Conteúdo Interativo: O que é e como fazer?

Leonardo Maciel
Leonardo Maciel

Conteúdo Interativo: O que é e como fazer?

Um dos principais desafios atuais quando se trata empresas que utilizam a internet como ferramenta para trabalho é produzir conteúdo interativo que seja relevante para o público. 

No entanto, embora venha se revelando como uma estratégia essencial para potencializar os resultados que podem ser obtidos pelas empresas utilizando a internet, essa estratégia tem se revelado como um dos principais desafios a serem enfrentados.

Isso ocorre porque é necessário ter grande criatividade para conseguir chamar a atenção do público, utilizando para isso um conteúdo apresentado fora dos moldes convencionais. 

Assim, hoje nós iremos desvendar o que é o conteúdo interativo e descobrir como fazê-lo para atrair os melhores resultados frente ao seu público.

O que é conteúdo interativo?

Podemos definir conteúdo interativo como sendo um material dinâmico que permite que os consumidores e seguidores possam interagir com a marca, fornecendo assim informações importantes sobre suas preferências. 

Esse tipo de estratégia vem sendo utilizado há algum tempo fora dos meios digitais. Um grande exemplo disso são os famosos quizzes exibidos pela televisão, onde o telespectador poderia participar por meio do telefone.

No entanto, nos últimos anos, através da internet ela ganhou novas roupagens, tornando- se muito mais acessível e interessante. Isso acontece pelo fato de que agora, as marcas podem obter a impressão de seus consumidores sobre algo em poucas horas através das ações que o público executa em seus conteúdos publicados nas redes sociais.

Nesse sentido, é correto afirmar que esse tipo de material permite trazer para o cliente, uma forma de abordagem mais interessante, divertida e que ainda é introduzida na vida dele de maneira natural.

Além disso, ele fornece ao público informações às quais eles desejam ter acesso. Dessa forma, o formato se mostra muito mais eficiente, permitindo que a empresa conheça mais sobre o seu consumidor e ainda entregando uma experiência muito mais valiosa para o usuário.

Quais vantagens essa estratégia pode oferecer?

Devido aos resultados obtidos através desse tipo de conteúdo, a produção de material interativo vem se tornando cada vez mais importante dentro do Marketing Digital. 

Porém, antes de investir em sua produção, é preciso entender se a sua empresa possui um perfil que se encaixa nesse tipo de proposta, de acordo com as suas próprias metas. 

Para isso, a seguir veremos um pouco mais sobre as vantagens que o conteúdo interativo pode oferecer para um negócio.

Melhora o engajamento

Embora sejam necessários e capazes de trazer resultados, um conteúdo que não produz interação não é capaz de gerar engajamento em grandes proporções. Por outro lado, materiais interativos conseguem melhorar significativamente essa variável. 

Ao longo dos anos, devido ao surgimento do Marketing Digital, muitas empresas passaram a produzir através de blogs e redes sociais. Entretanto, muitas vezes as informações ali passadas não traziam grande relevância para o público de interesse. 

Tudo isso, fez com que o segmento ficasse saturado e o consumidor se sentisse perdido em meio a tanta coisa, que além de não ter qualidade, ainda não conseguiam despertar a sua atenção.

Dessa maneira, uma alternativa eficiente para sair desse problema foi aumentar o uso de conteúdo interativo. 

Com isso, este se tornou cada vez mais popular, uma vez que além de despertar o interesse do consumidor, ainda permitia que esse se envolvesse com a marca, gerando um engajamento muito mais expressivo.

Isso acontece porque dessa forma a informação consegue chegar às pessoas de maneira muito mais leve. Isso permite ainda que o usuário possa aprender com ela e ainda a compartilhe com outros indivíduos.

Outro ponto interessante é que através desse conteúdo é permitido analisar métricas importantes para a empresa. Assim, fica mais fácil entender se a mensagem foi passada adiante de forma efetiva, usando isso como ferramenta para aprimorar ainda mais as informações que são publicadas em sua rede.

Permite que a empresa alinhe experiência e conteúdo

Hoje em dia é normal utilizar materiais como e-books e posts em blogs com o intuito de trazer informação relevante para o consumidor. 

Tal fato já é considerado de extrema importância, porém ele pode ter um valor agregado ainda maior se for capaz de trazer uma experiência diferenciada para o público. 

