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Marketing de Produto: O que é, seus benefícios e como aplicar

Marketing de Produto: O que é, seus benefícios e como aplicar

Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

Marketing de Produto: O que é, seus benefícios e como aplicar

O marketing de produto é um processo muito importante e que tem como objetivo definir o posicionamento da marca perante um produto. 

Sendo considerado como algo essencial, sua principal função é fazer com que o público opte por seus produtos ao invés do seu concorrente.

Embora seu conceito seja relativamente simples, a sua aplicação é um pouco mais complicada. Isso ocorre porque é preciso traçar as estratégias mais adequadas de acordo com o seu negócio para que se possa obter os resultados esperados. 

Sendo assim, neste artigo veremos de maneira mais detalhada sobre o que é o Marketing de Produto, seus benefícios e também como aplicá-lo.

O que é Marketing de Produto? 

Podemos definir o Marketing de Produto como um conjunto de técnicas e processos que visam introduzir um determinado produto no mercado. Todas as estratégias são tomadas levando em consideração todas as etapas necessárias, desde seu lançamento até a sua venda.

O seu principal objetivo é fazer com que o seu produto consiga se conectar mais facilmente a seu público. Isso ocorre através de técnicas que ajudam a definir o posicionamento do mesmo, os canais onde este será divulgado e, ainda, as estratégias comerciais a serem utilizadas.

Por meio da sua aplicação, a empresa passa a agregar valor a seu produto, facilitando a sua aceitação no mercado. Isso ocorre porque dessa forma a marca consegue enfatizar os problemas que podem ser solucionados através do produto em questão. 

Este processo se mostra essencial, pois por mais que a sua empresa ofereça um produto inovador, de qualidade e que apresenta bom custo-benefício, tais características não são suficientes para garantir o seu sucesso. 

Sendo assim, o uso do Marketing de Produto se mostra essencial para que um determinado item seja lançado e promovido no momento certo, passando a mensagem correta e atingindo o público ideal.

Objetivos do Marketing de Produto

Ao analisarmos a fundo o conceito do Marketing de Produto, podemos dizer que o seu intuito é fazer com que as pessoas se conectem ao seu produto.

Para que isso ocorra da maneira esperada, é preciso que antes de qualquer coisa a marca ofereça a melhor solução possível através de seu produto. Com isso, é preciso analisar e compreender a fundo quais são as principais necessidades, motivações e dores apresentadas pelo seu público-alvo.

Para que a sua estratégia seja realmente eficiente, é preciso que ela tenha como meta fazer com que o seu produto se destaque dos demais, uma vez que o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo.

Caso todas as técnicas que envolvem esse processo sejam bem aplicadas, a sua empresa irá conseguir ter sucesso nas vendas e ainda irá fortalecer o relacionamento do cliente com a sua marca.

Assim, podemos dizer que os principais objetivos do Marketing de Produto são: 

  • Fazer com que o produto se posicione no mercado e se destaque em meio aos concorrentes;
  • Definir qual a principal mensagem a ser passada pelo produto e de que forma ele irá se comunicar com o público;
  • Fazer com que o produto se ajuste de acordo com as principais necessidades do seu público-alvo;
  • Viabilizar o alinhamento entre as equipes que irão realizar a gestão, marketing e venda do produto;
  • Definir e desenvolver estratégias de precificação, design e distribuição;
  • Ajudar a escolher os canais que serão usados para a venda;
  • Planejar de que forma o produto será lançado e como ele será mantido no mercado;
  • Receber e analisar a avaliação dos consumidores;
  • Monitorar e analisar os resultados referentes à venda do produto.

Juntos, todos esses pontos contribuem para a definição de que o principal objetivo do Marketing de Produto é, sem sombra de dúvidas, fazer com que o seu produto se torne um verdadeiro sucesso no mercado.

Marketing de Produto x Gestão de Produto: qual a diferença?

Embora os dois conceitos estejam diretamente relacionados, ambos possuem definições e funções diferentes. 

Como dissemos anteriormente, o Marketing de Produto está ligado às estratégias necessárias para viabilizar o lançamento dos produtos e, ainda, reforçar quais são os melhores canais para que se faça sua divulgação.

