Infoproduto: Saiba o que é e como atuar nesse mercado

Leonardo Maciel
Leonardo Maciel

Infoproduto: Saiba o que é e como atuar nesse mercado

Com o surgimento da internet, uma série de produtos e serviços foram criados, a fim de agregar valor e trazer mais facilidade para a vida do consumidor. Com isso, o mercado digital foi ganhando força, fazendo com que algo novo viesse a surgir, o infoproduto.

Devido às intensas transformações globais que estamos vivendo, cada vez um número maior de pessoas passaram a trabalhar de forma on-line. Tal fato se intensificou ainda mais após o surgimento da pandemia do novo Coronavírus, em 2020.

Assim, não demorou muito para que as pessoas passassem a utilizar a internet como um meio de adquirir conhecimento e aprimorar suas habilidades, fazendo com que o espaço digital se tornasse também um canal eficiente para os estudos.

Dessa forma, a seguir falaremos um pouco mais sobre o que é um infoproduto e de que maneira ele pode contribuir para a sua formação ou até mesmo para que você tenha uma renda extra. Confira!

O que é um infoproduto?

Podemos definir o infoproduto como um produto digital, que tem como objetivo oferecer informações sobre um determinado tema. Além disso, a sua divulgação, distribuição e uso se dá por meio da internet.

Para que possa ser criado, é preciso que o responsável pelo seu desenvolvimento tenha conhecimento sobre um assunto específico. Assim, ele poderá compartilhar toda a sua sabedoria com mais pessoas que se interessem pelo mesmo tema.

Dessa forma, qualquer pessoa que tenha domínio sobre algo pode criar um infoproduto e oferecê-lo nas redes. Outro ponto importante, é que para colocar este plano em prática não é necessário realizar um alto investimento. 

Assim, não fica difícil entender o porque este é um dos segmentos que possui maior rentabilidade e crescimento nos últimos anos.

Tipos de infoproduto

Hoje em dia, ao fazer uma pesquisa rápida, nos deparamos com uma enorme variedade de infoprodutos. A seguir veremos mais detalhadamente sobre os principais tipos.

Podcasts

Os podcasts se popularizaram nos últimos anos, por ser uma maneira eficiente de disseminar conhecimento através de áudios. 

A sua fama se deu principalmente devido às vantagens que este método apresenta, uma vez que pode ser consumido a qualquer momento. Afinal, qualquer pessoa pode acompanhar as informações enquanto trabalha, viaja, no trânsito ou até mesmo enquanto faz exercícios.

Além disso, outra vantagem que ele oferece é o fato de que esse material também pode servir como um meio de divulgação. Assim, não só infoprodutos, mas também outros serviços podem ser oferecidos durante a sua execução.

E-book

O E-book é nada mais do que um livro que é veiculado e pode ser lido por meio de equipamentos digitais, como celular, computador ou tablets. Além de ser um dos pioneiros deste mercado, esse produto é conhecido por seu formato simples e de fácil acesso.

Atualmente, este tipo de infoproduto ainda é comercializado, principalmente pelo fato de possuir um valor mais atrativo em relação aos demais infoprodutos existentes. No entanto, cada vez mais empresas vem fazendo o uso deste com a finalidade de capturar leads.

Dessa forma, eles fornecem o material em questão, em troca de algumas informações pessoais do cliente. Assim, esta é também considerada uma forma de iniciar um relacionamento com o consumidor.

Vídeo-aulas

Atualmente, um dos mais famosos e mais rentáveis infoprodutos são as vídeo-aulas. Por meio delas, uma pessoa consegue transmitir o seu conhecimento para outras pessoas interessadas naquele tema, criando uma atmosfera mais propícia e interessante para o usuário.

Neste caso, todo o material é organizado em módulos, nos quais o tutor vai desenvolvendo vai criando o ambiente ideal para o avanço do raciocínio do aluno. Aqui, além das aulas, documentos em pdf, e-books e questionários também são comumente disponibilizados para complementar as informações.

Programas de mentoria

Por fim, um dos infoprodutos que vem ganhando cada vez mais notoriedade são os programas de mentoria on-line. Aqui, o objetivo é que um grupo de pessoas se reúnam em tempo real para terem acesso a informações disponibilizadas por um mentor, especialista em determinado assunto.

Neste modelo, há espaço também para a troca de experiência e informações entre os mentorados, criando um ambiente de reciprocidade e network.

Aqui, os encontros ocorrem de acordo com a frequência estipulada pelos organizadores, que na maioria das vezes gravam esses encontros, de maneira que o material fique disponível para consulta.

Como vender infoprodutos?

A venda de infoprodutos podem ser feitas de duas formas. Uma delas é por meio do modo lançamento, onde os desenvolvedores mantêm as vendas fechadas durante um certo período e abrem o espaço para a compra por um curto espaço de tempo.

Aqui, o objetivo é fazer com que os interessados pelo item criem um senso de urgência. Isso porque é criada uma grande expectativa sobre a abertura das vendas, gerando o gatilho necessário para que a pessoa não queira perder aquela oportunidade.

Já quando se trata da venda em modo perpétuo, o produto em questão pode ser adquirido a qualquer momento. Neste caso, o gatilho usado para despertar o desejo de compra no cliente, é fazer com que ele entenda que ali está a solução para algumas de suas necessidades.

Nesta última opção, é comum que os desenvolvedores utilizem vendedores afiliados para alavancar as suas vendas. 

De qualquer maneira, antes de escolher a maneira mais eficiente de disponibilizar um infoproduto, é preciso analisar e identificar o perfil do tipo de produto que você oferece.

Conheça as principais plataformas de venda de infoprodutos

Atualmente, existem uma série de plataformas que tem como objetivo disponibilizar diferentes tipos de infoprodutos. Falaremos um pouco sobre as principais a seguir.

Hotmart

Uma das plataformas mais conhecidas nesse segmento é a Hotmart. Nela, é possível encontrar uma estrutura altamente moderna, fornecendo todo o apoio para quem deseja disponibilizar o seu infoproduto.

Ela é totalmente planejada para conseguir atender tanto a desenvolvedores de conteúdo, como também os afiliados, trazendo relatórios periódicos que podem auxiliar e muito nas tomadas de decisão.

Eduzz

A Eduzz é uma plataforma que tem como objetivo fazer uma conexão direta entre os produtores de conteúdo e os afiliados. Nela, é possível contar ainda uma ferramenta que permite realizar todo o processo de criação de um curso.

Monetizze

A Monetizze possui o seu funcionamento bem semelhante às plataformas citadas acima. Ela também oferece uma área exclusiva para o produtor, para que este possa organizar a disponibilização de seus conteúdos.

Outro ponto importante, é que ela emite relatórios periódicos e realiza toda a intermediação entre produtor, afiliado e consumidor, facilitando o processo para todas as partes envolvidas.

Como fazer com que um infoproduto seja um sucesso?

Assim como qualquer tipo de item ou serviço disponibilizado no meio digital, o infoproduto também depende da aplicação das estratégias de Marketing corretas para fazer sucesso.

Sendo assim, não adianta apenas ter um bom conteúdo em mãos. Para conseguir fazer com que ele chegue até o público certo e desperte o interesse do consumidor é necessário percorrer um árduo caminho.

A boa notícia é que a Agência Mais Ideias pode te ajudar a alcançar resultados incríveis com o seu infoproduto. Nós contamos com uma equipe especializada em Marketing Digital, que irá te auxiliar em todo o processo. Portanto, agende já a sua reunião com nossos especialistas e obtenha já a solução ideal para o seu negócio!

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