Um conteúdo interativo de qualidade é capaz de divertir o usuário. Dessa forma, a diversão será o principal fator responsável por fazer com que alguém queira consumir aquele material.

Para isso, é possível usar quizzes, por exemplo. Assim, a pessoa terá que passar por diversas questões, para que assim consiga obter a resposta que deseja ao final. 

Embora o que trouxemos sobre o assunto até aqui seja de grande valor para as mais diferentes faixas etárias, é correto afirmar que quando se trata de gerações mais novas, produzir conteúdo interativo se torna ainda mais importante.

Isso acontece porque os jovens possuem uma tendência a consumir informações que tenham um caráter mais dinâmico. Portanto, se este é o seu público, oferecer materiais que não tenham essa característica pode trazer efeitos muito negativos para o seu negócio.

Isso ocorre porque a comunicação é prejudicada e assim a sua marca não consegue estabelecer um relacionamento efetivo com o cliente.

Ajuda a gerar mais leads

Além de aumentar a interação e o engajamento com o seu público, esse tipo de conteúdo ainda é capaz de aumentar significativamente a geração de leads. Dessa forma, os seus resultados impactam diretamente no lucro da empresa. 

Um bom material, que consiga chamar atenção visualmente, que seja dinâmico e que ainda consiga trazer uma experiência de valor para o cliente são alguns dos fatores que contribuem também para a conversão de leads.

Tudo isso pode ser obtido utilizando ferramentas de criação, que possuem recursos exclusivos para a criação de conteúdo interativo. Além disso, outro ponto positivo é que elas ainda permitem testar diferentes versões para saber qual será mais eficiente nas conversões.

Melhora o feedback 

Outro ponto positivo do conteúdo interativo que merece destaque é justamente o fato de que a partir dele é possível obter um feedback detalhado sobre seu público.

Embora os conteúdos convencionais possam gerar bons resultados, eles não são capazes de fornecer dados detalhados. Assim, fica mais difícil saber se aquela informação conseguiu atingir o consumidor de forma direta. 

Podemos exemplificar isso pensando em uma situação onde o usuário visita a sua página, mas não lê todo o seu conteúdo. Embora você saiba que ele acessou o site, não há como saber se ele realmente consumiu a informação ali contida.

Quando se trata de materiais interativos, ter uma ideia da relevância do seu post se torna muito mais fácil. A partir dela, é possível verificar o número de interações, cliques em links e até mesmo, quantidade de visualizações.

Com isso é possível, por exemplo, entender melhor as necessidades que o cliente possui, podendo oferecer para ele uma solução mais efetiva através do seu produto ou serviço.

Isso porque esse tipo de material irá oferecer a sua empresa a resposta de cada consumidor, transformando essa informação em métricas. 

Dessa forma, será possível obter um número maior de informações e com isso traçar estratégias melhores e mais eficientes. 

6 dicas de como produzir conteúdos interativos

Embora não seja tão simples, produzir bons conteúdos interativos é possível. No entanto, para isso é preciso pensar em alguns detalhes importantes antes, para que não haja grandes erros durante o processo.

A seguir, detalharemos um pouco mais as informações, com um verdadeiro guia completo de como produzir esse tipo de material. Confira:

  1. Crie uma persona

Para produzir um conteúdo que seja realmente de valor, é necessário que antes você consiga definir a sua persona

Esse processo é essencial, pois permite que você pense em quem é o seu público, qual o seu perfil e comportamento, além dos principais problemas e necessidades que ele possui.

Dessa forma, você terá as informações necessárias para definir os seus principais objetivos e estratégias para alcançá-los.

  1. Aproveite os conteúdos que você já possui 

A fim de otimizar tempo e processo, no início da sua jornada você pode utilizar materiais já existentes em seus canais de comunicação. Para isso, é importante avaliar quais deles já possuem um cunho interativo. 

Dessa forma, esse conteúdo pode ser trabalhado novamente, de maneira a ser disponibilizado no novo formato proposto, como por exemplo, questionários. Vale lembrar também que qualquer tipo de material convencional que já tenha despertado grande interesse do público pode ser usado. 

  1. Utilize layouts responsivos 

Atualmente, o número de pessoas que têm utilizado o celular como principal forma de acessar a internet tem crescido expressivamente. Assim, durante um processo de compra, os smartphones se tornaram um dos aliados principais. 

