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Como vender para quem não quer comprar?

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Giuliane Godoi
Giuliane Godoi

Como vender para quem não quer comprar?

Para toda empresa saber como vender mais do seu produto ou serviço é essencial para a obtenção de resultados positivos. 

O processo de vendas é algo complexo e constituído de várias etapas, sendo que muitas das vezes é necessário fazer com que o seu produto chegue a pessoas que em um primeiro momento não se interessam muito por ele.

Sendo assim, saber exatamente quais atitudes tomar para atingir esse tipo de público é essencial para o sucesso do seu negócio. 

Portanto, a seguir veremos quais técnicas podem ajudar a sua empresa a vender para quem não quer comprar.

Entenda por que a pessoa não quer tomar tal decisão

Os motivos que podem levar uma pessoa a não querer comprar determinado produto ou serviço são variados. Entre eles, podem estar envolvidos preço, qualidade, custo-benefício ou até mesmo a falta de necessidade de se adquirir tal item. 

Independente de qual seja o motivo, é essencial que o empreendedor entenda exatamente o que leva a ele não optar pelo que a sua empresa oferece. 

Na grande maioria das vezes, um consumidor acaba não efetuando uma compra pelo simples motivo que o produto ou serviço não é capaz de suprir as suas necessidades. 

Sendo assim, saber identificar ao certo qual é o problema apresentado por seu cliente e oferecer para ele a solução ideal é a forma mais eficiente de aumentar as suas vendas, despertando nele o interesse em realizar a compra.

Confira quais técnicas podem te ajudar a convencer o cliente

A seguir iremos listar diversas técnicas que são utilizadas pelos melhores vendedores do mercado para atrair clientes e finalizar vendas, mesmo que ele não demonstra grande interesse inicialmente. Confira:

Estabeleça uma conexão com o cliente

Nem sempre a sua empresa possui o produto que o seu cliente precisa no momento. Assim, você pode até oferecer uma ampla variedade de opções, mas se nenhuma delas for capaz de solucionar o problema, ele certamente irá finalizar o contato sem efetuar a compra.

No entanto, mesmo que seja impossível realizar uma venda naquele momento, é essencial que o responsável por essa etapa estabeleça uma conexão com o consumidor. Isso pode ser realizado através de um atendimento cordial, atento e preocupado.

Dessa forma, na próxima vez que o cliente precisar de algum produto ou serviço oferecido pela sua empresa, ele com certeza irá procurá-la para fechar negócio.

Como já sabemos, a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, o objetivo dessa técnica é justamente fazer com que o público tenha a melhor percepção possível sobre o seu negócio.

Esse processo pode ser ainda mais facilitado caso adote estratégias do Marketing Digital em seu negócio. Isso porque através delas é possível trabalhar adequadamente seus leads, através de informações importantes sobre o seu perfil.

Entre esses dados, é possível encontrar:

  • Preferências 
  • Hobbies
  • Onde mora 
  • Formação 
  • Onde trabalha
  • Cargo que ocupa

Tudo isso poderá ser de grande valia para que o responsável pelas vendas possa prospectar adequadamente o cliente, podendo ser considerada como uma vantagem mediante ao mercado.

Faça um rapport

O rapport pode ser considerado como uma técnica que tem como objetivo fazer com que um indivíduo se identifique com o outro, mesmo que ambos possuam perfis totalmente distintos. 

Para isso, o responsável pela parte de vendas deverá espelhar palavras e até mesmo trejeitos, caso esteja vendo a outra pessoa, ditas pelo cliente. 

Assim, toda vez que ele usar uma determinada palavra como sinal de entusiasmo, por exemplo, se o vendedor também usá-la no mesmo contexto, certamente essa situação irá gerar uma identificação entre as partes envolvidas.

Dessa forma, essa se torna uma excelente maneira de fazer com que o consumidor adquira simpatia pelo consultor de vendas e também pela sua empresa, de forma que isso impacte diretamente em seus resultados.

