O blog da sua empresa é ruim? Saiba como corrigir este problema

Leonardo Maciel
Leonardo Maciel

O blog da sua empresa é ruim? Saiba como corrigir este problema

Atualmente, é comum nos depararmos com empresas que realizam postagens de artigos e demais materiais na internet como uma forma de ganhar a confiança e atrair a atenção dos seus clientes. No entanto, caso não utilize essa estratégia da maneira correta, você estará apenas alimentando um blog ruim, o que irá impactar negativamente em sua empresa.

Existem diversas maneiras eficientes de fazer com que o seu negócio se destaque na internet, sendo que para isso muitos têm apostado na criação de conteúdo. Uma delas é justamente a criação e veiculação de artigos na página da marca. 

Essa estratégia tem se mostrado como uma ferramenta muito eficiente e capaz de trazer resultados incríveis. Isso porque através dela é possível fazer com que os visitantes tenham acesso a informações relevantes sobre um assunto, de maneira que considerem a sua empresa autoridade naquele segmento. 

Dessa forma, fazer a criação de um conteúdo adequado é essencial para adquirir resultados mais expressivos. Por isso, a seguir falaremos como corrigir um site ruim e transformar ele numa verdadeira alavanca para os seus negócios.

Como identificar um blog ruim

Há uma série de fatores que contribuem negativamente para que um blog seja considerado ruim. A seguir, falaremos um pouco mais sobre cada um deles.

Formato de conteúdo mal estruturado 

Um dos fatores que impactam mais negativamente em um blog é a formatação inadequada do conteúdo postado. 

Embora seja considerado um processo simples, muitos se esquecem de corrigir fatores extremamente importantes e que impactam diretamente na experiência do visitante. Entre eles estão:

  • Exagero ao destacar os trechos;
  • Uso de parágrafos muito longos;
  • Frases extensas e de difícil compreensão;
  • Fonte muito pequena;
  • Não uso de imagens;
  • Falta de espaço entre um marcador individual e outro.

Como podemos ver, todos esses pontos podem ser facilmente resolvidos, mas na maioria das vezes acabam sendo ignorados e passam despercebidos.

O conteúdo postado não é original

A veiculação de conteúdo não original em uma página, é com certeza um dos fatores que mais contribuem para a construção de um blog ruim. Isso porque além de afetar a credibilidade da empresa, ele ainda causa grandes prejuízos para o tráfego quando se trata dos mecanismos de busca. 

O Google, por exemplo, estabelece algumas regras essenciais e que interferem diretamente na classificação de um site. Assim, para fazer com que uma página apareça entre os primeiros resultados, é essencial que o conteúdo postado seja original, traga informações verdadeiras e educativas e ainda seja capaz de influenciar e agregar valor para quem lê.

Sendo assim, investir na criação de materiais que sejam realmente relevantes e que possuam alta qualidade é essencial para quem quer ter um blog de sucesso.

Mau uso da linguagem 

Para escrever bons artigos, não basta apenas ter um bom português e fazer o uso correto da gramática. Muitas vezes, um blog ruim só é visto dessa forma pelo fato de não possuir um material persuasivo e que seja capaz de envolver verdadeiramente o leitor.

Dessa forma, optar pela contratação de um profissional da área pode ser o caminho certo para mudar os rumos do seu site.

Durante a escrita de um artigo, é muito comum que o redator utilize links para direcionar o leitor para outras abas ou até mesmo um outro site. Além de ser uma prática interessante para direcionar o visitante, ela também é uma estratégia poderosa para melhorar o SEO. 

Porém, é necessária extrema cautela na hora de utilizá-la. Isso porque caso tente criar um link para um site considerado ruim, o próprio Google pode penalizar o seu blog, por entender que você pode estar querendo promovê-lo.

Dessa forma, é essencial que durante a elaboração do seu conteúdo, você preze por relacionar em seu artigo apenas sites e conteúdos realmente relevantes e de qualidade.

