O objetivo de toda empresa é crescer exponencialmente, de maneira a se consolidar no mercado, sendo algumas estratégias fundamentais para o processo. Com isso, surge a necessidade de montar um time de marketing interno ou contratar uma agência especializada.
Esses profissionais especializados possuem o poder de traçar um planejamento específico para o seu negócio de acordo com o perfil do seu público.
Dessa forma, o processo de atrair atenção para a sua marca, gerar engajamento, fidelizar clientes e se diferenciar de seus concorrentes se torna muito mais eficiente e objetivo.
Portanto, preparamos esse conteúdo exclusivo e completo, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto de maneira que ao final você chegue à conclusão de qual decisão irá favorecer o sucesso do seu negócio.
Por que sua empresa precisa do marketing digital?
O aumento no número de pessoas com acesso a internet é cada vez mais expressivo. Com isso, o meio digital tem se tornado uma grande vitrine para os mais variados mercados.
No entanto, em meio a tanta concorrência, é preciso encontrar um meio de se destacar em meio a multidão. Por esse motivo, estratégias de marketing inteligente são essenciais para quem deseja conquistar mais clientes.
Para obter resultados sólidos é preciso realizar uma análise profunda, um bom plano de ação, aplicação das ferramentas disponíveis, assim como avaliação dos resultados obtidos.
Dessa forma, montar um time de marketing interno ou contratar uma agência é algo necessário.
O que considerar na hora de decidir entre montar uma equipe ou contratar uma agência de marketing digital?
As empresas que desejam construir um time de marketing ou criar uma parceria com uma agência digital enfrentam alguns desafios. Neste caso, podemos dizer que o principal deles é avaliar corretamente a necessidade atual da empresa.
Por esse motivo, essa é considerada uma longa caminhada que pode exigir muito tempo e dinheiro.
Sendo assim, para evitar que ocorram gastos desnecessários na contratação de profissionais antes do momento ideal e das condições ideais, reunimos abaixo algumas dicas que podem te ajudar a fazer a escolha certa. Confira:
Observe o tamanho da empresa
Realizar um diagnóstico da estrutura da organização é o primeiro e grande passo. Dessa forma é possível mensurar quantos profissionais serão necessários e o tamanho da demanda a ser produzida.
Assim, pode ser que para as pequenas empresas seja mais vantajoso contratar apenas um profissional que consiga exercer todas as funções necessárias. Já empresas maiores podem exigir a formação de uma equipe completa, composta por profissionais especializados em determinadas áreas.
Determine os objetivos e metas
Para que a sua empresa possa se organizar de maneira rápida e eficiente, é preciso determinar quais são as principais metas a curto, médio e longo prazo. Além disso, é preciso estabelecer um objetivo em comum a ser buscado por todos dentro da empresa.
Embora pareça mais fácil, utilizar uma determinada estratégia baseado somente na justificativa que está dando certo para o seu concorrente pode ser um verdadeiro tiro no pé.
Isso porque embora possam trabalhar em segmentos semelhantes, sempre haverá algo que diferencie ambos. Sendo assim, a chance dessa mesma ação não funcionar para você é enorme.
Portanto, compartilhar e discutir tais metas com todos os profissionais envolvidos nessa empreitada é imprescindível.
Conheça os principais desafios da empresa
Identificar os maiores desafios enfrentados pela sua empresa nas ações e estratégias de marketing e vendas também é um passo muito importante para se chegar a uma decisão.
Caso ainda não tenha feito essa análise, aproveite o momento para criar uma lista com os principais pontos a serem vencidos ou melhorados.
Assim fica muito mais fácil entender e determinar quais profissionais são necessários nesse momento.
Como montar um departamento de marketing?
Caso você esteja cogitando construir um time de marketing interno é importante conhecer muito bem cada área dentro dessas possibilidades. Ou pode ser também que a sua opção de negócio se encaixe melhor na contratação de uma agência de marketing digital.
Independente de qual seja o seu caso, além de um diagnóstico cuidadoso das necessidades e objetivos de sua empresa é essencial avaliar se essa estrutura realmente irá atender às suas expectativas.
Abaixo, listamos as atividades na área de marketing que atualmente podem ser diferenciais em seu novo departamento digital.
Planejamento e estratégia
O profissional precisa estar ligado por completo à performance de suas ações de marketing digital.