Saiba entender qual é o problema apresentado pelo seu público

Em um processo de vendas, normalmente um vendedor perde um tempo gigantesco apresentando as qualidades de um produto. No entanto, na grande maioria das vezes o público não demonstra preocupação sobre as maravilhas que um item pode oferecer.

Assim, antes de qualquer coisa é de extrema importância saber ouvir e entender o que seu cliente tem a dizer. Somente dessa forma você conseguirá ter acesso ao verdadeiro problema que ele apresenta, oferecendo a ele uma solução eficiente e segura.

Portanto, é imprescindível que ao fazer a sua proposta de negócio, essa preocupação em sanar a necessidade do mesmo esteja clara. Somente dessa forma será possível concluir uma venda de maneira eficiente, garantindo que o cliente fique satisfeito com o serviço obtido.

Ofereça a solução adequada para o problema apresentado

Nem sempre o cliente deixa claro qual é o seu problema, isso porque muitas vezes, nem ele mesmo possui conhecimento sobre a sua existência. 

Sendo assim, conversar e fazer questionamentos objetivos são essenciais para fazer entender o que ele realmente precisa. Somente assim ele poderá compreender de que maneira a sua empresa pode lhe ser útil. 

Também é de extrema importância que você opte sempre pela realização de ofertas que realmente sejam capazes de atender aquele indivíduo. Para isso, não basta apenas descrever as funções daquele produto, é necessário também apresentar de que maneira aquilo irá ajudar a resolver as suas principais dores.

Feche as portas de vendas

Muitas vezes, mesmo possuindo todas as características necessárias para fechar aquela venda, o cliente opta por não finalizar a compra naquele momento. 

Para evitar que isso aconteça, é preciso que o vendedor consiga fechar as chamadas “quatro portas de vendas”. Entre elas estão: dinheiro, autoridade, credibilidade e urgência. 

Sendo assim, é importante que o vendedor não deixe que nenhuma dessas questões se torne uma objeção para a finalização da venda. Para isso, pode-se utilizar algumas perguntas como: 

  • O orçamento realizado é plausível as condições do cliente? (dinheiro)
  • Você é o único responsável pela tomada de decisões? (autoridade)
  • A solução apresentada realmente é a que você está buscando? (credibilidade)
  • Há a necessidade de se obter essa solução agora? (urgência)

A partir disso será possível entender se o que foi apresentado será realmente satisfatório para o consumidor, permitindo buscar outras soluções e adotar novas estratégias para finalizar a venda.

Use as falas do cliente a seu favor 

Embora a técnica anterior seja muito eficiente, nem sempre a pessoa irá ser convencida a comprar o produto naquele momento. Isso acontece porque muitas vezes a pessoa pode se sentir obrigada a adquirir algo.

Com isso, pode ser que ela se valha das quatro portas apresentadas no tópico anterior para arrumar uma justificativa que a impeça de finalizar a compra.

Assim, se o vendedor conseguir fechar todas as portas adequadamente, ele poderá se valer do famoso “você me disse”. Essa estratégia consiste em apresentar como contra-argumento de acordo com as respostas apresentadas às perguntas anteriores. 

Sendo assim, se ele falar que está muito caro, você pode abordá-lo falando que anteriormente ele já havia informado que o orçamento apresentado cabia em seu bolso.

É preciso ter em mente que nem sempre será possível obter um resultado positivo dessa operação. No entanto, após essas investidas o vendedor saberá o real motivo pelo qual o consumidor não adquiriu o seu produto. 

Não deixe para depois…

Muitas pessoas iniciam um processo de vendas, oferecendo um produto e explicando para o cliente que irá enviar as informações pertinentes ao negócio posteriormente. Porém, esse pode ser um erro grave caso esse seja o único contato realizado. 

Estabelecer uma relação mais sólida desde o primeiro contato com o cliente é essencial. Para isso, é indicado oferecer as informações necessárias e esclarecer possíveis dúvidas sobre o que foi conversado de maneira a convencê-lo que o seu produto ou serviço é a solução ideal para ele.