Falta de informações

Muitas vezes, a fim de fazer com que um artigo seja breve e sucinto, o redator acaba por poupar o uso de algumas informações relevantes. No entanto, embora pareça algo inofensivo, essa prática pode contribuir e muito para a criação de um blog ruim.

Um dos maiores objetivos desse tipo de conteúdo é justamente informar o leitor e convencer ele a executar algum tipo de ação. Sendo assim, utilizar dados importantes obtidos de fontes confiáveis é essencial para que um post desse tipo realmente cumpra o seu papel.

Como corrigir esse tipo de problema?

A partir do que falamos acima, já é possível ter uma ideia do que fazer para corrigir o problema, quando o assunto é um blog ruim. Porém, a fim de te auxiliar ainda mais, a seguir iremos dar mais algumas dicas de como melhorar a sua página de uma vez por todas. Confira!

Conheça o seu público

Todo conteúdo publicado na internet, independente do tipo, é feito para atingir um determinado público. Dessa forma, para que ele cumpra o seu papel é essencial que ele possua algumas características específicas a fim de gerar identificação.

Sendo assim, antes de qualquer coisa, é essencial que você realmente conheça o perfil do visitante que irá acessar o seu blog. A partir disso, será possível definir o tipo de linguagem e o tom mais adequado para serem utilizados.

Para isso, vale a pena investir no uso ou criação de personas, a fim de facilitar todo o processo.

Tenha domínio sobre o tema 

Um bom blog precisa focar em um determinado nicho e este precisa ser dominado pelo responsável pelo site. Isso porque é praticamente impossível escrever um artigo de qualidade e que seja realmente relevante, sem que o redator possua um bom conhecimento sobre o tema.

Dessa forma, antes de iniciar a criação de qualquer material, é essencial que seja realizada uma pesquisa sobre o assunto, a fim de que o conteúdo produzido seja capaz de atingir pessoalmente o seu público.

Tenha certeza de que o artigo é realmente interessante 

Um bom título e uma introdução assertiva são boas armas para atrair um visitante, no entanto, não são o suficiente para prendê-lo em seu artigo. Portanto, investir em um conteúdo que seja relevante e que tenha qualidade do início ao fim é essencial.

Além disso, é preciso que o material siga uma estrutura adequada, que seja capaz de direcionar o leitor durante a leitura, fazendo com que o mesmo consiga esclarecer as suas principais dúvidas sobre o assunto ao longo do conteúdo.

Use e abuse das ferramentas de gramática e linguagem

Atualmente, existem uma série de ferramentas que tem como objetivo auxiliar na correção da ortografia de textos. Além de gratuitas, elas são extremamente fáceis de usar e ajudam a melhorar a qualidade dos artigos de maneira significativa.

Por que o blog é uma boa estratégia para empresas?

Os blogs são uma ótima estratégia para empresas que queiram se destacar em seu segmento e ainda se tornar uma autoridade no assunto. Isso porque a produção de conteúdo especializado faz com que os seus leitores estabeleçam uma relação de confiança com a sua marca.

Além disso, é inegável que quando criado e utilizado da forma correta, uma página deste tipo aumenta a visibilidade do seu negócio, melhorando significativamente os resultados obtidos.

Como identificar um blog bom?

Como dissemos anteriormente, existem diversos pontos que contribuem para a criação de um blog ruim. Porém, é importante salientar também que existem características essenciais que ajudam a definir um bom blog. São eles:

Produção de um conteúdo de qualidade

Para a construção de um bom blog, é essencial que todos os conteúdos disponibilizados por ele sejam de excelente qualidade em todos os aspectos. Assim, fazer o uso correto das palavras-chave, não repetir informações e trazer informações verídicas são as armas mais poderosas para atrair e garantir o engajamento do público.

