Como distribuir um conteúdo através dos Canais de Marketing Digital?

Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

Como distribuir um conteúdo através dos Canais de Marketing Digital?

Primeiramente vamos definir rapidamente o que são Canais de Marketing Digital. Canais de Marketing Digitais são os meios de transmissão utilizados para fazer seu conteúdo alcançar, se relacionar e adquirir clientes no ambiente digital. São importantes pois definem a forma com qual você distribui seu conteúdo, além de ser um dos pontos que vão garantir ou não sua efetividade.

Tendo a definição dos Canais de Marketing Digital então vamos pensar no seu plano de marketing de conteúdo. E ao pensar nisso é normal vir à sua mente que para obter resultados bons e significativos é preciso primeiro conhecer quem são suas personas e saber ao certo quais sãos os seus problemas, para só a partir daí criar finalmente um conteúdo que realmente ofereça valor a elas, correto? 

Pois se você não souber distribuir esse conteúdo corretamente, fazendo com que ele chegue ao seu destino, no caso a sua persona, no momento certinho da jornada de compra não vai adiantar nada, mesmo sendo um conteúdo valioso.

E é por esse motivo que pensar nos canais de marketing digital que você pode usar para distribuir seu conteúdo e escolher aqueles que melhor vão atender o seu negócio é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Mas como criar então uma estratégia de distribuição?

Uma coisa importante para se saber é que não é a sua estratégia de distribuição que define o seu conteúdo e sim o contrário.

Primeiramente é preciso definir o porquê de você querer produzir tal conteúdo – seus objetivos com o marketing digital – e para quem você está fazendo isso – suas personas. Só assim você vai conseguir entender como deverá ser distribuído tudo que está produzindo.

Além disso é importante que seu conteúdo seja valioso, ou seja, ao usar os canais corretos e conseguir fazê-lo atingir a sua persona, você deve garantir que o conteúdo entregue seja um conteúdo de qualidade que vai despertar a vontade de compartilhar.

E quais são os canais de marketing digital que devo utilizar para a minha estratégia?

É preciso utilizar meios eficientes para divulgar seu conteúdo e atingir quem você deseja. E para isso existem vários modelos e formatos de canais com essa finalidade, mas hoje separamos 4 deles para que você consiga começar a montar sua estratégia e colher seus resultados.

  • E-mail Marketing

Você pode pensar que o e-mail é um canal obsoleto hoje em dia, mas na verdade, ainda é um dos canais mais utilizados pelo consumidor. E para te convencer disso me responda uma perguntinha. Quantas vezes você checa seu e-mail diariamente? Nós apostaríamos que pelo menos uma vez! E com seu cliente não é diferente!

Por isso, utilizar o e-mail para se relacionar com quem já comprou de você e também com quem demonstrou algum interesse em comprar é essencial.

  • Mídias Sociais

As mídias sociais vieram para ficar, já que é lá que os usuários estão. Por isso é importante entender quais são as redes que sua persona mais utiliza para sim então fazer a distribuição correta do seu conteúdo e amplificar seu alcance.

  • Mídias Pagas

Outro canal importante também para se fazer ouvir são as mídias pagas, tendo como seu principal representante o Google AdWords – a plataforma de anúncios da Google, e o Facebook ads.

  • Blog

Para fechar vamos falar do blog, um dos principais agentes em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. O blog é um dos recursos mais utilizados com essa finalidade. Você deve tratá-lo como a central de conteúdo da sua estratégia, e todos os canais devem levar até ele para que o visitante conheça o site da sua empresa e leia mais sobre ela e sobre os conteúdos que ela aborda.

Sabendo agora quais são os principais canais que nós da Agência Mais Ideias mais utilizamos e indicamos ficou mais fácil escolher aqueles que melhor vão atender ao seu negócio, não é?

Tá esperando o quê agora pra começar a botar a mão na massa?!



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