada, ou ainda, ache informações que não acrescentam em nada a sua busca.
Quem não está nas redes sociais não aparece! O consumidor está super conectado com as redes sociais e espera que as marcas também estejam, e quando isso não ocorre é onde há a perda da sua credibilidade.
Isso é o que apontam as pesquisas: mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam redes sociais e o brasileiro é um dos que mais acessam. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, provedora global de informações e insights sobre consumidores, o desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais, ou seja, cada vírgula que sua empresa posta nas redes sociais impacta um número gigante de pessoas.
Portanto, separamos alguns dos principais motivos para você não perder tempo e começar hoje mesmo a transformação digital da sua empresa. E para isso vamos ensinar você como usar as redes sociais para conseguir isso:
Entenda seus públicos
As redes sociais fornecem relatórios com informações dos seus seguidores que são essenciais na hora de traçar um perfil do seu público. As informações contam com dados de faixa etária mais participativa, localidade dos seus seguidores, tipo de conteúdo e horário que o seu público mais acessa.
Com tudo isso, você se sentirá mais seguro na hora de investir em ações que sabe que terão mais audiência para eles
Construa uma boa reputação para a sua marca
Já ouviu falar de “Branding“?
Branding é simplesmente a gestão da sua marca. Ele envolve ações relacionadas ao propósito, identidade, valores e posicionamento de marca, e tem como principal aumentar a sua relevância e visibilidade no mercado, tornando-a mais desejada pelos seus consumidores.
Com um bom branding o seu negócio vai crescer de forma mais inteligente e duradoura, consolidando-se no mercado, gerando um possível aumento de oportunidades de venda, além de mais facilidades e melhores condições na hora de negociar com fornecedores, investidores e sócios.
Ou seja, se sua empresa tem um bom branding e utiliza as redes sociais para consolidar essa estratégia, ela está no caminho certo. Pois, as redes sociais, assim como toda ação de comunicação e marketing, têm um papel fundamental nesse processo.
Muitas atitudes irão fortalecer a imagem da sua marca, como entregar o prometido e ser transparente. Parece complicado, mas não seu preocupe, o esforço valerá a pena. Ao construir uma boa reputação, os resultados surgem como um passe de mágica. Isso acontece porque é mais fácil fidelizar um cliente quando a imagem já está consolidada no mercado.
Monitore e Interaja
Através das redes sociais é possível saber o que as pessoas estão pensando sobre a sua marca, servindo assim como um termômetro para você entender se um produto ou serviço agradou mais ou menos.
Além de monitorar o que estão falando sobre você, existe a possibilidade de interação desses canais onde você pode se comunicar com seus públicos, seja agradecendo, solucionando problemas, ou quaisquer outras ações que serão capazes de criar um bom relacionamento com ele, construindo assim um bom posicionamento digital da sua marca.
Pratique Marketing de Conteúdo
Os consumidores adquiriram novos hábitos e isso fez com que as empresas seguissem essas novas tendências, na qual uma das mais importantes é o marketing de conteúdo.
E por que o Marketing de Conteúdo?
A maior parte das compras em todo o mundo começa através de pesquisas em sites de busca, como o Google. E é aí que entra o marketing de conteúdo! Pois é através dos conteúdos publicados no seu blog, nas suas redes sociais, que vão mostrar ao seu lead que você tem a solução que ele busca.
A ideia é oferecer aos possíveis clientes conteúdo relevante e útil relacionado ao seu modelo de negócio. Dessa forma, você será capaz de ajudar o consumidor a ter uma experiência mais favorável, o que tornará a sua marca uma referência e autoridade no assunto, gerando maior credibilidade e vendas.
Vamos a um exemplo: uma empresa de alimentos, ao em vez de publicar assuntos claramente publicitários como “compre nosso macarrão”, pode criar conteúdos informativos e ensinar uma receita de um delicioso macarrão, passar a lista de ingredientes e indicar onde comprá-los.
Crie engajamento
Ainda falando em conteúdos relevantes, é através deles que será possível criar um relacionamento com os consumidores e ainda, adquirir fãs da sua marca. Ou seja, mesmo que você atinja uma pessoa que acabará não comprando nada seu, ela poderá ser uma excelente porta-voz da sua marca, criando engajamento e ainda fazendo aquela propaganda sincera do seu negócio.
Como usar as redes sociais como uma “Central de Atendimento ao Cliente”
Por meio das redes sociais, a empresa saberá os problemas que estão acontecendo entre a sua empresa e o seu consumidor. E não adianta a preocupação de antecipar-se aos problemas, afinal, eles simplesmente aparecem de onde menos se espera. Seja porque um funcionário no ponto de venda não tratou bem algum cliente, porque a mercadoria estava em falta ou até mesmo porque não foi dada a solução que o seu cliente desejava.
Para que esses problemas sejam resolvidos é necessário que haja atendentes capazes de desempenharem tal função. Tem empresas que optam por um atendimento automatizado -os ChatBots- e empresas que optam por um atendimento mais humanizado, com profissionais capacitados e aplicativos, como o JivoChat.
Não importa o que sua empresa escolha, o importante é manter uma central de atendimento ao cliente que seja eficaz.
Seja Referência
Para se tornar referência no mercado, o Marketing de Conteúdo vai ser um ótimo aliado. Isso porque, se uma marca produz conteúdos relevantes sobre o seu segmento, oferecendo artigos, posts, e-books ao seu consumidor, isso irá agregar um valor significativo para ele, além de gerar credibilidade, fazendo com que o consumidor passe a enxergar a sua marca como autoridade em determinados assuntos.
Com isso, sua marca virará referência! Tornando-se a primeira em sua mente, quando o lead estiver pronto para ser convertido em cliente e efetuar uma compra. Além da vantagem em facilitar a obtenção de indicações, pois clientes satisfeitos compartilharão a experiência positiva com seus amigos e familiares e também nas mídias sociais, causando uma das ações de força de vendas mais valiosas que existe para o seu negócio: a propaganda.
Mas não se iluda achando que é só compartilhar uma coisinha aqui e outra ali nas suas redes sociais que isso dará certo. Essa tarefa exige muita atenção, dedicação, seleção de materiais adequados e relevantes, além de pessoas capacitadas para desenvolverem essas atividades. Por isso, se for para fazer de qualquer jeito e manter uma página desatualizada, com conteúdo ruim ou cheia de erros é melhor ficar fora das mídias sociais. Isso pode ser algo ruim, mas será menos prejudicial do que uma impressão de desleixo e falta de comprometimento aliada à sua marca.
Portanto, crie uma presença digital de qualidade por meio das redes sociais e publique conteúdos relevantes para o seu público. Quando fizer isso, então você se tornará referência.
Está preparado para essa transformação digital? Bora começar?!