5 erros que você está cometendo no marketing da sua empresa

5 erros que você está cometendo no marketing da sua empresa

Giuliane Godoi
Giuliane Godoi

5 erros que você está cometendo no marketing da sua empresa

Um marketing bem feito é capaz de mudar todo o cenário da sua empresa, e justamente por isso, aprender mais sobre o assunto para evitar possíveis erros pode ser um grande diferencial entre você e outros empreendedores.

Porém, a grande verdade é que muitos empreendedores são bons administradores, mas não possuem nenhum tipo de conhecimento de marketing para empresas, e é aí que o problema vive.

Existem 5 erros comuns que você provavelmente está cometendo no marketing da sua empresa e, apesar de parecerem pequenos, podem estar lentamente impedindo você de alcançar voos mais altos com seu negócio.

Continue lendo para entender quais são esses erros e aprender como evitá-los para conseguir aproveitar todo o potencial da sua empresa!

1º Erro: Não investir em tráfego pago

O tráfego orgânico é essencial para que sua empresa tenha seguidores fiéis. Para isso, é importante ter posicionamento de marca, valores e uma identidade bem definida. Mas isso não é tudo!

Muitas pessoas têm medo de investir em tráfego pago, porém ele pode escalar ainda mais o alcance do seu negócio e fazer com que sua empresa se torne mais conhecida. Basta que seja feito da maneira correta.

No entanto, não basta fazer um anúncio e deixar rolar. É importante ter planejamento e traçar estratégias para que esse mecanismo traga excelentes resultados para sua empresa.

Por isso, não investir em tráfego pago é um grande erro. O orgânico é realmente maravilhoso, mas existem muitas outras oportunidades para quem também investe no pago.

2º Erro: Não conhecer seu público

Qual a idade de quem compra seus produtos? Quais são os valores dessa pessoa? Você já parou para pensar nisso?

Cometemos um erro muito grande ao generalizar nossos clientes. Porque quem fala com todo mundo acaba não falando com ninguém. 

E o que isso quer dizer? Que você precisa conhecer seu público!

Entender a faixa de idade, o sexo, as preferências e a localização de quem compra da sua marca é o primeiro passo para ter uma comunicação mais assertiva.

Além disso, o objetivo do seu negócio deve ser resolver problemas dos seus clientes. Caso você não conheça essas pessoas, como isso será possível?

A melhor forma de conhecer o seu público é definindo a persona do seu negócio, que será uma representação fictícia do seu cliente ideal. A persona é uma importante ferramenta de segmentação e é a base do Marketing Digital.

Confira nosso artigo: Persona X Público-Alvo – Entenda as principais diferenças e como aplicar.

3º Erro: Só postar produto

Estamos na era da geração de conteúdo de valor, e isso vale também para os produtos e serviços que você oferece.

Já entrou em um feed apenas com fotos institucionais, sem vida e sem nenhum conteúdo? Pois é, isso é um dos erros mais comuns que muitos empreendedores cometem.

O seu produto deve fazer parte da estratégia da sua empresa, e não ser a empresa como um todo. É importante vender sem demonstrar que está vendendo. 

Como fazer isso?

  • Crie conteúdo: sempre crie bons conteúdos utilizando o seu produto. Por exemplo, se a sua empresa vende cadernos, mostre-os sendo utilizados no dia a dia, os benefícios de tê-lo, por exemplo;
  • Faça promoções interativas: não apenas lance um cupom de desconto, crie promoções que estimulem  seus seguidores a interagir, como concursos;
  • Interaja: é importante ter alguém da sua equipe responsável por responder comentários e interagir com quem te acompanha. Essa é uma ótima forma de personificar a sua marca e se aproximar do seu público.
  • Peça opiniões: o que seus clientes querem ver? Qual produto eles estão precisando? Fale com quem compra de você!

Essas são ótimas formas de mudar seu posicionamento digital e interagir melhor com o seu público. Por isso não perca tempo e pare de errar!

4º Erro: Não conhecer o inbound marketing

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração é um conjunto de estratégias que possibilita a conexão com um público específico através dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégia em Redes Sociais.

Lembra que falamos sobre produção de conteúdo? Então, ela está diretamente relacionada ao inbound marketing! Esse tipo de estratégia visa atrair mais pessoas ao seu negócio através do conteúdo de valor.

O processo do Inbound Marketing tem como objetivo levar o conteúdo certo para a pessoa certa na hora certa, se encaixando perfeitamente no seu funil de vendas e na jornada de compra  do mesmo, para fortalecer o relacionamento e aumentar as chances de venda.

5º Erro: Não ter uma identidade

O marketing de diferenciação é outro elemento que pode mudar o cenário da sua empresa. É através do marketing de diferenciação que seu cliente irá se sentir mais conectado com você.

Basicamente, ter uma identidade é crucial nesse caso. E não apenas uma identidade visual, mas também uma maneira de falar com as pessoas, um senso de comunidade, e até mesmo a maneira de embalar os produtos pode ser um grande diferencial.

Pense fora da caixa! Mas não esqueça de pensar sempre de acordo com a persona que te acompanha, viu?!

Analise os seguintes pontos  da sua marca:

  • Cores: as cores utilizadas estão de acordo com a mensagem que você procura passar?
  • Elementos: os elementos  presentes na identidade visual conversam com o objetivo da sua marca? 
  • Linguagem: você está realmente falando com o seu público de forma persuasiva ou apenas reproduz o que vê por aí?
  • Conteúdo: você está fazendo produção de conteúdo de qualidade ou apenas postando fotos de produtos como em uma vitrine?

Juntos, esses pontos formam o seu posicionamento de marca, e pensar nesse posicionamento é a melhor maneira de parar de cometer erros no marketing da sua empresa e passar a alavancar suas vendas.

Parar de errar não é tão difícil, mas saiba que esse será um processo gradual que irá trazer resultados excelentes a médio e longo prazo. 

E nós estamos aqui para te ajudar neste processo, para que juntos possamos evitar esses erros que estão atrasando o seu sucesso!

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