Já quando se trata da gestão de produtos, podemos defini-la como a etapa responsável por desenvolver e escolher quais produtos devem ser lançados no mercado, de forma a integrá-lo no portfólio da empresa. 

Sendo assim, podemos diferenciá-los principalmente pelo fato de que a gestão é a responsável pelo desenvolvimento do produto, enquanto o marketing estabelece as estratégias para que ele seja colocado no mercado.

Os dois conceitos trabalham em conjunto. Tal fato é extremamente importante, uma vez que quando combinados garantem o seu sucesso frente ao público-alvo.

Além disso, esse fato salienta ainda a importância de se trabalhar com uma equipe multidisciplinar. Assim, é possível obter maior qualidade e eficiência no trabalho realizado.

Marketing de Produto x Marketing de Serviços: Qual a diferença?

Embora sejam conceitos que muitas pessoas confundem, podemos dizer que o Marketing de Produto e o Marketing de Serviços são conceitos diferentes.

A primeira grande diferença entre eles é justamente em relação a sua natureza. Quando falamos de produto, estamos falando de algo palpável, já quando nos referimos a serviço, podemos concluir de que se trata de uma solução intangível.

Ambos possuem o mesmo objetivo no que se trata de trazer uma solução para o cliente. No entanto, quando falamos de Marketing de Serviços, é preciso focar ainda mais na relação estabelecida com o consumidor.

Outra característica do serviço, é que ele possui a qualidade de ser ajustável. Assim, é muito mais fácil oferecer algo personalizado para o público-alvo. Já os produtos, por serem padronizados, facilitam a experiência do cliente, antes mesmo da compra. 

Com isso, as estratégias utilizadas sofrem alterações importantes de acordo com a natureza de sua marca e o nicho que ela trabalha.

Ciclo de vida do produto no Marketing

Qualquer produto que é lançado possui um ciclo de vida que é constituído de quatro fases, sendo elas: 

  1. Introdução no mercado: Fase que compreende desde o lançamento do produto até o ponto onde este alcança uma taxa de crescimento permanente.
  2. Crescimento: É iniciada a partir do momento em que a produção se torna por escala. Seu intuito é atender o aumento na demanda.
  3. Maturidade: Esta etapa se inicia no momento em que o produto se estabiliza no mercado e é finalizada de acordo com o nível de saturação. Tende a durar mais tempo que as demais.
  4. Declínio: Se instala quando há uma diminuição nas vendas, além de mudanças no segmento que levam a necessidade de criar novos produtos.

Sendo assim, podemos dizer que esse ciclo relata justamente todas as etapas pela qual um produto passa, desde o seu lançamento ao público, até o momento em que este sai de linha.

É importante ressaltar ainda que a duração de cada uma dessas fases citadas acima irá depender da eficiência de suas estratégias. 

Sendo assim, o Marketing de Produto possui um papel fundamental, uma vez que através dele é possível acelerar a fase de introdução no mercado, fazendo com que ele chegue mais facilmente à fase de crescimento.

Além disso, nesta fase em específico, um dos objetivos desse processo se torna justamente adiar ou evitar ao máximo que este produto chegue a sua fase de declínio, sendo que tudo isso é feito através da renovação contínua do produto.

Como fazer marketing de um produto em 8 etapas

1. Estude o mercado

Antes de lançar qualquer produto, é preciso estudar de maneira aprofundada o mercado no qual ele será inserido.

Para isso, será preciso realizar uma pesquisa de marketing, onde serão analisados diversos documentos. Além disso, é necessário fazer uma coletânea de dados, a fim de descobrir as principais oportunidades e ameaças que o atual cenário oferece.

É crucial estar atento também aos produtos e estratégias tomadas pelos seus principais concorrentes. 

Assim, é importante verificar quais são os principais diferenciais que os produtos oferecem, além de todos pormenores envolvidos, como o cenário político, econômico e cultural para que consiga entender realmente qual será o contexto em que o seu produto será lançado.

