Como fazer um site responsivo para a sua empresa

Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

Como fazer um site responsivo para a sua empresa

Atualmente nos deparamos com avanços e inovações tecnológicas quase que diariamente, sendo que esses têm o poder de alterar totalmente a dinâmica de uma empresa. Com isso, saber como criar um site responsivo é essencial para continuar obtendo bons resultados na internet.

A importância de se investir nesse ponto vem justamente pelo fato de que é necessário construir uma interface que seja capaz de responder adequadamente, mesmo diante de tantas atualizações.

Com isso, a responsividade deve ser bem trabalhada como uma característica que possui como objetivo principal, permitir uma boa experiência ao visitante da página.

Portanto, neste artigo veremos o que é e detalharemos em um guia completo atualizado, como fazer um site responsivo.

O que é um site responsivo?

Podemos dizer que um site responsivo é aquele que tem o poder de conseguir se adaptar adequadamente às diferentes dimensões de tela. 

Este é considerado como um ponto muito importante, pelo fato de hoje em dia, o número de pessoas que usam o celular como meio de acesso a internet aumentou de maneira muito significativa. Sendo assim, criar configurações mobile-friendly é essencial para manter o desempenho.

Para ser caracterizado como responsivo, é necessário que um único site consiga fazer com que todos os seus conteúdos, imagens e design se mantenha, mesmo em diferentes configurações de tela.

Uma página bem planejada, irá permitir que o layout da tela, e as imagens adquirem uma dinâmica fluida, independente do dispositivo utilizado. Sendo assim, esse é um trabalho que entra no ramo de desenvolvimento web.

No entanto, para que possua o efeito desejado, é preciso ainda que a área citada acima trabalhe em conjunto com os chamados designers. Assim, será possível traçar um planejamento que permita aliar funcionalidade, organização e visualização em seu site.

O que levou a criação dos sites responsivos?

O grande responsável pela criação dos sites responsivos foi o designer Ethan Marcotte. A criação desse trabalho foi realizada a partir da sua percepção que as pessoas preferiam acessar a sites utilizando o celular ao invés do computador, porém possuíam uma experiência insatisfatória.

Assim, ele pensou em projetar uma visualização perfeita, através de tecnologia avançada, trazendo o design como uma solução efetiva dentro da área de desenvolvimento.

Isso ainda se tornou algo mais inquietante para o criador, quando ele percebeu que a cada novo dispositivo que surgia no mercado, os desenvolvedores criaram uma nova solução. No entanto, manter esse mesmo padrão se tornaria algo completamente inviável em pouco tempo.

Sendo assim, podemos dizer que saber como criar sites responsivos, ou ao menos a importância deles, é essencial já que ingressamos na chamada era digital.

Por que é importante criar um site responsivo?

A necessidade de se saber como criar um site responsivo, surgiu a partir da criação dos chamados smartphones. 

Dessa forma, uma vez que cada aparelho apresentava configurações completamente distintas, era necessário que novas soluções fossem desenvolvidas a cada novidade que surgia no mercado. 

Assim, como realizar adaptações diariamente para cada configuração nova que surge no mercado é algo inviável, a criação de uma interface responsiva conseguiu trazer uma solução eficiente para esse problema.

No entanto, a mudança nesse padrão não aconteceu de forma tão rápida. Isso porque as empresas que estavam no mercado digital levaram certo tempo para entender a mudança no padrão de acesso a internet por parte do consumidor.

Inclusive, até os dias de hoje, alguns negócios deixam de faturar justamente pelo fato de que a sua página está desatualizada. 

Com isso, ao se deparar com um site que demora a carregar, tem os conteúdos desconfigurados ao acessá-los via celular ou apresentam vários erros, o cliente acaba desistindo da compra, devido a experiência negativa que adquiriu.

Sendo assim, podemos afirmar que uma página responsiva é essencial para quem deseja obter sucesso no mundo digital. Assim, é possível manter e até mesmo elevar os seus resultados, uma vez que o seu negócio será capaz de atingir um maior número de pessoas.

Como criar um site responsivo?

Criar um site responsivo não é considerado uma tarefa fácil. No entanto, como já vimos anteriormente, investir nesse processo é algo totalmente necessário.

Dessa forma, a seguir, iremos especificar o passo a passo de como criar um site responsivo e de qualidade. Confira:

O simples é sempre melhor

Para saber como criar um site responsivo, é necessário entender que para isso ele precisa apresentar funcionalidade total, mesmo em diferentes dispositivos. 

Dessa forma, apostar na criação de um layout simplificado pode ser a solução ideal para a sua página.

Para isso, é preciso investir um tempo na exclusão de recursos que não cumpram um papel importante em seu site, sendo assim dispensados. Dessa forma, além de facilitar a dinâmica para o usuário, você ainda consegue direcionar a atenção do mesmo, tornando mais simples o processo de conversão.

Com isso, eliminar formulários longos, check-in ou check-out contra intuitivo, ou ainda pop-ups difíceis de fechar auxiliam na obtenção de uma melhor experiência para o visitante.

Mantenha a experiência do visitante otimizada

Para garantir que o usuário possua uma experiência positiva, é preciso que todos os elementos disponíveis no site sejam melhorados. Dessa forma, o usuário conseguirá encontrar e executar todas as ações que precisar facilmente.

Sendo assim, para garantir que essa dinâmica realmente funcione com o seu público, é preciso pensar e entender como a sua persona irá navegar pela sua página, encontrar as informações de que precisa, até que seja convertida em lead.

Assim, você irá conseguir organizar os elementos e informações disponíveis em seu site de maneira mais simples e eficiente.