Porém, para que a jornada de compra possa ser realizada por meio de item, é preciso que ele tenha uma boa responsividade. Caso contrário, a possibilidade de o cliente abandonar o processo no meio do caminho é quase certa.

Pensando nisso, esse conceito deve ser usado também na produção de conteúdo interativo. Esse tipo de material possui diversas animações e botões. Assim, para produzir o efeito desejado é necessário que eles possam funcionar adequadamente em qualquer tipo de tela ou produto. 

Assim, antes de qualquer coisa invista em um planejamento que inclua a adoção de layouts responsivos e realize testes antes de publicar para verificar a sua funcionalidade.

  1. Produza o conteúdo interativo de acordo com as etapas do funil

Como já vimos anteriormente, para iniciar o processo de criação é necessário definir a sua persona e seus principais objetivos. Com isso, planejar também o tipo de conteúdo que será publicado de acordo com as etapas do funil de vendas se mostra como uma estratégia interessante.

Assim, será possível atingir o visitante em potencial, converter ele em lead e assim fazer com que ele avance cada um dos estágios do funil de maneira otimizada. 

Para isso, você pode por exemplo, usar um material interativo e seja capaz de despertar grande interesse visual como topo de funil.

Além disso, uma calculadora também pode ser usada no fundo de funil. Nesse caso o seu propósito será demonstrar os benefícios que a aquisição do serviço pode trazer para o cliente, no que se diz respeito à área financeira.

  1. Faça a captura de dados dos visitantes 

O conteúdo interativo, se bem utilizado, pode ser uma boa ferramenta para coletar dados de contato dos visitantes. Assim, conduzi-los de acordo com os seus interesses durante o processo de vendas se torna muito mais fácil.

Para isso, você pode utilizar alguns meios de captura, que oferecem vantagens para o visitante em troca dessas informações. Assim, você pode pedir para que o usuário informe o seu e-mail antes de fornecer o resultado de seu quiz.

Sendo assim, a estratégia nesse caso é evidenciar para o visitante que o fornecimento de seus dados podem gerar algum benefício que seja de seu interesse.

  1. Use as informações obtidas para melhorar as suas estratégias 

Os conteúdos interativos permitem que você possa obter uma série de dados específicos sobre o seu público. 

Sendo assim, podemos dizer que o principal objetivo desse processo é justamente esse, coletar dados que possam ajudar a sua empresa a melhorar as suas estratégias de marketing. Dessa forma, os resultados serão otimizados e muito mais expressivos.

Assim, você pode usar essas informações para adquirir vantagens em diversas áreas, já que a partir delas é possível: 

  • Construir melhor a persona da sua marca ou produto;
  • Conhecer e definir melhor o perfil do consumidor em questão; 
  • Aumentar o alcance e a segmentação das campanhas de marketing realizadas pela empresa;
  • Criar uma forma de abordagem mais personalizada, gerando maior identificação;
  • Otimizar a maneira como ocorre a abordagens com o intuito de promover vendas.

Conheça as ferramentas que podem te auxiliar nesse processo

Dot 

A Dot é uma plataforma que permite ao usuário criar conteúdos interativos de forma simplificada. Através deles é possível criar calculadoras, lookbooks, questionários, entre outros, utilizando templates disponibilizados na  própria ferramenta.

Ion 

Com um layout responsivo para os mais diversos tipos de conteúdo, Ion é uma ferramenta completa para quem quer produzir conteúdo interativo de qualidade. 

Além de não exigir a criação de códigos, a plataforma ainda permite realizar testes que ajudam a mensurar se aquele material é capaz de produzir os resultados esperados.

Typeform

Sendo uma das plataformas mais conhecidas desse segmento, a Typeform permite criar formulários, quizzes e enquetes. Para isso, ela disponibiliza um layout responsivo, bonito e que pode ser produzido de forma simplificada.

Considerada como uma ferramenta completa, a Thinglink permite criar apresentações, vídeos, mapas, entre outros de maneira sofisticada. Para isso, a plataforma utiliza tecnologia diferenciada e recursos otimizados.

Como podemos perceber, criar conteúdo interativo de qualidade e que seja capaz de impactar positivamente o público é uma estratégia que vai se tornar cada vez mais essencial para quem usa a internet como meio de trabalho. 

Assim, se aprimorar nesse processo e oferecer um material de valor desde já é algo que irá fazer com que a sua empresa se destaque frente aos concorrentes.

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