O marketing de produto é um processo muito importante e que tem como objetivo definir o posicionamento da marca perante um produto.
Sendo considerado como algo essencial, sua principal função é fazer com que o público opte por seus produtos ao invés do seu concorrente.
Embora seu conceito seja relativamente simples, a sua aplicação é um pouco mais complicada. Isso ocorre porque é preciso traçar as estratégias mais adequadas de acordo com o seu negócio para que se possa obter os resultados esperados.
Sendo assim, neste artigo veremos de maneira mais detalhada sobre o que é o Marketing de Produto, seus benefícios e também como aplicá-lo.
O que é Marketing de Produto?
Podemos definir o Marketing de Produto como um conjunto de técnicas e processos que visam introduzir um determinado produto no mercado. Todas as estratégias são tomadas levando em consideração todas as etapas necessárias, desde seu lançamento até a sua venda.
O seu principal objetivo é fazer com que o seu produto consiga se conectar mais facilmente a seu público. Isso ocorre através de técnicas que ajudam a definir o posicionamento do mesmo, os canais onde este será divulgado e, ainda, as estratégias comerciais a serem utilizadas.
Por meio da sua aplicação, a empresa passa a agregar valor a seu produto, facilitando a sua aceitação no mercado. Isso ocorre porque dessa forma a marca consegue enfatizar os problemas que podem ser solucionados através do produto em questão.
Este processo se mostra essencial, pois por mais que a sua empresa ofereça um produto inovador, de qualidade e que apresenta bom custo-benefício, tais características não são suficientes para garantir o seu sucesso.
Sendo assim, o uso do Marketing de Produto se mostra essencial para que um determinado item seja lançado e promovido no momento certo, passando a mensagem correta e atingindo o público ideal.
Objetivos do Marketing de Produto
Ao analisarmos a fundo o conceito do Marketing de Produto, podemos dizer que o seu intuito é fazer com que as pessoas se conectem ao seu produto.
Para que isso ocorra da maneira esperada, é preciso que antes de qualquer coisa a marca ofereça a melhor solução possível através de seu produto. Com isso, é preciso analisar e compreender a fundo quais são as principais necessidades, motivações e dores apresentadas pelo seu público-alvo.
Para que a sua estratégia seja realmente eficiente, é preciso que ela tenha como meta fazer com que o seu produto se destaque dos demais, uma vez que o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo.
Caso todas as técnicas que envolvem esse processo sejam bem aplicadas, a sua empresa irá conseguir ter sucesso nas vendas e ainda irá fortalecer o relacionamento do cliente com a sua marca.
Assim, podemos dizer que os principais objetivos do Marketing de Produto são:
- Fazer com que o produto se posicione no mercado e se destaque em meio aos concorrentes;
- Definir qual a principal mensagem a ser passada pelo produto e de que forma ele irá se comunicar com o público;
- Fazer com que o produto se ajuste de acordo com as principais necessidades do seu público-alvo;
- Viabilizar o alinhamento entre as equipes que irão realizar a gestão, marketing e venda do produto;
- Definir e desenvolver estratégias de precificação, design e distribuição;
- Ajudar a escolher os canais que serão usados para a venda;
- Planejar de que forma o produto será lançado e como ele será mantido no mercado;
- Receber e analisar a avaliação dos consumidores;
- Monitorar e analisar os resultados referentes à venda do produto.
Juntos, todos esses pontos contribuem para a definição de que o principal objetivo do Marketing de Produto é, sem sombra de dúvidas, fazer com que o seu produto se torne um verdadeiro sucesso no mercado.
Marketing de Produto x Gestão de Produto: qual a diferença?
Embora os dois conceitos estejam diretamente relacionados, ambos possuem definições e funções diferentes.
Como dissemos anteriormente, o Marketing de Produto está ligado às estratégias necessárias para viabilizar o lançamento dos produtos e, ainda, reforçar quais são os melhores canais para que se faça sua divulgação.
