Todos os anos, os profissionais da área param para analisar as métricas e tudo o que tem acontecido nos últimos tempos. Afinal, são a partir desses dados que conseguimos ter maior clareza em relação ao mercado e, assim, definir as principais tendências do Marketing de Conteúdo para 2022.
Durante este ano principalmente, teremos uma série de acontecimentos extremamente importantes, como a Copa do Mundo, por exemplo. Além disso, diversos avanços na tecnologia em geral prometem trazer para nós mudanças intensas. Assim, já é de se esperar que a internet fique bastante movimentada, principalmente no que se diz respeito às redes sociais.
Portanto, é essencial que os empresários que também atuam no meio digital busquem produzir materiais que realmente sejam capazes de trazer maior engajamento e resultados positivos.
A boa notícia é que a Agência Mais Ideias já fez uma pesquisa aprofundada sobre as principais novidades do momento e trouxe para você as tendências do Marketing de Conteúdo para o ano de 2022. Confira!
- Transmissão ao vivo
Embora este ano pareça um pouco melhor em relação aos anteriores quando se trata da pandemia do Coronavírus, fazendo com que as pessoas voltem aos poucos a frequentar alguns locais públicos, dados indicam que as transmissões ao vivo ainda são uma forte tendência.
Inclusive, as famosas lives tem se tornado uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas, já que o conteúdo gerado não possui nenhuma edição e acontece em tempo real, mostrando um lado mais autêntico para os telespectadores.
Outro ponto importante é que as transmissões ao vivo ainda permitem uma maior interação com o público-alvo. Tal cenário possibilita que os clientes possam sanar as suas dúvidas, além de ajudar no estabelecimento de uma comunicação mais próxima entre ambas as partes.
Além disso, é muito importante que a marca busque escolher alguém para representá-la, de maneira que os consumidores se acostumem com esta imagem e adquiram maior confiança na empresa. Vale lembrar ainda que esse tipo de estratégia ajuda a aumentar a aderência do público às transmissões.
- Realidade mista
A realidade mista é considerada uma forma interessante de dar ao público uma experiência diferenciada através da realidade aumentada. Tudo isso tem sido possível graças aos variados avanços que tivemos na tecnologia, através de intervenções móveis, por exemplo.
Nós já vínhamos experimentando este modelo há algum tempo através de jogos eletrônicos e até mesmo simuladores de ambiente. No entanto, uma das principais tendências do Marketing de Conteúdo este ano é que tudo isso se intensifique ainda mais.
Devido ao fato de termos passado pelo isolamento social durante um longo período, cada vez mais pessoas têm optado por fazer as suas compras virtualmente. Assim, podemos esperar por mudanças bruscas no perfil do consumidor.
Inclusive, algumas redes sociais já possibilitam esta experiência ao usuário, como é o caso do Facebook Oculus, um fone de ouvido de realidade aumentada que tem como objetivo atingir o consumidor.
Com isso, espera-se que daqui para frente, cada vez mais empresas do varejo invistam nesse tipo de tecnologia, a fim de trazer uma vivência diferente para o seu público.
- Conteúdo autêntico
Com a migração das empresas para o espaço digital, todos os dias somos bombardeados com milhares de conteúdos. Assim, é normal que o público ignore algumas coisas, seja por falta de confiança ou até mesmo pelo fato de aquele material não chamar a atenção.
Por esse motivo, algumas marcas têm apostado na elaboração de posts autênticos e que realmente agreguem valor para o consumidor de alguma forma.
Isso tem sido feito das mais variadas formas, utilizando como ferramenta fotos e vídeos usando pessoas reais, trazendo conteúdo de valor e produzindo material espontâneo. Dessa forma, as publicações se tornam mais atraentes e contribuem para gerar uma maior identificação entre o consumidor e a marca. Como resultado disso, temos seguidores mais engajados e que realmente confiam nos serviços e produtos que a empresa tem a oferecer.
- Conteúdo interativo
No meio digital, quase tudo envolve experiências visuais, de forma que conteúdos muito simples não atraem. Assim, investir na criação de conteúdos interativos e que sejam capazes de estimular significativamente os sentidos, é uma das principais tendências de Marketing de Conteúdo.
Mais do que simplesmente mostrar algo para o público, é preciso incentivá-los a executar uma determinada ação. Assim, além de manter os usuários ativos por mais tempo, há ainda a chance deles dividirem essa experiência com seus amigos e seguidores, aumentando ainda mais a sua presença no mercado.
Vale lembrar ainda que qualquer tipo de empresa pode se beneficiar desse tipo de estratégia. Para isso, basta pensar nos tipos de abordagens que o seu negócio utiliza, as soluções que ele oferece e com isso planejar a execução de ações que incentivem o visitante a interagir de alguma forma.
- Experiência e recursos visuais
Uma das principais preocupações das empresas hoje em dia é fazer com que a sua página apareça entre os primeiros resultados do Google. Assim, é possível que a marca ganhe maior visibilidade, aumentando as chances de se obter melhores resultados.
Além disso, a plataforma tem trazido tornado a otimização dos mecanismos de busca, conhecido como SEO, cada vez mais específica. Tal fato fez com que imagens relacionadas a uma determinada palavra-chave passassem a ser exibidas durante a busca.
Assim, uma das maiores tendências do Marketing de Conteúdo tem sido justamente adicionar a essas imagens, informações que ajudem a identificar a empresa em questão. Com isso, sempre que o usuário tiver acesso a esse material, ele terá a percepção de que a sua marca é totalmente confiável.
- Busca por voz
As buscas por voz têm sido um recurso cada vez mais utilizado, principalmente com a popularização do smartphone e de outros itens, como é o caso da famosa Alexa. Com isso, podemos dizer que esta é uma das principais ferramentas que prometem revolucionar o Marketing que conhecemos.
Tal fato se dá principalmente porque este tipo de ação tem como função facilitar a vida do cliente. Além disso, dependendo do tipo de conteúdo produzido, é possível até mesmo criar um diálogo com o mesmo.
Assim, é essencial que as empresas busquem se adaptar a essa nova estratégia, utilizando para isso uma linguagem mais natural e que realmente seja capaz de atingir o seu público-alvo.
Embora todos os pontos aqui apresentados sejam realmente efetivos e apresentem resultados surpreendentes, poder contar com o auxílio de quem é especialista sobre o assunto é essencial. A Agência Mais Ideias conta com profissionais incríveis e que com certeza ajudarão a sua empresa a alcançar o sucesso que você merece.