Dia Mundial do Rock

O que o Rock’n Roll tem a ver com Marketing Digital?

Giuliane Godoi
Giuliane Godoi

O que o Rock’n Roll tem a ver com Marketing Digital?

Você está cansado de saber que a indústria do Rock’n Roll movimenta um mercado bilionário, né? Mas você sabe por quê?

Acreditaria se eu te dissesse que as bandas de Rock seguem passos parecidos com as estratégias de marketing que nós conhecemos?

Isso mesmo, e pra te provar isso vamos a algumas comparações!

Rock and Roll X Marketing Digital

Para uma banda conseguir vender seus discos e outros produtos relacionados a ela – como camisetas, pôsteres, canecas… – é preciso que ela seja conhecida, que ela tenha fãs. Logo, se compararmos com a sua empresa, ela precisa conquistar o seu próprio público para conseguir vender os seus produtos e/ou serviços.

Mas como? Eu te digo, como uma banda de rock pode ensinar você como se comportar nesse caminho. Bora lá?

Ensaios x Planejamento

O que uma banda faz quase todos os dias para alcançar um ótimo resultado nos shows? Ensaia!

Se compararmos com o marketing, os ensaios da banda são como o planejamento da equipe de marketing. Se uma banda não ensaia, provavelmente ela não irá fazer um bom show. Sendo assim, se uma equipe não planeja, não há como alcançar seus objetivos.

Composições x Conteúdos

Ah, as composições! Saber tocar é muito importante, mas o que atrai e conquista os fãs são as letras das músicas. São com elas que a banda consegue se aproximar do seu público e fazer com que ele sinta e entenda a visão e ideologia da banda. Ou seja, o que a banda realmente é! E quando o público se identifica esse é o momento que ele se torna um fã.

No caso do marketing, as composições são os conteúdos que a sua empresa disponibiliza para o seu público, seja pela página de materiais ou blog, produzidos pela sua empresa. São por esses conteúdos que seu público descobrirá você, te ouvirá, se encantará e seguirá você!

Fãs x Leads

Falamos tanto dos fãs da banda, mas o que seriam eles no cenário do marketing? Os fãs representam na empresa tanto os leads quanto os clientes. Mesmo não comprando nada eles acompanham a sua empresa, o que é extremamente importante.

É preciso dar um show!

Por fim, o que os fãs mais esperam de uma banda são os shows. É com os shows que os fãs se sentem o mais próximos possíveis da sua banda querida.

No mundo do marketing, esse momento seriam os eventos, webinars e as lives que cada dia crescem mais nesse mercado. É nessa hora que a sua empresa tem a oportunidade de ficar cara a cara com o público.

E ainda, podemos comparar o canal do Youtube com os dvds que as bandas gravam dos seus shows para aqueles que não conseguem comparecer aos shows ou mesmo para aqueles que querem ficar recordando.

Explicando etapa por etapa ficou mais claro agora, né?

Se uma banda consegue atingir todos esses objetivos ela alcança com toda certeza o sucesso. Então, digo o mesmo para você e a sua empresa, se você aplicar esses processos na sua empresa ela alcançará o sucesso, e se você ao alcançar o sucesso continuar dia a dia aplicando esses métodos esse sucesso será duradouro. Afinal, você não quer ser famoso por um hit só e depois sumir, né? hehe

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