Dessa forma, além de garantir que o visitante leia o seu material até o final, a chance de ele compartilhar aquilo com outras pessoas também aumenta consideravelmente, melhorando a classificação do seu site nos buscadores. 

Boa formatação

Embora seja essencial para o sucesso de um blog, é muito comum que as pessoas negligenciem a formatação do conteúdo. Este é um fator muito importante, pois é o que dará estrutura e direcionamento para o leitor.

Além disso, ele também passa uma boa impressão para o visitante, de maneira a aumentar o nível de confiança que o mesmo passa a possuir em sua página ou marca.

Boas práticas de SEO

Para que o seu conteúdo seja capaz de atingir o maior número de pessoas possível, é de extrema importância que o SEO seja aplicado corretamente. 

Tal fato, irá impactar diretamente no ranqueamento do seu site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de pesquisa. Consequentemente, além de um maior engajamento, a sua página conseguirá gerar mais leads e melhorar os índices de vendas.

Como um bom blog pode impactar nos resultados da sua empresa?

A partir de tudo que vimos até aqui, já é possível concluir que um blog ruim pode prejudicar e muito a sua marca. Sendo assim, prezar pela construção de um blog de qualidade pode ajudar a impulsionar os seus resultados de maneira positiva, como veremos a seguir.

  1. Ajuda no ranqueamento da sua página

Desde que apresentem conteúdos de qualidade e regularidade nas postagens, um blog pode auxiliar e muito no processo de obtenção de melhores resultados. Isso porque eles podem elevar significativamente a sua classificação nos sites de busca. 

Dessa forma, sempre que um usuário pesquisar sobre uma determinada palavra-chave relacionada a um de seus conteúdos, a sua página aparecerá para aquela pessoa. Assim, a chance de ela acessar o material e se interessar pelas soluções que a sua empresa tem a oferecer aumentam significativamente.

  1. Gera identificação com o público-alvo

Como dissemos anteriormente, um dos aspectos que contribuem para um blog ruim é a criação de um conteúdo que não utilize uma linguagem adequada ao seu público-alvo

Portanto, para que tenha o efeito desejado é essencial que o seu material seja capaz de atingir diretamente o perfil do consumidor desejado, de maneira que o mesmo se identifique com a maneira que o artigo foi escrito.

  1. Humaniza a sua marca

Muitas vezes uma empresa oferece bons serviços ou produtos, no entanto, os resultados obtidos acabam não sendo tão positivos como o que era esperado. Isso pode ocorrer pelo fato de que a grande maioria dos consumidores até admiram a marca, porém consideram a mesma inatingível.

Um bom blog pode ajudar e muito a quebrar esse paradigma, uma vez que essa estratégia ajuda a aproximar o leitor. Assim, além do processo de identificação que tratamos acima, esse processo ainda faz com que o leitor crie familiaridade com as soluções oferecidas pelo seu negócio.

  1. Aumenta a sua credibilidade perante o público

Produzir um blog nada mais é do que compartilhar informações relevantes sobre um determinado assunto. Sendo assim, a produção de conteúdo especializado e que seja capaz de atingir positivamente o leitor é a ferramenta perfeita para quem deseja conquistar a confiança do público e se tornar autoridade em seu segmento.

Isso se torna ainda mais importante quando se deseja expandir os negócios, uma vez que mais pessoas irão entrar em contato com a sua marca. Portanto, é essencial que toda a estratégia de redação e consequentemente de Marketing Digital estejam bem estruturados.

Assim, para garantir que o seu blog realmente seja bom e que a sua empresa consiga atingir o público-alvo com eficiência, é imprescindível contar o auxílio de especialistas no assunto. 

A Agência Mais Ideias é uma empresa completa e que conta com uma equipe altamente especializada para fazer com que o seu blog se torne uma verdadeira potência, gerando resultados altamente expressivos.

Portanto, garanta já o seu sucesso e agende agora a reunião com um de nossos especialistas. Nós com certeza temos a solução ideal para você!

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