Diante desse cenário, fica claro que informar e buscar uma união coletiva em busca da prevenção é extremamente importante. O impacto no mundo dos negócios pode ser diminuído se a conscientização da necessidade preventiva de todos seja efetiva. Não podemos nos esquecer que em tempos de crise, o coletivo precisa agir e precisa agir do jeito certo!
E o jeito certo no momento é o isolamento social. E para aproveitar essa fase que a maioria estará em casa, preocupados em cuidar da sua saúde e da família, podemos aproveitar para planejar as estratégias de marketing do nosso negócio também, não é mesmo? Uma coisa não exclui a outra! O problema da crise não é a crise em si, mas o que fazemos enquanto ela acontece!
Então vamos lá! Vamos ser práticos!
Nessas situações de crise, você tem duas alternativas:
- Ignora o que está acontecendo – o que não é o ideal pra quem vive em comunidade e ainda busca a atenção digitalmente das pessoas.
- Entra de cabeça nessa situação e tenta buscar soluções para o seu negócio se tornar útil nesse processo.
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QUAL O TAMANHO DO MEU PROBLEMA?
Antes de tentar solucionar o problema, você precisa entender o tamanho dele. É necessário saber o quanto você está sendo afetado e o quanto isso poderá te prejudicar a curto, médio e longo prazo.
Por mais que isso possa parecer loucura, ou que posso te causar uma certa ansiedade, é de extrema importância que você faça os cálculos e faça-os de uma maneira realista-pessimista. Porque, durante uma crise, a pior coisa que você pode fazer pelo seu negócio é negligenciar os problemas que estão por vir.
QUAL A SAÍDA DE EMERGÊNCIA MAIS PRÓXIMA?
É preciso que você responda algumas perguntas pra poder se planejar e seguir em frente.
- Você possui uma reserva financeira?
- Você pode mudar o seu modelo de negócio?
- Quão rápido você consegue se adaptar às mudanças de mercado?
É certo que esse período de crise vai passar – tudo passa – mas é preciso se planejar, pois daqui em diante veremos dois tipos de negócios: aqueles que se prepararam e aqueles que ficaram parados reclamando dos acontecimentos.
Aproveite essa quarentena e planeje com calma quais serão suas ações daqui pra frente.
Depois que você conseguir ter uma noção do problema e o que poderá fazer, então é hora de agir!
Fique ainda mais visível para o seu cliente
Muitas empresas quando se deparam com uma crise a primeira atitude que tomam é parar de investir em Marketing Digital. O que é justamente o contrário do que deveriam fazer! Porque é justamente nesses momentos que as empresas precisam se posicionar digitalmente através de estratégias de marketing, seja para tirarem dúvidas, para manterem o relacionamento com o público e/ou até mesmo para continuar com o seu trabalho para que a sua marca/ serviço/produto não sejam esquecidos.
Por isso, coloque a sua empresa em evidência! E faça isso com muito cuidado, pois em um momento delicado com o que estamos vivendo, utilizar-se de humor ou ironias em suas estratégias de Marketing podem ser entendidas totalmente erradas. Adote uma comunicação transparente, clara, objetiva e proativa com o cliente, se colocando à disposição dele para o que for necessário.
Procure alternativas de atuação
Uma das principais medidas contra a proliferação do Coronavírus é o distanciamento social, como já dissemos anteriormente. Por isso o Home Office é uma excelente opção neste cenário. Com planejamento e organização entre a equipe da sua empresa, geri-la à distância pode promover sucesso diante das condições.
Graças a essa era digital que estamos vivendo é possível se comunicar, realizar reuniões, treinamentos, palestras, e muito mais em sua rede, evitando assim aglomerações de pessoas e não deixando o seu negócio parar, contribuindo além de tudo com a economia.
Migre o seu negócio para o ambiente digital
A melhor forma de agir nessas horas é se adaptar. Com o fechamento do comércio físico, mais que nunca se faz necessário migrar para o ambiente digital.