Registre o maior número possível de informações sobre o seu cliente

Conhecer profundamente o perfil de seus clientes é essencial. Embora obter dados sobre o consumidor não seja uma tarefa fácil, fazer de seu primeiro contato uma fonte eficiente para se obter informações pode ser uma excelente oportunidade.

Essa estratégia pode ser facilmente usada para realizar futuras vendas, mesmo que o cliente não demonstre interesse em realizar uma compra naquele momento. 

Isso porque, através dessa façanha você consegue saber qual é a necessidade da pessoa, como ela pode aprimorar seus argumentos e de que maneira isso pode ser usado para a realização de vendas futuras.

Como usar o Marketing a seu favor?

Embora o processo de comunicação seja essencial para aumentar as suas vendas, o uso adequado de estratégias de Marketing Digital podem te ajudar a obter ainda mais resultados. 

A seguir, listamos de que maneira essa ferramenta pode te ajudar a vender para quem não quer comprar.

Faz com que a sua empresa marque presença no meio digital 

É fato que quanto mais a sua marca for vista, mais ela será lembrada pelas  pessoas. Com isso, podemos dizer que é justamente essa a função do Marketing Digital. 

A partir das estratégias certas, é possível fazer com que cada vez mais, um número maior de pessoas tomem conhecimento sobre a sua empresa. Assim, a chance de um cliente em potencial encontrar a sua marca e efetuar uma compra cresce significativamente.

Possibilita segmentar e atingir os clientes com maior potencial 

Por meio do Marketing Digital é possível construir campanhas altamente personalizadas. Para isso, basta segmentá-la de acordo com a faixa etária, localização e perfil do seu público-alvo. 

Assim, será possível divulgar o seu produto ou serviço diretamente para clientes em potencial, o que contribui positivamente para uma melhora significativa nos lucros obtidos.

Outro ponto importante é que através da realização dessas campanhas é possível analisar e mensurar os resultados. Dessa forma, será possível planejar estratégias novas e pensar em abordagens diferentes, aprimorando ainda mais as técnicas de divulgação utilizadas.

Diferencia o seu negócio dos demais concorrentes 

Muitas pessoas que desejam saber como vender mais acreditam que estar na internet é suficiente para ter resultados. Porém, é preciso salientar que para obter resultados através do Marketing, é necessário muito trabalho. 

Investir nesse tipo de estratégia requer grande planejamento e estruturação, construindo diferenciais para que a sua empresa se destaque frente aos seus concorrentes diretos.

Portanto, se você investe na elaboração de conteúdos de qualidade, com toda a certeza poderá colher os frutos dessa ação, vindo a se tornar autoridade em seu segmento.

Melhora a comunicação com seus clientes 

Para que uma empresa consiga vender mais e manter os resultados obtidos, é necessário investir em comunicação. Um negócio que constrói uma relação sólida com seus clientes, consegue ter um sucesso ainda maior em suas negociações. 

O Marketing Digital permite uma melhor interação entre o cliente e a organização, fazendo com que o nível de confiança na relação aumente exponencialmente.

Dessa forma, fica mais fácil oferecer um bom atendimento, que consegue entender as necessidades de seu público-alvo e que possibilita o fornecimento de informações de forma clara e objetiva, já que através de suas publicações o consumidor consegue se inteirar mais facilmente sobre o assunto.

A Agência Mais Ideias pode te ajudar nesse processo

Para saber como vender mais, é preciso que o empreendedor entenda que existem uma série de etapas que precisam ser cumpridas. O processo nem sempre é fácil, principalmente quando se trata de vendas realizadas em um ambiente digital. 

Com isso, saber exatamente quais estratégias realmente funcionam para o seu negócio é essencial. 

Para isso, você pode contar com a Agência Mais Ideias que é uma empresa de confiança e que expert quando o assunto é Marketing Digital. Contamos com profissionais especialistas na área e fornecemos uma consultoria personalizada para construir estratégias realmente eficientes para o seu negócio.

Portanto, se você deseja saber como vender mais e aumentar significativamente o lucro  da sua empresa, entre em contato conosco.

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