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O que é avaliação interativa e como aplicar em sua empresa?

Leonardo Maciel
Leonardo Maciel

O que é avaliação interativa e como aplicar em sua empresa?

A avaliação interativa vem se tornando cada vez mais popular no meio digital. Isso porque além de gerar resultados incríveis para o usuário, ela também ajuda fornece uma série de insights para o time de marketing e vendas de uma empresa.

Outro ponto interessante sobre esse tipo de abordagem é que ela permite a realização de uma apresentação altamente diferenciada e que também auxilia e direciona o público de maneira realmente eficiente.

Dessa forma, é possível fazer com que o seu negócio se destaque positivamente, se mostrando como uma forma interessante e dinâmica de estimular a interação dos usuários.

Portanto, a seguir falaremos mais detalhadamente sobre o que é a avaliação interativa e também como ela pode ser aplicada em sua empresa.

O que é avaliação interativa?

Podemos dizer que uma avaliação interativa na área de marketing é uma ferramenta altamente útil, que tem como objetivo recolher dados preciosos sobre o consumidor da sua marca.

Através disso, será possível ter acesso a uma série de informações extremamente relevantes. Entre elas estão o feedback do cliente sobre um produto ou serviço ou até mesmo dúvidas que ele tenha em relação ao assunto.

Dessa forma, é correto afirmar que as ferramentas de avaliação interativa tem como objetivo auxiliar na definição da identidade da sua marca, os principais interesses e necessidades do cliente, entre outros.

No entanto, fazer com que os consumidores se engajem nesse tipo de processo é na maioria das vezes um grande desafio. Isso porque, embora seja muito valioso, muitos não conseguem entender o verdadeiro valor de um bom feedback.

Portanto, é essencial que haja um planejamento a fim de construir uma avaliação que seja capaz de despertar a atenção do cliente. Além disso, fornecer algum tipo de recompensa ou incentivo pela prática também pode ser interessante para atrair a atenção do público.

Assim, você conseguirá agregar valor à experiência vivida por cada indivíduo, incentivando nele este tipo de comportamento. Com isso, ambos sairão ganhando, uma vez que a marca conseguirá entender melhor o cliente e melhorar o produto e o consumidor terá uma solução mais efetiva para as suas necessidades.

Por que as avaliações interativas são importantes?

Atrair a atenção do seu público-alvo de forma positiva nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, tudo pode se tornar ainda mais difícil quando se trata do meio digital, já que há milhares de empresas de diversos segmentos tentando se destacar ao mesmo tempo.

Sendo assim, é preciso investir em estratégias diferenciadas para que o cliente realmente se sinta motivado a optar pela sua marca. 

Uma ótima maneira de se fazer isso é optando pelo uso das ferramentas de avaliação interativa. Através delas é possível propor uma forma dinâmica de engajamento, trazendo assim uma experiência nova e interessante para cada indivíduo.

Inclusive é importante salientar que esta é uma estratégia que oferece grandes vantagens para ambas as partes. Entre as vantagens oferecidas para clientes e equipes de marketing e vendas estão:

  • Engajamento;
  • Feedback personalizado;
  • Geração de leads;
  • Obtenção de dados;
  • Insights.

Além das vantagens citadas aqui, os benefícios dessa prática podem ser ainda maiores, caso haja dedicação extrema e toda a equipe esteja trabalhando em sintonia.

Como a avaliação interativa funciona?

Para que se obtenha o resultado esperado, é necessário que a avaliação interativa tenha sido construída de maneira personalizada. Para isso, é preciso que a equipe responsável saiba exatamente quais são as preferências de seus clientes, levando em consideração as habilidades possuídas por eles.

Ao final de tudo, este questionário deverá fornecer um feedback totalmente personalizado para aquele usuário. Além disso, ele precisa ser criado de maneira que seja capaz de coletar informações precisas e realmente importantes para a sua equipe de marketing e vendas.

