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Como contornar a pandemia e continuar vendendo?

Como contornar a pandemia e continuar vendendo?

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Giuliane Godoi
Giuliane Godoi

Como contornar a pandemia e continuar vendendo?

Imagine ter toda a estrutura do seu negócio presencialmente e, de uma hora para a outra, precisar adaptar tudo para o meio digital. Provavelmente isso aconteceu com você, já que este foi o cenário mais recorrente no início da pandemia.

O que mudou foi justamente a forma de se fazer negócio e a maneira de apresentar a sua marca para o mundo. Por mais consolidada que ela esteja localmente falando, é essencial trabalhar o meio digital para expandir os horizontes.

E é exatamente por isso que o marketing digital se destacou nesse cenário e trouxe tendências e fatores que podem te ajudar a continuar gerando negócios, como veremos a seguir.

Uso da tecnologia

Com certeza o uso da tecnologia foi uma das coisas que mais alteraram o cenário do marketing na pandemia. Se antes você fazia apenas propaganda offline, através de panfletos, banners, etc, agora se viu precisando optar também por anúncios online.

E é neste ponto que muitos empresários pecaram e continuam pecando: não utilizar a tecnologia. Muitas vezes por medo e outras vezes por falta de conhecimento, você pode acabar deixando essa oportunidade passar no momento em que mais precisa. 

Todos estão dentro de suas casas acessando um único lugar: a internet. Sendo assim, é extremamente necessário investir no uso da tecnologia na hora de investir no marketing da sua empresa.

As empresas que mais investiram no uso da tecnologia com certeza foram algumas das menos afetadas por essa nova maneira de fazer negócio.

Humanização

A humanização trata-se do ato de inserir mais características humanas à sua marca, ou seja, deixar de ser tão institucional e passar a se conectar mais com os seus clientes e as pessoas que te acompanham. 

As pessoas sempre buscaram por meios de estarem mais próximos da sua marca ou do seu produto favorito, e na pandemia isso só se evidenciou. Por isso, é de grande importância que você consiga inserir na sua estratégia essa aproximação que o seu público espera.

Agora você deve estar se perguntando como fazer isso da melhor maneira, né? Bom, podemos dar algumas orientações que irão te ajudar a iniciar na jornada da humanização:

  • Atendimento: o atendimento da sua empresa deve ser focado em resolver os problemas dos seus clientes, e não em rebater as críticas;
  • Criação de conteúdo: crie conteúdo com base nos seus produtos ou serviços;
  • Aparição: ter pessoas da empresa aparecendo nas mídias é uma ótima maneira de gerar ainda mais conexão;
  • Bastidores: mostre os bastidores da empresa. Além de trazer o seu público para mais perto de você, isso gera engajamento.

A humanização é a chave que você precisa para destravar o seu negócio com o marketing na pandemia. Estude mais sobre isso (uma dica é analisar a estratégia da MagaLu) e se surpreenda.

Diferenciação

Com todas as empresas vindo para o meio digital muitos acabam tendo a ideia de que determinado nicho está saturado. Porém, isso só é verdade se você fizer o que todos fazem. 

Pense em maneiras de diferenciar a sua marca das demais. Um produto ou serviço diferente, uma mensagem, um objetivo… Tudo isso pode te ajudar a se diferenciar dos demais e, assim, passar por esse período mais facilmente.

O marketing de diferenciação é um fator crucial neste período de pandemia, e ele está sendo adotado pela grande maioria das empresas (e com certeza por 100% daquelas que conseguiram contornar o cenário atual).

Lembre-se desses 3 pontos importantes: 

  • Valores: quais são os valores da sua empresa? O que ela defende e quais são seus objetivos?
  • Senso de comunidade: tente criar um senso de comunidade com as pessoas que te acompanham. Para isso, defina um nome para essas pessoas e crie uma comunicação específica;
  • Identidade visual: ter uma identidade visual para sua marca também é outra forma de se diferenciar dos demais. Criar uma paleta de cores te ajudará a passar a mensagem que você deseja.

Depois deste artigo você deve ter percebido que, apesar de ser um momento difícil, não é impossível passar pela pandemia sem sofrer grandes danos no seu negócio, não é mesmo?

Diferente do que muitas pessoas pensam, os resultados dependem de você e não das circunstâncias.

Porém, para que isso seja verdade, a palavra do momento é adaptação. Não adianta fazer as mesmas coisas e tentar obter resultados diferentes. É necessário se adaptar para atender às demandas atuais e inovar o seu negócio.

Coloque em prática o que você aprendeu com este artigo e seja constante. Essa é a única maneira de sofrer um menor impacto da pandemia e até mesmo conseguir superar seus resultados antigos com o passar do tempo.

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