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Conteúdo Épico: O que é e como criar um

Conteúdo Épico: O que é e como criar um

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Giuliane Godoi
Giuliane Godoi

Conteúdo Épico: O que é e como criar um

O conteúdo épico é a chave para trazer uma maior autoridade a sua marca e, consequentemente, gerar um maior engajamento. Se você está no ramo de Marketing Digital, com certeza conhece esse tipo de conteúdo capaz de criar um impacto nos leitores e os inspirar, mudando suas vidas de forma positiva.

Mesmo tentando produzir conteúdo épico, às vezes por conta do excesso de trabalho no dia a dia ou falta de experiência na área, você acaba produzindo algo mais simples, que não gera nenhum impacto na vida de seus leitores. Ou seja, um texto que estará lá apenas para ocupar espaço no seu site.

O conteúdo épico é um conceito muito abstrato dentro do Marketing Digital e não possui uma definição exata. Por isso, hoje iremos definir melhor esse tipo de texto e ainda, vamos te dar algumas dicas para produzi-los de forma mais fácil e menos robótica, gerando conteúdo realmente útil!

Entendendo o que é conteúdo épico

Diferente do que algumas pessoas pensam, muitos aspectos irão influenciar na qualidade do seu texto. Além do número de caracteres, esses aspectos podem ser, por exemplo: originalidade, criatividade e principalmente o modo como você expõe seu conteúdo para outras pessoas.

Em primeiro lugar, o conceito de conteúdo épico possui uma relação muito forte com a relevância do que você está dizendo para o seu público. A meta é fazer um conteúdo muito bem pensado que servirá como uma solução para os problemas dos seus consumidores. Apesar de não ser uma regra, algumas pesquisas mostram que esse tipo de texto deve ter no mínimo 2.000 palavras.

Em segundo lugar, para conseguir produzir esse texto, outro aspecto importante é fazer uma pesquisa minuciosa sobre o tópico que será tratado. Você precisa ter uma abordagem profunda e uma argumentação excelente. Então, mesmo que você já conheça o assunto que será tratado, é necessário se aprofundar ainda mais para produzir o melhor texto para seu nicho.

Por fim, se quiséssemos resumir, poderíamos dizer que o texto épico nada mais é do que um conteúdo profundo que as pessoas (mais especificamente seus clientes) terão vontade de compartilhá-lo. O que aumentará a sua visibilidade e dará mais importância a sua marca.

O conceito pode parecer muito simples à primeira vista, mas produzir o conteúdo épico pode vir a ser bem mais complexo. Por isso, agora te daremos algumas dicas de como fazer essa produção de modo mais eficaz e menos monótono!

Como fazer um texto épico?

  • Entenda o problema da sua audiência

Geralmente as pessoas têm a tendência de pesquisar sobre um assunto na internet quando elas não o dominam, ou então possuem um problema a ser resolvido. E com certeza você como um produtor quer solucionar o problema dessas pessoas por meio de seus conteúdos.

Portanto, este é o primeiro passo: descubra as dúvidas e necessidades que a audiência do seu nicho possui e crie textos específicos e completos sobre esses assuntos. Pode ter certeza que elas sempre voltarão a acessar seu site quando precisarem novamente de uma ajuda.

Resumindo: tente sempre resolver os problemas dos seus leitores e eles serão gratos a você!

  • Crie guias completos

Provavelmente você já começou a aprender um assunto novo e teve que pesquisar sobre ele em vários sites diferentes com textos que se completavam.

Porém, não tem mais nada irritante do que procurar uma informação e precisar recorrer a mais de um site para conseguir entender o que está sendo discutido, não é mesmo?

Não teria sido muito mais fácil se você tivesse um único guia completo com todas as informações das quais precisava?

É exatamente esse tipo de coisa que um conteúdo épico deve fazer: passar a informação mais completa possível e ajudar a audiência a solucionar o problema de forma rápida. Com isso as pessoas acessarão apenas o seu site para aquele conteúdo e você será considerado uma fonte confiável.

Dessa forma, você criará um excelente conteúdo para sua audiência e ao mesmo tempo irá ajudar realmente quem está tentando solucionar um problema por meio do seu texto.

Lembre-se de sempre usar fontes confiáveis e pesquisar bastante antes de produzir o seu texto. São fatores como esses que transformam um texto que poderia ser simples em um texto épico cheio de conteúdo útil dentro do seu nicho.

  • Conte uma história

O storytelling é uma das ferramentas mais utilizadas por quem está interessado em produzir conteúdo, ele é capaz de aumentar o engajamento da sua audiência; já que uma boa história tem a capacidade de causar um sentimento de identificação no seu leitor, prendendo a atenção dele ao seu conteúdo.

Além disso, se o seu storytelling tiver uma boa qualidade as pessoas provavelmente gostarão de compartilhá-lo com outras.

É dessa forma que os conteúdos virais são criados: as pessoas se sentem representadas e querem compartilhar com outras pessoas do seu ciclo social aquele conteúdo que leu.

Por isso, sempre capriche na narrativa que você usará no seu texto; ela tem a capacidade de aumentar a visualização do seu conteúdo e dar um maior domínio e importância ao seu site.

Como deu para perceber o conteúdo épico não é fácil ou rápido de ser produzido mas o seu resultado final pode ser muito satisfatório se pensado da forma certa. E com certeza irá gerar muito mais acesso ao seu site ou blog fazendo com que muito mais pessoas vejam o seu conteúdo.

Agora você já tem, após ler esse artigo, uma ideia mais precisa do que significa um conteúdo épico e como fazê-lo passo a passo.

Ironicamente, esse artigo trata-se de um guia completo seguindo as regras que explicamos no início. Portanto, serve para você ter uma ideia de como esse tipo de texto funciona.

Comece hoje mesmo a criar um novo tipo de conteúdo mais útil para sua audiência e mude o modo como a sua marca é vista!

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