Mobile-first Design

O Mobile-first Design pode ser considerado como uma estratégia de desenvolvimento e design de páginas digitais, onde o projeto de criação de um site se inicia levando em consideração as telas dos smartphones.

Tal abordagem se mostra como altamente eficiente, já que atualmente o número de pessoas que acessam a internet pelo celular é muito maior do que os que acessam pelo computador.

Leve o contexto do usuário em consideração 

Para saber como criar um site responsivo, é preciso se conscientizar também que o contexto do usuário, ou seja, o seu comportamento, possui padrões diferentes.

Assim, pensar que em algumas situações, ao acessar o seu site pelo celular, o usuário pode estar andando, com uma conexão mais lenta, ou ainda mais disperso é essencial. Dessa forma, o planejamento deverá ser realizado sempre pensando em formas de burlar ou ao menos minimizar os efeitos dessas ocasiões.

Realize testes constantes

Ao finalizar o processo de criação de um site responsivo, esperamos que tudo funcione adequadamente. No entanto, não é isso o que acontece na maioria das vezes. 

Por esse motivo, realizar teste através de visitantes reais e que usam diferentes dispositivos, apresentando comportamentos distintos é de extrema importância. 

A partir disso, será possível identificar possíveis falhas que irão interferir diretamente na experiência obtida pelo usuário. Além disso, essa também se mostra como uma boa oportunidade de verificar periodicamente se o site continua funcionando como esperado ou se necessita de melhorias.

Quais são os benefícios obtidos através de um site responsivo?

Diversas vantagens podem ser obtidas por meio do uso de um site responsivo. Isso porque esta representa uma forma eficiente de fazer com que o seu negócio consiga se adaptar à realidade digital.

A seguir, especificaremos quais são os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa. Confira:

Diminui a taxa de rejeição 

A taxa de rejeição pode ser exemplificada através da situação onde o usuário sai do seu site sem realizar nenhum tipo de interação. Embora não represente a totalidade, na grande maioria das vezes essa ação representa que o usuário não conseguiu ter sucesso em sua experiência.

Se uma página não é responsiva, a chance da taxa de rejeição dessa aumentar significativamente é enorme. Isso porque falhas ou demora no carregamento fazem com que um determinado visitante desista de continuar navegando naquele site. 

Sendo assim, investir nesse parâmetro faz com que as interações e o engajamento com a página da sua empresa aumentem significativamente.

Deixa o visitante muito mais satisfeito 

O grande objetivo de se investir em um site responsivo é fazer com que o visitante possua uma boa experiência. Assim, é extremamente necessário realizar transformações em sua página para que essa meta seja devidamente cumprida. 

Assim, é correto afirmar que esta é uma excelente forma de aumentar a satisfação do seu cliente, já que eles conseguem realizar as ações que desejam mais facilmente. 

Tudo isso possui grande importância, pois transmite mais segurança aos usuários, incentivando-os a cumprir toda a jornada de compras.

Melhora o SEO do seu site

Designs mobile-friendly se tornaram um dos fatores de rankeamento mais relevantes para o Google. Isso porque o site de buscas possui total consciência sobre o fato de que este é o principal meio de acesso a internet atualmente.

Além disso, o buscador também possui ferramentas que conseguem medir a experiência do usuário com um site. Isso ocorre por meio do tempo que o visitante permanece na página, se ele interage de alguma forma, ou ainda se sai da mesma sem realizar nenhum tipo de ação.

Caso as atitudes do cliente sejam positivas, a empresa certamente irá ganhar pontos com o Google e assim subir seu ranqueamento através da melhora do SEO do seu site.

Melhora a gestão 

A gestão de um site se torna muito mais simples quando se trata de um site responsivo. Isso porque através dele é possível administrar uma série de ações necessárias de maneira mais rápida e fácil, já que as atualizações são simultâneas para as versões desktop e mobile.

Vale lembrar que é essencial realizar testes em diferentes tipos de equipamentos após cada atualização, a fim de identificar e corrigir possíveis falhas ou erros.

Permite melhor divulgação da sua página

Uma vez que a criação de um site responsivo exclui a necessidade de se criar uma URL para dispositivos móveis e outra para o computador, realizar a divulgação de um site fica muito mais fácil e eficiente. 

Nesse caso, um único endereço será utilizado, permitindo que este possa se adaptar de acordo com o dispositivo que for utilizado. Assim, não há como haver problemas ou confusão na hora da utilização.

Aumenta a taxa de conversão

Um site que não funciona adequadamente em smartphones pode impactar muito negativamente nos resultados obtidos pelo seu negócio. 

Isso porque esse fato fará com que os visitantes encontrem dificuldades de acesso, fazendo com que eles desistam de continuar. Dessa forma, inúmeras oportunidades de finalizar uma venda podem ser perdidas.

Em casos onde a empresa decide investir nesse fator, os usuários podem ter uma experiência otimizada e sem a ocorrência de problemas. Com isso, o indivíduo sai muito mais satisfeito, aumentando significativamente a chance de fazer com que ele seja convertido em um lead em potencial.

O site da minha empresa não é responsivo… E agora?

Como podemos ver ao longo desse artigo, saber como criar um site responsivo e entender a sua importância é de extrema importância. 

Embora ainda existam muitas páginas desatualizadas no mercado, investir nessa abordagem traz um resultado extremamente satisfatório para a sua empresa.

Além disso, é preciso lembrar que esse processo de transformação é algo que necessita aliar trabalho de designers e desenvolvedores especializados para que possa render os frutos esperados.

Inscreva-se em nosso blog

Receba primeiro nossos principais posts diretamente em seu email

Você também pode se interessar:

Fechar Menu