Portanto, este é considerado como uma etapa muito importante, uma vez que todos os fatores citados interferem diretamente na aceitação do produto pelo público.

2. Defina o seu público-alvo

O próximo passo consiste em definir quem será o seu público-alvo e estudar todos os detalhes que o envolve.

Para isso é preciso pesquisar sobre o seu perfil, dados referentes a sua idade, gênero, classe social e faixa etária.

Além disso, é preciso estudar também sobre a história em geral, interesses, hobbies, hábitos e principais motivações de seu consumidor. 

Tudo isso é necessário para que seja criado o buyer personas. Este é a representação de um personagem imaginário que irá corresponder ao perfil ideal de cliente para o seu negócio.

Dessa forma, você conseguirá obter informações valiosas e que te ajudarão a montar as estratégias mais assertivas para que o seu produto atenda realmente às necessidades de seu público.

3. Defina o posicionamento e a mensagem que o seu produto irá passar

O posicionamento de um produto corresponde ao lugar que o seu item irá ocupar em relação aos principais concorrentes. Já a mensagem é justamente o que irá estimular o cliente a tomar a decisão de compra.

Para que o seu produto possa ser posicionado corretamente, é necessário definir qual é a utilidade do mesmo, ou seja, qual problema ele irá solucionar e também o que o diferencia dos demais existentes no mercado.

Caso ele seja capaz de se comunicar de maneira eficiente com os consumidores, a sua empresa irá conseguir obter resultados positivos e se tornarão um item de preferência para os seus clientes.

4. Estude a sua concorrência 

Estudar a concorrência antes do lançamento de um produto é algo essencial. Isso porque é justamente nessa etapa que você irá analisar o que é preciso para que o seu item se diferencie dos demais. 

Além disso, é possível estudar quais as principais estratégias utilizadas por eles. Dessa forma a sua marca consegue traçar objetivos diferentes e que superem as expectativas do público.

5. Foque no planejamento

Uma das etapas mais importantes no Marketing de Produto é o planejamento. É através dele que você irá desenvolver toda a campanha de lançamento. 

Nesse processo alguns pontos como o período de divulgação, o conteúdo, canais e mídias onde o produto será divulgado, além de um cronograma de ações deverão ser definidos.

Além disso, será preciso alinhar o seu time de colaboradores para que cada um execute as suas responsabilidades de acordo com as tarefas e prazos estipulados.

6. Faça orçamentos

Quando todo o planejamento estiver pronto, é chegada a hora de se aprofundar na área relacionada às finanças.

Para isso, um valor deve ser reservado levando em consideração as expectativas sobre o lançamento e o impacto que será causado no público-alvo.

A partir disso, esta reserva deverá então ser distribuída de acordo com as prioridades e ações que serão realizadas durante a campanha de lançamento. Assim, fica mais fácil realizar a distribuição corretamente e analisar as métricas para verificar o retorno sobre o investimento.

7. Lançamento

A data do lançamento de um produto é um verdadeiro marco para uma empresa. Sendo assim, é muito importante garantir que as publicações em mídias sociais sejam realizadas de maneira simultânea ou logo na sequência deste evento.

Este passo é muito importante, pois a utilização desses canais ajudarão a dar mais visibilidade ao seu produto, alavancando ainda mais os resultados.

8. Acompanhamento

Após o lançamento do produto, é preciso que todos os processos que o envolvem sejam acompanhados de muito perto.

Entre os diversos pontos que devem ser acompanhados, destacamos aqui os resultados das vendas, alcance e até mesmo as menções nas redes sociais, visto que essa é uma ótima oportunidade para que a empresa alcance popularidade e assim o produto  possa avançar de fase em seu ciclo de vida.

Mas, afinal, qual é a importância do Marketing de Produto?

Podemos concluir que o Marketing de Produto é uma estratégia fundamental que auxilia na desde a criação, até a promoção do seu produto para o público alvo.

Sendo assim, podemos considerar que através dele é possível desenvolver soluções eficientes para o seu cliente a ainda se destaque em meio ao concorrente, trazendo satisfação ao cliente aumentando o sucesso da sua marca.

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