Já quando se trata da gestão de produtos, podemos defini-la como a etapa responsável por desenvolver e escolher quais produtos devem ser lançados no mercado, de forma a integrá-lo no portfólio da empresa.
Sendo assim, podemos diferenciá-los principalmente pelo fato de que a gestão é a responsável pelo desenvolvimento do produto, enquanto o marketing estabelece as estratégias para que ele seja colocado no mercado.
Os dois conceitos trabalham em conjunto. Tal fato é extremamente importante, uma vez que quando combinados garantem o seu sucesso frente ao público-alvo.
Além disso, esse fato salienta ainda a importância de se trabalhar com uma equipe multidisciplinar. Assim, é possível obter maior qualidade e eficiência no trabalho realizado.
Marketing de Produto x Marketing de Serviços: Qual a diferença?
Embora sejam conceitos que muitas pessoas confundem, podemos dizer que o Marketing de Produto e o Marketing de Serviços são conceitos diferentes.
A primeira grande diferença entre eles é justamente em relação a sua natureza. Quando falamos de produto, estamos falando de algo palpável, já quando nos referimos a serviço, podemos concluir de que se trata de uma solução intangível.
Ambos possuem o mesmo objetivo no que se trata de trazer uma solução para o cliente. No entanto, quando falamos de Marketing de Serviços, é preciso focar ainda mais na relação estabelecida com o consumidor.
Outra característica do serviço, é que ele possui a qualidade de ser ajustável. Assim, é muito mais fácil oferecer algo personalizado para o público-alvo. Já os produtos, por serem padronizados, facilitam a experiência do cliente, antes mesmo da compra.
Com isso, as estratégias utilizadas sofrem alterações importantes de acordo com a natureza de sua marca e o nicho que ela trabalha.
Ciclo de vida do produto no Marketing
Qualquer produto que é lançado possui um ciclo de vida que é constituído de quatro fases, sendo elas:
- Introdução no mercado: Fase que compreende desde o lançamento do produto até o ponto onde este alcança uma taxa de crescimento permanente.
- Crescimento: É iniciada a partir do momento em que a produção se torna por escala. Seu intuito é atender o aumento na demanda.
- Maturidade: Esta etapa se inicia no momento em que o produto se estabiliza no mercado e é finalizada de acordo com o nível de saturação. Tende a durar mais tempo que as demais.
- Declínio: Se instala quando há uma diminuição nas vendas, além de mudanças no segmento que levam a necessidade de criar novos produtos.
Sendo assim, podemos dizer que esse ciclo relata justamente todas as etapas pela qual um produto passa, desde o seu lançamento ao público, até o momento em que este sai de linha.
É importante ressaltar ainda que a duração de cada uma dessas fases citadas acima irá depender da eficiência de suas estratégias.
Sendo assim, o Marketing de Produto possui um papel fundamental, uma vez que através dele é possível acelerar a fase de introdução no mercado, fazendo com que ele chegue mais facilmente à fase de crescimento.
Além disso, nesta fase em específico, um dos objetivos desse processo se torna justamente adiar ou evitar ao máximo que este produto chegue a sua fase de declínio, sendo que tudo isso é feito através da renovação contínua do produto.
Como fazer marketing de um produto em 8 etapas
1. Estude o mercado
Antes de lançar qualquer produto, é preciso estudar de maneira aprofundada o mercado no qual ele será inserido.
Para isso, será preciso realizar uma pesquisa de marketing, onde serão analisados diversos documentos. Além disso, é necessário fazer uma coletânea de dados, a fim de descobrir as principais oportunidades e ameaças que o atual cenário oferece.
É crucial estar atento também aos produtos e estratégias tomadas pelos seus principais concorrentes.
Assim, é importante verificar quais são os principais diferenciais que os produtos oferecem, além de todos pormenores envolvidos, como o cenário político, econômico e cultural para que consiga entender realmente qual será o contexto em que o seu produto será lançado.
Portanto, este é considerado como uma etapa muito importante, uma vez que todos os fatores citados interferem diretamente na aceitação do produto pelo público.
