O Wathsapp é um dos aplicativos com mais usuários ativos no mundo. Nada mais óbvio que usá-lo a seu favor, não é mesmo? Por isso, as empresas estão apostando cada vez mais nessa plataforma para vender mais! Vamos aprender como aumentar as suas vendas através dessa ferramenta!?
O WhatsApp não é só uma ferramenta para bater papo com os amigos, ele também é um ótimo aliado para ajudar você a automatizar o seu atendimento, criar um relacionamento mais próximo com o seu cliente e é claro, aumentar as suas vendas.
No entanto, muitos empreendedores ainda não conseguem utilizar essa ferramenta ao seu favor no mundo dos negócios. Há uma grande dificuldade na hora de separar o pessoal do profissional, na hora de criar uma rotina de atendimento e até mesmo uma dificuldade em entender as funcionalidades dessa ferramenta.
Por isso, nós separamos dicas incríveis que vão te ajudar a entender como o Whatsap Business funciona e como ele pode se tornar um grande aliado na hora de realizar as suas vendas.
Vamos lá?
Separe um número de telefone único e exclusivo para o seu negócio
Primeiro de tudo: não utilize o seu número pessoal para realizar as vendas da sua empresa.
Se você utiliza o mesmo número fica muito mais fácil misturar os seus contatos pessoais dos profissionais, além de que fica quase impossível estabelecer horários de atendimento. E vamos combinar, fica bem mais profissional trabalhar dessa maneira.
Planejamento é tudo!
Planeje! Essa é a etapa mais importante. Só com o planejamento é possível visualizar o que você quer alcançar e traçar os seu caminho para que as coisas não saiam do seu foco principal. Com o planejamento você conseguirá ter mais controle do que está acontecendo ou pode vir a acontecer. E nada melhor do que estar no controle quando está buscando o sucesso, não é mesmo?
Planeje tudo. As datas das suas postagens, as mensagens que serão enviadas e o horário, as imagens que serão enviadas, o conteúdo..tudo!
Utilize o WhatsApp Business
O Whatsapp Business é uma versão do app voltada para empresas, especialmente as de pequeno porte. Essa versão do aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas e gerar mais credibilidade para o seu negócio.
Ainda falando em número de telefone, essa versão te possibilita a utilizar um número fixo para registro, o que já faz com que o usuário saiba que está falando com um perfil comercial. Por isso, dê a devida atenção quanto ao preenchimento do perfil da sua empresa, já que ele funcionará como o seu cartão de visitas.
Outra funcionalidade dessa ferramenta são as métricas. O aplicativo fornece informações essenciais como: quantidade de mensagens que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues e lidas pelo usuário, entre outras informações. Com as métricas é possível identificar quais estratégias que deram certo, o que vai te ajudar na hora da tomada de decisão.
Além disso, há ainda as etiquetas. Essas etiquetas possibilitam marcar os clientes com informações como “pagamento pendente”, ” novo pedido”, novo cliente, “pedido finalizado”, entre outros. O que vai ajudar a identificar o seu cliente de acordo com o momento da jornada de compra dele.
Peça a autorização dos seus clientes
Tem uma grande diferença entre divulgar o seu negócio e invadir o celular do potencial cliente.
Nunca envie uma mensagem para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de conteúdo previamente. Os motivos são claros, ou ele se tornará um contato que não vai gerar nenhum retorno a você ou ele poderá reclamar nas redes sociais, o que seria péssimo para a sua reputação.
Então, nada de comprar aquelas listas de números, viu?!
Mas aí você me pergunta: como fazer com que o usuário aceite receber minhas mensagens? Simples! Ofereça uma recompensa digital.
Entregue uma recompensa – um presente – em troca do contato do seu cliente. Você pode usar diversos tipos de benefícios como e-books e cupons de desconto.
Mas capriche no conteúdo, porque quanto melhor o conteúdo maior a chance dele aceitar o brinde e lhe fornecer o contato que você tanto deseja.
Dê preferência as listas de transmissão
Esqueça os grupos do Watsapp e aposte nas listas de transmissão.
As listas de transmissão foram criadas para facilitar a sua rotina e aumentar a sua produtividade. Isso porque ela é muito simples e fácil de utilizar.
Você cria a lista, acrescenta todos os contatos que deseja e pronto! É só escrever a mensagem e enviar.
Os seus contatos irão receber uma mensagem individual, como se fosse uma mensagem só pra ele, personalizada. Caso, alguém responda a mensagem só você irá receber, tornando o atendimento bem mais pessoal.
Aposte na função catálogo do Whatsapp Business
Se você ainda não tem um site próprio então é a hora de usar e abusar dessa função! A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja junto com o valor, tornando o processo de vendas muito mais dinâmico.
Portanto, entre nas configurações da sua conta e escolha a opção “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do seu produto e complete as informações que julgar necessária, como nome, descrição, valor, entre outras.
Ofereça um bom atendimento dentro do Whatsapp
Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar uma atenção integral para a ferramenta. Do que adianta divulgar o seu contato e não realizar um bom atendimento?
Um cliente que envia uma mensagem para uma empresa além de querer ser atendido com rapidez ele deseja também ser bem atendido.
Portanto, você tem duas opções: treine e disponibilize uma pessoa do seu time para realizar o atendimento ao público ou lance mão do recurso dos chatbots.
Veja o que mais funciona pra você, só não deixe de prestar um bom atendimento. Caso contrário, é bem provável que você perca possíveis clientes.
Invista em Marketing de Conteúdo
Não ache que só utilizar o Whatsapp Business para divulgar os seus produtos e serviços que ele por si só vai te ajudar a vender. É claro, que com as dicas que citamos acima esse processo vai se tornar muito mais prático e simples. Porém, é extremamente necessário que você invista em Marketing de Conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é uma super estratégia. Ela tem como objetivo atrair a sua audiência por meio de materiais relevantes e valiosos que vão gerar valor para as pessoas, o que vai garantir um ótimo engajamento para o seu negócio ao decorrer do tempo.
O material pode ser enviado através de fotos, vídeos, áudios, do jeito que preferir. Se o conteúdo agregar algum valor ao seu cliente, você ganhará mais confiança do seu cliente, o que é ótimo para as suas vendas. Na hora de fechar negócio, isso será decisivo para que ele escolha você e não o concorrente.
Abuse dos gatilhos mentais
Gatilhos mentais são técnicas de convencimento do usuário que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais, considerados chave para a sua tomada de decisão.
Quem aqui nunca comprou algo com medo do produto acabar ou até mesmo por causa de uma promoção que estava acabando?!
É através dos gatilhos mentais que você conseguirá encorajar e mexer com as emoções do seu cliente, tirando- o da sua zona de conforto e fazendo com que ele feche negócio com você.
Agora que você já conheceu algumas estratégias para vender pelo Whatsapp, que tal colocar a mão na massa e por em prática essas dicas?