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As melhores estratégias de Marketing Digital para 2021

As melhores estratégias de Marketing Digital para 2021

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Hayla Lourenço
Hayla Lourenço
Redatora do Blog

As melhores estratégias de Marketing Digital para 2021

Se você ainda não sabe como começar uma estratégia de Marketing Digital para o ano de 2021, está na hora de agir. Conheça as melhores estratégias de Marketing Digital para 2021.

O ano de 2020 foi totalmente atípico, devido a pandemia provocada pela COVID-19. Não só o estilo de vida, mas também as preferências e o comportamento do público sofreram alterações importantes.

Trabalhar com marketing digital exige estudo periódico. Com isso, todos os anos é preciso fazer uma análise das principais transformações e das tendências para o próximo ano.

Sendo assim, vamos mostrar um panorama geral de como estará o mercado no começo dessa década. Além disso, mostraremos tudo o que você precisa saber para começar uma estratégia de Marketing Digital eficiente e atual.

Descubra as melhores estratégias de Marketing Digital para 2021

1. Investir em experiências em tempo real

Em função do distanciamento social, as pessoas passaram a buscar e desenvolver novos hábitos.

Seguindo essa mesma linha, as empresas também precisaram se adequar ao novo normal. Assim, algumas estratégias de Marketing Digital ficaram em evidência.

Um bom exemplo disso, foram as famosas Lives (transmissões ao vivo através da internet). Embora seja uma ferramenta antiga, as transmissões só entraram em evidência no último ano.

Tal fato tornou os canais digitais YouTube, Instagram e o Zoom verdadeiros fenômenos. Por meio deles, shows e vendas bateram recordes inimagináveis de visualização.

Ao longo do tempo, especialistas tentam explicar o motivo de tamanha popularidade e a partir de análises análises se chegou à seguinte conclusão: as Lives têm a capacidade de conectar pessoas.

A partir disso, as empresas observaram a oportunidade de gerar engajamento. Assim, o objetivo se tornou o atingir aproveitamento máximo dessas experiências.

Entretanto, ao final de 2020, houve uma redução na frequência e audiência das Lives. Porém, com uma nova onda de contaminação, tudo indica que esse formato continuará sendo explorado. Porém, para que continuem trazendo resultados em 2021, é necessário apostar ainda mais nelas.

Portanto, trazer conteúdos diferentes e pertinentes ao seu público pode ser uma boa estratégia. Incentivar e valorizar a participação dos usuários também deve ser levado em consideração.

2. UGC: Uso de conteúdo gerado por usuários

No marketing digital, a publicação dos usuários pode ser aproveitada em suas estratégias de Marketing.

Mesmo não sendo uma nova tendência, essa estratégia pode ganhar ainda mais força em 2021.

Isso porque as marcas estão reconhecendo seu poder de influência nos usuários comuns. Sendo assim, as experiências se tornam prova social para outros consumidores.

Os consumidores costumam confiar mais no relato de outras pessoas do que em publicidade. Portanto, se aproveitar dessa característica pode ser uma jogada de mestre.

A partir disso, a empresa pode fazer da experiência de usuário um conteúdo. Confira:

  • Repostar stories de usuários que mencionam a marca;
  • Criar desafios nas redes sociais para engajar os usuários e estimular a criação de conteúdo;
  • Publicar a avaliação dos usuários no site ou loja virtual;
  • Criar grupos de usuários para promover debate e permitir que contribuam para a marca.

3. Conteúdo interativo

O conteúdo interativo também não é algo novo no Marketing Digital.

Esta continuará sendo tendência em 2021 devido ao distanciamento social. Sendo assim, a interação através das telas já vem sendo aprimorada.

Para melhorar a experiência, as marcas investiram ainda mais na interatividade para a criação do envolvimento humano. Isso porque esse tipo de conteúdo também é capaz de criar uma conexão entre as marcas e seus consumidores.

Portanto, a criação de materiais como ebooks, questionários e vídeos interativos é essencial. Por meio dessas opções podemos captar o interesse e ganhar a atenção do usuário.

4. Maior comprometimento das marcas

Diante de tantas mudanças no mundo e no mercado, as empresas se tornaram mais frágeis. Entretanto, as marcas que demonstraram solidariedade nesse momento tiveram um destaque especial.

O processo de humanização das marcas precisa ser algo transparente e autêntico. É preciso mostrar a contribuição da empresa para a causa ativamente.

Com isso, as marcas conseguem se conectar com o público de maneira mais eficiente. Isso porque demonstram que além do lucro a empresa preza por valores relevantes.

Portanto, podemos dizer que o posicionamento da marca diante das causas é algo relevante. No entanto, esse processo deve ser feito com cautela.

Além disso, postagens e propagandas não bastam. As ações da empresa precisam ser demonstradas de forma ativa, a partir de atuações internas e externas.

Como começar uma estratégia de Marketing Digital em 2021 a partir dos dados que você já possui

De nada adianta produzir milhares de conteúdos se você não realiza uma análise de dados.

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é utilizar os chamados indicadores. Com eles é possível identificar se as suas estratégias estão sendo eficientes.

A análise adequada dessas métricas mostra se o conteúdo realmente atingiu o público e gerou engajamento. Elas também permitem que estratégias sejam otimizadas e gerem ainda mais resultados.

Diminuir a quantidade e investir na qualidade de seus posts pode fazer toda a diferença. A boa notícia é que os efeitos dessa ação podem ser ainda mais potencializados.

Por meio da análise de dados você poderá ter acesso ao histórico de posts e identificar os que geraram maior resultado. Assim, a criação de conteúdos se torna mais objetiva e gera mais conversão.

Comece uma estratégia de Marketing Digital com a ajuda de profissionais

Agora que você já conhece as principais tendências para 2021 está na hora de começar a planejar a estratégia da sua empresa.

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