2. Defina o seu público-alvo
O próximo passo consiste em definir quem será o seu público-alvo e estudar todos os detalhes que o envolve.
Para isso é preciso pesquisar sobre o seu perfil, dados referentes a sua idade, gênero, classe social e faixa etária.
Além disso, é preciso estudar também sobre a história em geral, interesses, hobbies, hábitos e principais motivações de seu consumidor.
Tudo isso é necessário para que seja criado o buyer personas. Este é a representação de um personagem imaginário que irá corresponder ao perfil ideal de cliente para o seu negócio.
Dessa forma, você conseguirá obter informações valiosas e que te ajudarão a montar as estratégias mais assertivas para que o seu produto atenda realmente às necessidades de seu público.
3. Defina o posicionamento e a mensagem que o seu produto irá passar
O posicionamento de um produto corresponde ao lugar que o seu item irá ocupar em relação aos principais concorrentes. Já a mensagem é justamente o que irá estimular o cliente a tomar a decisão de compra.
Para que o seu produto possa ser posicionado corretamente, é necessário definir qual é a utilidade do mesmo, ou seja, qual problema ele irá solucionar e também o que o diferencia dos demais existentes no mercado.
Caso ele seja capaz de se comunicar de maneira eficiente com os consumidores, a sua empresa irá conseguir obter resultados positivos e se tornarão um item de preferência para os seus clientes.
4. Estude a sua concorrência
Estudar a concorrência antes do lançamento de um produto é algo essencial. Isso porque é justamente nessa etapa que você irá analisar o que é preciso para que o seu item se diferencie dos demais.
Além disso, é possível estudar quais as principais estratégias utilizadas por eles. Dessa forma a sua marca consegue traçar objetivos diferentes e que superem as expectativas do público.
5. Foque no planejamento
Uma das etapas mais importantes no Marketing de Produto é o planejamento. É através dele que você irá desenvolver toda a campanha de lançamento.
Nesse processo alguns pontos como o período de divulgação, o conteúdo, canais e mídias onde o produto será divulgado, além de um cronograma de ações deverão ser definidos.
Além disso, será preciso alinhar o seu time de colaboradores para que cada um execute as suas responsabilidades de acordo com as tarefas e prazos estipulados.
6. Faça orçamentos
Quando todo o planejamento estiver pronto, é chegada a hora de se aprofundar na área relacionada às finanças.
Para isso, um valor deve ser reservado levando em consideração as expectativas sobre o lançamento e o impacto que será causado no público-alvo.
A partir disso, esta reserva deverá então ser distribuída de acordo com as prioridades e ações que serão realizadas durante a campanha de lançamento. Assim, fica mais fácil realizar a distribuição corretamente e analisar as métricas para verificar o retorno sobre o investimento.
7. Lançamento
A data do lançamento de um produto é um verdadeiro marco para uma empresa. Sendo assim, é muito importante garantir que as publicações em mídias sociais sejam realizadas de maneira simultânea ou logo na sequência deste evento.
Este passo é muito importante, pois a utilização desses canais ajudarão a dar mais visibilidade ao seu produto, alavancando ainda mais os resultados.
8. Acompanhamento
Após o lançamento do produto, é preciso que todos os processos que o envolvem sejam acompanhados de muito perto.
Entre os diversos pontos que devem ser acompanhados, destacamos aqui os resultados das vendas, alcance e até mesmo as menções nas redes sociais, visto que essa é uma ótima oportunidade para que a empresa alcance popularidade e assim o produto possa avançar de fase em seu ciclo de vida.
Mas, afinal, qual é a importância do Marketing de Produto?
Podemos concluir que o Marketing de Produto é uma estratégia fundamental que auxilia na desde a criação, até a promoção do seu produto para o público alvo.
Sendo assim, podemos considerar que através dele é possível desenvolver soluções eficientes para o seu cliente a ainda se destaque em meio ao concorrente, trazendo satisfação ao cliente aumentando o sucesso da sua marca.