Principais tendências de vendas para 2022

Confira as principais tendências de vendas para 2022

Geovanna Lopes
Geovanna Lopes

Confira as principais tendências de vendas para 2022

Todos os dias o mercado tem se reinventado para se integrar na nova realidade das tendências e formas de trabalho mais dinâmicas. A transformação digital mudou completamente a maneira em que a marca e o cliente se relacionam.

Muitas mudanças e soluções vieram para ficar, ganhando espaço e suprindo as necessidades do atual mercado. Vamos entender as principais tendências de vendas de 2022.

Vendas + Tecnologia: A combinação que dá certo

Toda empresa tem um plano de crescimento, mas com a vasta quantidade de informações que nos rodeiam cotidianamente fica mais difícil saber ao certo quais oportunidades valem a pena investir.

A tecnologia é uma grande aliada nesta jornada de desenvolvimento e crescimento de negócio, podendo ser um diferencial em meio aos concorrentes. O uso das ferramentas eletrônicas melhoram a comunicação com o cliente e proporcionam agilidade nas demandas.

Utilizar métodos de personalização no atendimento acelera o relacionamento com o cliente e, consequentemente, gera mais compras. Com as inovações nas tendências de vendas os clientes têm tido preferência pelos atendimentos digitais e compras online, isso demonstra cada vez mais que o consumidor está conectado e sofisticando sua cultura de compra. 

Ferramentas de vendas podem ser essenciais para melhores resultados

Sabemos que para que a empresa possa crescer é necessária muita dedicação, pois não existe fórmula mágica para triplicar os resultados do dia para a noite. Para isso, é importante fazer a escolha de boas ferramentas para melhorar os resultados a depender do seu tipo de negócio.

Uma das ferramentas mais importantes para auxiliar nas vendas é o CRM (Customer Relationship Management) para que você tenha controle de pipeline, relatórios, KPI’s, análise de desempenho e integrações com sistemas ERP’s ou até mesmo plataformas de automação de marketing. 

Realizar a conexão entre marketing e vendas é essencial

A união entre a equipe de marketing e de vendas é primordial, pois enquanto o time de marketing trabalha incansavelmente para atrair novos leads, o time comercial tem a missão de convertê-los em vendas. Percebemos assim que ambas se complementam para o sucesso nas vendas e prospecção de novos clientes.

Desta maneira, não há sentido que estas áreas não estejam alinhadas entre si se o objetivo da empresa é crescer ainda mais. O caminho ao crescimento fica muito mais claro quando trabalhamos com previsibilidade de resultados e estratégias bem desenvolvidas com visão completa e unificada. 

Principais tendências de vendas para 2022

As tendências mais utilizadas que vieram para ficar em 2022 foram sendo inseridas cotidianamente e de maneira estratégica por empresas de sucesso no mercado. Vamos conhecer quais são essas 4 principais tendências de vendas deste ano. 

1. Uso do CRM

Existem gestores que possuem a necessidade de estarem “de olho” em seus funcionários diariamente, supervisionando cada passo dado por eles, mas com a pandemia muitas empresas tiveram que se adaptar com trabalhos realizados em home office adotando assim rotinas inteligentes e escaláveis com seus colaboradores.

Eficiência de gestão comercial de forma inteligente pode ser feita com o CRM de vendas, você pode cadastrar seu funil, as etapas que devem ser seguidas e demais detalhes a serem observados do processo comercial da sua empresa. Dessa forma cada vendedor sabe exatamente quais passos deve seguir no processo de vendas, não restando dúvidas e evitando erros de operação.

A vantagem do uso desta ferramenta é, por exemplo, saber os motivos de um funcionário estar com as taxas de conversão baixas. A empresa poderá analisar as últimas negociações realizadas por este colaborador, verificando se todas as etapas do processo foram seguidas da forma correta. 

Os sistemas de CRM salvam automaticamente as ações efetuadas como e-mails, ligações e mensagens de whatsapp, e ainda existe um campo onde cada profissional pode inserir anotações sobre o atendimento. Tudo fica armazenado e registrado e pode ser acessado a qualquer momento.

Então fique de olho nesta tendência de vendas de 2022, pois se a sua empresa ainda não possui um sistema CRM está perdendo a oportunidade de usar a tecnologia a favor do seu negócio e vender muito mais. 

2. Análise de dados de vendas para geração de leads

Para gerar leads qualificados é necessário analisar todos os dados de vendas e comportamento do público através da unificação da área de marketing com a área de vendas, aliás estes dois setores devem andar lado a lado. 

Analisar os dados quantitativos de vendas pode gerar diversos insights valiosos para o planejamento estratégico. Você pode seguir uma sequência de métodos para entender melhor como estes dados poderão ser utilizados.

O primeiro passo é analisar as negociações já concluídas, pois para criar métodos mais eficientes devemos verificar como os métodos que têm sido seguidos performaram. Descobrir como os clientes se comportam no fechamento da compra do seu produto ou serviço e porque algumas propostas foram negadas é importante para analisar as técnicas de sucesso e replicá-las.

Em segundo plano, você pode identificar as oportunidades para otimizar as ações de marketing digital, através das respostas da análise do que traz melhores resultados e conversão em vendas. 

3. Vendas pelo WhatsApp

Um método muito eficaz e prático para implantação na sua empresa é realizar vendas por mobile via WhatsApp. Essa plataforma se tornou a principal ferramenta de contato entre os brasileiros e muitas pessoas preferem responder uma mensagem do que receber uma ligação. 

Adotar o WhatsApp como ferramenta de comunicação é uma alternativa que empresas grandes e pequenas têm implantado para realizar seus atendimentos online e os resultados indicam mais praticidade e melhores conversões.

4. Vendas através de e-commerces 

A tecnologia revolucionou a forma de vender e nós estamos cada dia mais conectados, sites de e-commerces estão se tornando ferramentas necessárias para compras cotidianas.

Com a pandemia, as vendas online decolaram para um novo patamar, a conveniência das compras 24h com entrega a domicílio fizeram com que os clientes consumissem ainda mais. 

As vendas no ambiente online possibilitam que a empresa atinja mais clientes e impacta no crescimento de mercado, por isso, a importância de investir nesta tendência que veio para ficar!

Agora que chegou até aqui espero que tenhamos te ajudado! Deixe aqui nos comentários se você já utilizou algumas destas tendências no seu negócio para alavancar suas vendas. 

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