Por isso, o momento agora é de adequar os processos de sua empresa à modalidade online, desde o atendimento até o momento de compra. É hora de abusar das estratégias de Marketing Digital sem medo! Mas não se preocupe se você não possui um site para vender o seu serviço e/ou produto pela internet, pois ainda sim é possível entrar nesse mundo digital. Você pode realizar o atendimento pelo próprio Whatsapp, e-mail, Facebook, Instagram ou até mesmo por telefone.
E não é só com o comércio que isso é possível. Outros profissionais, como professores, psicólogos, advogados, e muitos outros, também podem investir no ambiente digital. Há diversas plataformas no mercado que possibilitam a comunicação entre as pessoas através de videoconferências com duas ou mais pessoas, como o Skype, o Zoom e até mesmo o Whatsapp.
Fortaleça e/ou implemente o serviço de Delivery
A demanda em alguns setores diminui sim, porém ela ainda continua existindo. O que mudou para alguns segmentos é a forma com que o cliente terá acesso a mercadorias e serviços.
O serviço de delivery se tornou essencial nessa quarentena. Então se deseja implantar esse serviço ao seu negócio, é importante que você faça uma análise de quais produtos e locais serão incluídos na entrega e avalie toda a logística e estrutura necessária para desenvolver um sistema eficiente. Nessa hora não adianta se desesperar, faça tudo com muita cautela e planejamento. Se você já possui o serviço de Delivery então prepare-se que a demanda irá aumentar ainda mais.
Grande parte da concorrência também irá adotar essa medida, por isso crie alguma coisa que diferencia você do seu concorrente. Ações como colocar entrega grátis e enviar brindes podem ser elementos diferenciais na hora do cliente realizar a compra.
Invista em conteúdos informativos e relevantes
Uma das estratégias de Marketing Digital mais importantes é a criação de conteúdos que agreguem valor para quem está lendo. E agora, mais que nunca, as pessoas estão conectadas à internet. Portanto aproveite o momento e invista em conteúdos que vão gerar valor pra quem te acompanha.
Você pode investir em conteúdos informativos de prevenção ao COVID-19 (mas se baseie em fontes confiáveis, ok?!), dar sugestões do que se fazer em casa nesse tempo, entre diversos outros assuntos.
Por exemplo, se você possui um salão de beleza, faça vídeos ensinando com hidratar o cabelo, fazer um penteado. Se você tem uma loja de roupas, dê dicas de looks… Só não se esqueça, faça conteúdos relevantes!
💡 Dica: Divulgue as medidas de segurança que sua empresa está adotando.
Mostre que a sua empresa se preocupa com a segurança de colaboradores, clientes e parceiros e que medidas ela está tomando para que isso aconteça. Dessa maneira você vai gerar um elo de confiança entre a sua empresa e o seu público.
👉 Lembre-se:
Não é hora de ganhar dinheiro
A primeira coisa que você tem que entender é que a hora agora não é de ganhar dinheiro e sim de diminuir os prejuízos. Tentar lucrar numa situação dessas será mal interpretada, e com toda razão!
Não é hora de ganhar clientes
Foque todas as suas energias na retenção. Isso mesmo, agora não é hora de ganhar clientes, o momento agora é fazer de tudo pra não perder os que você já tem.
O Coronavírus será um grande desafio ao mundo dos negócios nas próximas semanas ou meses, por isso é preciso que empreendedores utilizem as ferramentas certas e mantenham-se atualizados para minimizar os impactos financeiros. O mais importante agora é AGIR, buscando enfrentar o momento com todas as estratégias possíveis.
Espero que esse artigo te motive! O nosso intuito aqui é incentivar você a sair da sua zona de conforto e mesmo assim conseguir trabalhar, mesmo que o mundo todo esteja “parado”. E quando eu digo trabalhar, é trabalhar de uma forma inteligente, sem desespero! Só assim será possível obter resultados em sua vida e no seu negócio nessa fase de crise.
Vamos torcer pra que tudo isso passe logo! #FiqueEmCasa