As novas tecnologias permitiram que as empresas criassem novas estratégias de aproximação que aprimoraram a sua comunicação com o público. Nesse sentido, o marketing de conteúdo surge como uma excelente alternativa para oferecer informações relevantes para potenciais clientes, ao mesmo tempo em que aumentam as chances de conversão e fidelização.
Contudo, para que essa estratégia consiga atingir sua eficácia, é fundamental que as empresas entendam e saibam aplicar o conceito de persona, o que tornará a mensagem focada no público que se deseja atingir, gerando mais chances de sucesso.
Este artigo trará para você a importância da persona, indicando de que modo a sua empresa pode criá-la e utilizá-la nas táticas de marketing de conteúdo. Continue por aqui e confira!
O que é persona?
Persona é um personagem semifictício utilizado para representar o cliente ideal de uma determinada empresa. Esse conceito se diferencia da ideia de público-alvo — segmento de pessoas com qualidades em comum que uma marca elege para conduzir suas campanhas e anúncios —, pois se baseia em dados e comportamento reais.
Nesse contexto, o principal objetivo da persona é criar uma representação dos clientes o mais fiel possível à realidade, para que as organizações possam embasar as suas estratégias, tornando-as capazes de atender as demandas dessas pessoas.
Qual a importância de uma persona para as estratégias de marketing de conteúdo?
Como sabemos, o marketing de conteúdo é uma área do marketing destinada a desenvolver conteúdos relevantes para o seu público, que sejam condizentes com a área de atuação de uma marca.
Essas informações devem ter utilidade para a persona, que, geralmente possui uma carência ou um problema a ser resolvido e busca uma alternativa para suprir suas demandas. Veja, a seguir, as vantagens de se desenvolver uma persona:
Aprofundar o conhecimento sobre o público
Quando desenvolvemos uma persona para o nosso negócio, precisamos, antes de tudo, definir qual o grupo de consumidores desejamos atingir. A partir daí, aprofundamos o conhecimento sobre seus hábitos de consumo, entre outras informações igualmente relevantes.
Esses dados nos permitem entender melhor sobre as suas demandas e procuras e servem como base para o desenvolvimento de soluções para essas pessoas.
Entender o valor do seu produto para o público
A definição da persona descreve a rotina de indivíduos focando nas suas principais necessidades, dúvidas e desejos que se relacionam com a proposta de valor da marca. Para que você possa entender melhor, traremos o exemplo de um estudante que está concluindo o Ensino Médio.
Nesse contexto, é provável que ele esteja cheio de dúvidas quanto ao seu futuro profissional e o ingresso na universidade. Assim o vestibular — que é o produto do exemplo citado — a pesar de ser uma etapa difícil, é a alternativa para a resolução dos seus problemas o caminho para isso. Desse modo, a persona ajuda a perceber como a marca pode ser útil ao público.
Definir os canais de comunicação e a linguagem que será usada com o público
Outro fator positivo que a criação da persona traz para as empresas é que ela ajuda a escolher quais serão os principais canais de comunicação com os potenciais clientes. Hoje, com o uso massivo da internet, manter vários canais ativos, interagindo com o público e sanando as suas dúvidas é fundamental.
Além disso, a persona também auxilia a sua equipe de marketing a definir qual será a linguagem e o tom das mensagens. Ou seja, se a sua persona for um público mais jovial, é necessário que a linguagem seja menos formal — sem, contudo, perder a qualidade do conteúdo —, por exemplo.
Definir pautas do Marketing de Conteúdo
As personas são cruciais para o desenvolvimento das pautas de marketing de conteúdo, pois elas são responsáveis por esclarecer quais as principais dúvidas e necessidades do público. Dessa forma, o desenvolvimento dos posts se baseiam em carências reais, e, por esse motivo, são importantes para os seus clientes, que poderão ver, na sua empresa, uma alternativa para suprir as suas demandas.
Como construir uma persona?
Agora que você já entende o conceito e a importância da persona para as estratégias de marketing de conteúdo, daremos algumas dicas para que você construa uma ideal para o seu negócio. É importante saber que o desenvolvimento da persona é um processo que demanda pesquisa e revisão, já que os hábitos do público estão em constante modificação. Dessa forma, você precisa seguir os seguintes passos:
- Reúna os dados de clientes;
- Faça perguntas;
- Analise os dados coletados;
- Estruture a persona e compartilhe com a equipe de marketing.
Veja, cada um deles, a seguir:
Coletando dados
O primeiro passo para o desenvolvimento da persona é a coleta de dados. Para isso, é preciso que a sua equipe de marketing faça um planejamento de pesquisa que abarque a definição dos objetivos da campanha e dos instrumentos de coleta — que pode ser um conjunto de perguntas, como uma entrevista.
As pesquisas podem ser quantitativas e qualitativas. As quantitativas são oferecidas a um número maior de pessoas e dizem respeito a comportamentos gerais da base do público, realizadas por meio de questionários objetivos. Já as qualitativas não são tão numerosas, no entanto, as respostas costumam ser mais completas e aprofundadas. Veja exemplos de pontos a serem questionados com os clientes:
- Gênero, idade, local onde mora, Escolaridade;
- Como é a rotina e as principais responsabilidades;
- Principais objetivos e obstáculos pra atingi-los;
- Redes sociais que o cliente mais acessa e quais meios utilizados para que ele se mantenha informado;
- Quais marcas costuma usar;
- Se ele se informa sobre marcas e produtos;
Como podemos perceber, esses questionamentos podem se referir a aspectos pessoais, profissionais, hábitos de consumo, entre outros, que servem para que criemos o perfil ideal.
Analisando os dados coletados
Após a realização da pesquisa, a sua equipe terá em mãos uma quantidade significativa de dados que precisarão ser organizados, transcritos e analisados. Essa análise consiste em identificar padrões de respostas, levantando as principais características, problemas e desafios dos entrevistados e ajudarão a compor a persona.
Dessa forma, é necessário ordenar as respostas de modo funcional. Uma dica é criar uma tabela com as perguntas aplicadas na pesquisa, preenchendo as respostas. Assim, ficará melhor para visualizar os dados repetidos.
Desenvolvendo a persona
Após a verificação dos dados, a persona vai se definindo. Nessa etapa, ela passará a ter um nome, um rosto e características pessoais e profissionais muito bem definidas, a partir do que você percebeu como mais pertinente na pesquisa.
Nesse sentido, é necessário que a persona represente uma pessoa real, que vai interagir com o conteúdo da marca e consumir os seus produtos. Uma boa estratégia é contar uma história sobre ela, sua rotina, e hábitos, e evitar fazer uma lista com tópicos pré-definidos.
A persona tem um valor importante para o desenvolvimento das estratégias de marketing de conteúdo de qualquer empresa, independente do seu porte ou ramo de atuação. Portanto, é importante que as equipes responsáveis por essa área possa criar pesquisas voltadas para a criação de um perfil que possa representar o público que a empresa deseja atingir, aumentando as chances de conversão e fidelização do cliente à marca.
Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e saiba quais são os principais erros cometidos nas estratégias de marketing de conteúdo!