A avaliação interativa é uma forma eficiente de fazer com que o seu público realmente se relacione com a sua marca e a partir disso reflita sobre as suas principais necessidades. Além disso, esta se mostra também como uma forma interessante de qualificar os seus leads e aumentar a sua lista de e-mails. Dessa forma, você poderá enviar recomendações de acordo com as preferências de cada consumidor.

Quais são as ferramentas de avaliação interativa?

Quando se trata de avaliação interativa, é possível encontrar uma série de ferramentas, com diferentes funções. A seguir, iremos mostrar as principais, sendo elas, as diagnósticas, as formativas e as somativas.

Mas antes, não podemos deixar de destacar que desde que sejam adequadamente planejadas, elas poderão ser usadas em qualquer etapa da jornada do cliente. 

Além disso, antes de qualquer coisa é preciso salientar que para obter melhores resultados é preciso concentrar os esforços em uma área em que a sua marca já possua destaque. Com isso, invista no uso de práticas que já fazem parte do seu portfólio para ter acesso às principais necessidades do seu público-alvo.

Ferramentas diagnósticas

Como o próprio nome já sugere, essas ferramentas servem para diagnosticar dados importantes acerca do seu público. A partir dela, é possível conhecer as principais necessidades que ele possui.

Ela também possui a função de identificar qual fase do funil de vendas os seus leads se encontram. Assim, a equipe de Marketing e vendas poderá usar essas informações para prestar um atendimento mais direcionado a cada consumidor, com base nas impressões apresentadas durante a avaliação.

Formativas

Para usar esse tipo de ferramenta, é preciso que você já tenha tido acesso às principais necessidades dos seus clientes. A partir disso, você já terá noção dos pontos em que deverá se concentrar para os próximos passos.

Elas também irão te ajudar a identificar estratégias a serem melhoradas, de maneira a contribuir para fazer com que as suas campanhas tenham maior eficiência, ajudando a orientar e direcionar os consumidores durante a compra.

Somativa

Esta última ferramenta de avaliação interativa tem como objetivo verificar a proporção do retorno dado ao seu cliente através desse processo. A partir dela, podem ser obtidos resultados que irão servir como base de dados para aumentar o nível de confiança e eficácia nas próximas avaliações. 

Além disso, ela também servirá para garantir que os seus consumidores serão sempre lembrados pela sua empresa.

Como planejar uma boa estratégia usando-a como base?

Como podemos observar, a avaliação interativa é uma excelente forma de promover engajamento e fazer com que os seus leads forneçam informações preciosas sobre suas experiências. 

Dessa forma, é possível realizar campanhas e produzir conteúdos mais assertivos, além de oferecer melhorias nos produtos e serviços oferecidos. Sendo assim, a seguir iremos falar mais detalhadamente sobre como planejar uma boa avaliação interativa:

  1. Tudo se inicia com a persona

As personas representam a idealização do perfil do consumidor ideal para a sua empresa. Para a sua construção geralmente é necessário fazer a ele a atribuição de um nome, profissão, onde mora, idade, principais interesses e objetivos, além dos pontos fracos.

Para que tenha o efeito desejado, é preciso que a sua equipe trabalhe a fim de construir uma persona para cada tipo de público-alvo que a sua empresa possui. 

Sendo assim, para que possa construir uma boa avaliação interativa, é preciso que antes de tudo você consiga compreender exatamente qual é o perfil de cada persona em sua empresa.

A idealização desses perfis, quando feitos da maneira correta, podem trazer resultados fantásticos. Isso porque eles te ajudam a entender qual é a melhor maneira de atingir os seus clientes.

Portanto, ao fazer esse estudo da persona é possível ter acesso a informações que permitirão entender qual formato de conteúdo irá realmente atrair seu público. Além disso, isto também servirá como base para a criação de estratégias futuras.

  1. Saiba o que você deseja alcançar com essas avaliações

Após completar a etapa anterior e definir qual conteúdo é realmente pertinente, é chegada a hora de definir os objetivos a serem alcançados a partir da avaliação.