Com isso, a sua principal função será analisar os dados do site, do e-commerce, verificar quais são as suas principais campanhas e a partir disso criar um planejamento de marketing de acordo com seu negócio.
Técnico em SEO
Toda empresa que está no meio digital deseja ser encontrada na primeira página do Google. Entretanto, para atingir esse feito é preciso contar com um profissional especializado em SEO (Search Engine Optimization). Sua função é desenvolver e executar estratégias adequadas para o e-commerce, site ou blog, tornando-os mais relevantes para os mecanismos de busca.
Produtor de conteúdo
O especialista em produção de conteúdo é responsável por uma das principais formas de atrair leads. Através de seu trabalho ele pode desenvolver uma abordagem eficaz e de acordo com as reais necessidades da empresa.
Profissional em experiência do usuário
A experiência do usuário durante e após a compra ou finalização do serviço prestado é essencial para trazer resultados positivos.
Dessa maneira, contar com um profissional que domine também as técnicas de usabilidade para implementação de um site melhor para o consumidor pode ser a cartada final para se obter sucesso expressivo.
Operações
O profissional responsável pelas operações também está sempre atento à entrega, garantindo assim o controle da execução das atividades de acordo com o planejamento da empresa.
Este especialista também tem conhecimento das ferramentas de automação de marketing e plataformas de gestão de redes sociais.
Principais diferenças entre contratar um time de marketing interno ou uma agência digital
Você agora já conhece as áreas mais comuns dentro do marketing, vamos então identificar as vantagens e desvantagens de construir um departamento de marketing ou contratar uma agência de marketing .
Time de Marketing Interno – Vantagens e desvantagens
Vantagens
Os profissionais contratados para a equipe interna vivem a cultura e os processos da empresa, sendo essenciais para um desenvolvimento que foque nas reais necessidades da empresa.
Por essa razão, a principal vantagem de construir uma equipe de marketing inteiro é a garantia de que a comunicação ocorrerá de forma mais fluida com aqueles que conhecem a empresa profundamente.
Desvantagens
Se você e sua empresa estão em busca de bons resultados, então será necessário ter em mente que a construção de uma equipe de marketing interno exige especialistas em diversas áreas.
Por essa razão, a contratação de poucos profissionais não será suficiente para o desenvolvimento de todas as tarefas conforme visto no tópico anterior.
Além dos altos gastos com folha de pagamento, é preciso ainda pensar em algumas despesas. Entre elas estão o investimento em treinamentos periódicos e a cultura de registro de atividades para que o conhecimento não seja em vão.
Com isso, fica mais fácil garantir que a empresa não seja afetada em decorrência da ausência de um colaborador.
Agência de Marketing – Vantagens e desvantagens
Vantagens
As agências de marketing digital atuam em diferentes segmentos de mercado, oferecendo insights relevantes para o seu tipo de negócio.
Assim, este negócio oferece uma ampla experiência em projetos e capacidade de atender diferentes clientes. Tais qualidades podem ser muito bem aproveitadas em sua empresa.
Outra vantagem que pode ser apontada nesse caso é referente a economia. Você não precisará se preocupar com gastos relacionados a treinamentos ao mesmo tempo que terá acesso a profissionais qualificados e atualizados.
Desvantagens
Uma desvantagem da contratação de uma agência de marketing digital é que não existe um padrão entre essas empresas.
Por essa razão, é de grande importância determinar as suas metas e objetivos. Só assim você conseguirá avaliar se o trabalho desenvolvido por essa empresa será capaz de suprir as suas necessidades.
Além disso, é importante se atentar para o fato de que o prazo para se obter um planejamento e respostas referentes ao trabalho a ser realizado pode ser maior do que normalmente ocorreria com um time interno.
Isso porque, como a agência atua prestando serviços para outros parceiros, a demanda de trabalho é muito maior e diversificada.
Dessa forma, uma boa solução poderia vir através de um bom planejamento, uso de ferramentas de comunicação, plataformas de gestão, entre outros.
Qual a melhor opção, afinal?
Em alguns casos específicos, a união dos dois perfis citados pode contribuir positivamente para a obtenção de resultados ainda mais expressivos. Para isso, basta que todos estejam trabalhando alinhados e focados em alcançar um mesmo objetivo.
Entretanto, não existe algo que determine se o melhor caminho é construir um departamento de marketing ou optar por uma agência. Portanto, fique atento às particularidades do seu negócio e avalie qual decisão irá trazer melhor retorno em um menor espaço de tempo.