fbpx
home-office-como-manter-a-produtividade-da-sua-empresa-trabalhando-em-casa

Home Office : Como manter a produtividade da sua empresa trabalhando em casa.

Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

Home Office : Como manter a produtividade da sua empresa trabalhando em casa.

O momento que estamos vivenciando, provocado por essa pandemia, é de muita prudência. E o protocolo de segurança mais eficaz é o de isolamento social. E para as empresas conseguirem dar continuação com os seus processos e rotinas, a solução mais viável e eficaz é o home office.

Por isso resolvemos compartilhar com você algumas dicas de ferramentas que estamos utilizando e temos certeza de que vai ajudar a sua empresa a passar por essa fase, sem abrir mão da produtividade e da entrega dos projetos e serviços.

Rotina

Para usufruir do home office com sabedoria, em primeiro lugar, temos que manter uma rotina!

Escolha um local confortável, mas não tão confortável quanto a sua cama ou sofá. Esses locais apesar de parecerem ideais para se trabalhar em casa, acaba deixando você nada produtivo, além de poder prejudicar a sua coluna, né?! O ambiente certo faz toda diferença para a sua produtividade. Opte por um local com mesa e cadeira confortáveis, com iluminação agradável e sem barulhos externos, que possam tirar a sua atenção.

Além disso, outro desafio de se trabalhar em casa é manter a disciplina. Mantenha a rotina como se estivesse trabalhando na empresa, com horários e organização. 

Gestão da equipe

Nosso time se reúne diariamente, por intermédio de conference call, onde há integração total dos membros para podermos alinhar os jobs e nos comunicarmos. Utilizamos o Hangouts para essa função, mas há outras opções como o Skype, Zoom e o Slack.

Importante: por conta do Coronavírus, o Google liberou o acesso gratuito aos recursos avançados do Hangouts Meet para os clientes do G-Suite até o dia 1º de julho de 2020.

Gestão de tarefas

Utilizamos atualmente a iClips, uma ferramenta de gestão de atividades voltada para agências e times de marketing.

Mas há muitas outros ferramentas que podem ser utilizadas por equipes dos mais diferentes setores. Como a Trello, que é uma ferramenta onde há a organização de equipes e tarefas de uma forma mais facilitada. Através dela é possível demandar e gerenciar todas as atividades atribuídas a cada profissional, com acompanhamento do status e da evolução das tarefas, possibilitando, inclusive, a mudança de prioridade em tempo real de forma simples e clara.

Outras ferramentas que podemos citar ainda são:

 Gestão de arquivos

Para armazenar arquivos, a melhor forma que encontramos é através da nuvem, onde os arquivos que criamos e utilizamos ficam disponíveis online para toda a nossa equipe.

Outra opção é criar uma pasta com os arquivos necessários, criar uma conta em uma das ferramentas e fazer o upload ou sincronizar uma pasta do seu computador que automaticamente os arquivos ficarão disponíveis online.

Existem muitas soluções confiáveis, dentre elas:

Gestão de documentos

Para armazenar nossos documentos, – como modelos de propostas, contratos, apresentações, entre outros. – nós utilizamos o Google e seus serviços. Para acessá-los basta uma conexão com a internet e um celular ou computador. Além de acessá-los, ainda é possível editá-los em conjunto, em tempo real, o que facilita muito. Outra ferramenta para essa finalidade é o Office 365.

Reuniões com clientes

Para quem já trabalha com o modelo de inside sales –  modalidade de venda realizada de dentro da empresa., onde o vendedor se aproveita da tecnologia para realizar reuniões à distância, reduzindo custos com deslocamento e aumentando a produtividade. – não é nenhuma novidade lidar com calls

Mas para quem não lida com esse modelo de reuniões, há várias opções. Nós utilizamos o Hangouts e o Zoom.  Todos eles possibilitam realizar videoconferência, compartilhar a tela dos computadores dos participantes e utilizar o chat

Escolha um ambiente favorável para realizar essas reuniões. O ideal seria um cenário sem nenhuma distração, silencioso e com uma iluminação agradável. 

Estamos conscientes da gravidade que é essa pandemia e o impacto negativo que ela está trazendo para a economia do país. No entanto, podemos tirar usar essa fase para aprender. 

Sua empresa é capaz de superar esse momento com processos e rotinas bem diferentes, porém mais modernos e ágeis.

Enquanto isso, nós estamos aqui trabalhando e torcendo para que tudo isso passe rapidamente e com o menor menor impacto possível. Desejamos a todos muita sabedoria, paciência e saúde! Nós vamos superar tudo isso!

Inscreva-se em nosso blog

Receba primeiro nossos principais posts diretamente em seu email

Você também pode se interessar:

Fechar Menu