A definição das metas a serem atingidas é algo extremamente importante para qualquer empresa. Isso porque são justamente elas que dão estrutura e direcionamento para a idealização de um planejamento realmente eficiente e assertivo.

Assim, ao final de tudo a sua empresa terá acesso a uma base sólida e que é capaz de dar suporte para que a sua equipe consiga superar todos os desafios que poderão aparecer.

  1. Faça o planejamento antes de colocar as mãos na massa

A partir daqui é hora de dar início a fase de planejamento da produção da sua avaliação interativa. Este processo carece de maior cuidado e dedicação durante o seu desenvolvimento do que um conteúdo convencional. 

Outro ponto importante a ser destacado é que a estratégia envolvendo esse tipo de abordagem pode ser extremamente variada. Isso porque ele pode ser disponibilizado para o usuário de várias maneiras, como por meio de vídeos, por exemplo.

O tempo necessário para a produção também deve ser levado em conta, uma vez que irá demandar trabalho da sua equipe. Sendo assim, na grande maioria das vezes contratar uma empresa especializada no desenvolvimento desse tipo de conteúdo pode ser mais vantajoso.

  1. Coloque o seu plano em ação

Como pudemos ver anteriormente, há uma série de ferramentas de avaliação interativa que podem ser usadas durante este processo. A partir delas é possível ter acesso às lacunas que a sua empresa apresenta, de maneira a auxiliar também na resolução de possíveis problemas.

Vale salientar também a importância de se optar por boas ferramentas, para que se possa ter um resultado ainda melhor. Após este processo ter sido concluído é chegada a hora de realmente colocar em ação a criação do conteúdo que irá ser disponibilizado ao consumidor. 

Quando ele estiver devidamente pronto, realize um teste e submeta ele ao controle de qualidade necessário. Assim, você terá certeza que está colocando algo relevante e que realmente funciona em circulação.

  1. Disponibilize a avaliação interativa para o público

Após estar com o conteúdo totalmente pronto, é chegada a hora de disponibilizar ele para o público. Para fazer a apresentação uma série de recursos podem ser utilizados, sendo que para isso deve-se levar em consideração os canais onde o seu público alvo está ativo.

Você não precisa ficar preso a uma mídia específica, mas deve sempre levar em consideração se aquela é realmente a estratégia que mais condiz com a sua marca.

Além disso, meios alternativos como anúncios pagos e e-mail também podem ser utilizados. Portanto, antes de qualquer decisão realize uma análise minuciosa a fim de identificar qual é a melhor estratégia de acordo com o perfil do seu negócio e seus objetivos.

  1. Faça a coleta das informações 

Por fim, a etapa que finaliza a aplicação da avaliação interativa é a coleta das informações fornecidas pelo cliente. Através dela será possível ter acesso ao feedback, principais necessidades e também dados pessoais sobre cada participante.

Todos esses dados podem ser usados de diferentes formas pela sua equipe de Marketing e vendas, de maneira que estes podem ser usados para melhorar a experiência do cliente e ainda criar novas soluções com base nas avaliações obtidas.

As informações pessoais também podem ser úteis para a produção e envio de mensagens personalizadas. Neste caso, o e-mail também pode ser usado para a apresentação de soluções a partir das necessidades indicadas por um determinado grupo de clientes.

De toda forma, para saber exatamente o que fazer com tudo o que foi coletado, é necessário voltar e analisar quais foram os objetivos que o levaram a desenvolver essa avaliação. Assim, será mais fácil direcionar a sua equipe de acordo com o que foi obtido.

Contar com quem entende sobre o assunto faz toda a diferença

A avaliação interativa é considerada uma excelente forma de estabelecer um relacionamento com o cliente e a partir disso obter informações valiosas para o seu negócio.

No entanto, para que realmente consiga obter os resultados esperados, é preciso que todo o processo seja feito de maneira personalizada. Sendo assim, nada melhor do que poder contar com a Agência Mais Ideias que possui uma equipe altamente especializada no assunto.

Portanto, entre em contato com os nossos consultores e tenha acesso às melhores soluções em Marketing Digital para a sua empresa.

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