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Como tirar as melhores fotos para sua loja virtual vender mais

Como tirar as melhores fotos para sua loja virtual vender mais

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Bruno Godoi
Bruno Godoi
Profissional de marketing formado, atua há mais de 6 anos com Marketing Digital. Diretor de negócios da Agência Mais Ideias

Como tirar as melhores fotos para sua loja virtual vender mais

Tem sido cada vez mais comum a expansão do mercado online com o passar dos anos. No entanto, construir uma vitrine neste ambiente pode ser um desafio, uma vez que tirar fotos de produtos para loja virtual não é uma tarefa fácil.

O ambiente online possui grande potencial para trazer bons resultados, já que através dele é possível atingir um grande número de pessoas. Sendo assim, mostrar os seus produtos por meio de uma imagem de qualidade é essencial. 

Isso porque este é o normalmente o primeiro contato que o seu cliente terá com a sua marca. Portanto, é preciso que a foto demonstre todas as qualidades e detalhes de determinado item.

Hoje iremos conferir um guia completo de como tirar fotos de produtos para loja virtual de maneira simples e efetiva.

Dicas para tirar boas fotos de produtos para loja virtual

Existem uma série de dicas que podem te ajudar a produzir boas fotos de produtos para loja virtual. No início pode parecer um pouco complicado, mas com o tempo tudo vai ficando mais fácil.

Caso sua empresa permita a realização de um produção mais profissional, as dicas dadas a seguir ajudarão a tornar maior a qualidade de suas fotos. Confira:

Sempre opte por utilizar fotos próprias

Há algumas empresas atacadistas que disponibilizam fotos de produtos para que seus clientes possam postá-las em seu perfil. Não podemos negar que tal fato ajuda a tornar a produção mais profissional, porém nem sempre ela será capaz de mostrar ao consumidor a verdade sobre aquele produto. 

Para que a sua marca consiga ter uma imagem de credibilidade frente ao mercado, é preciso que as suas fotos demonstrem o item da maneira mais realista possível.

Assim, você poderá garantir além da confiança, a satisfação de seu cliente, uma vez que irão receber em suas casas exatamente aquilo que compraram.

Tal fato pode ser facilmente exemplificado quando se trata de empresas que trabalham com alimentos. Suponhamos que um cliente resolve pedir um hambúrguer e escolhe o seu restaurante com base na foto do seu produto. 

A imagem usada era tão bonita, que foi capaz de aumentar a vontade que o cliente estava de consumir o seu produto. Porém, ao receber o seu pedido em casa, o indivíduo teve uma grande decepção ao perceber que seu hambúrguer não tinha nada a ver com a foto disponibilizada pela empresa.

A partir desse episódio, além de não voltar a realizar mais pedidos neste restaurante, muito provavelmente o cliente compartilhará com conhecidos a sua frustração. 

Portanto, é altamente recomendado o uso de fotos próprias, pois dessa forma fica mais fácil o consumidor ter uma real noção das proporções e demais detalhes de seu produto.

Procure usar câmeras fotográficas profissionais 

Sabemos que o uso de equipamentos profissionais são um fator que interfere diretamente na qualidade de um serviço e com a fotografia podemos aplicar esse mesmo conceito.

É claro que para tirar boas fotos é necessário muito estudo e técnica, no entanto, o uso de uma câmera profissional pode realmente ser um grande diferencial. 

Por meio desse equipamento é possível obter variedade de efeitos através do uso de lentes, possibilitando assim a realização de um trabalho diferenciado. 

Além disso, com as câmeras é possível captar pequenos detalhes de um objeto, pertinentes tanto a sua forma, como também a sua cor. Assim, você pode captar o seu produto com mais realismo, o que contribui diretamente para a satisfação do cliente com a compra realizada.

Preze sempre pela qualidade das fotos 

Como dissemos anteriormente, a loja virtual é uma verdadeira vitrine para os seus produtos. Com isso, se o visual desta não agradar ao cliente, certamente o número de vendas irá diminuir drasticamente. 

Sendo assim, é preciso que ao tirar a foto de um produto você seja capaz de captar a sua essência. Para isso, é necessário investir em itens que possam ajudar a obter essa qualidade. 

Considerando o melhor cenário de todos, para que se possa obter as melhores fotos é necessário investir em um bom fotógrafo profissional, uso de bons equipamentos e ainda um estúdio de fotografia.

Contrate um fotógrafo profissional 

Sabemos que nem sempre é possível, porém a contratação de um fotógrafo profissional é algo que eleva as fotos de seu negócio a outro nível. 

O fotógrafo consegue captar detalhes importantes de um determinado item, usando para isso seus conhecimentos sobre ângulos, iluminação, entre outros.

Isso porque este profissional é extremamente capacitado para extrair o melhor do seu produto, de maneira que o resultado final seja satisfatório para a sua empresa e também para o cliente.

Sempre que possível use um estúdio profissional 

Um ambiente pensado, com a iluminação adequada consegue fazer verdadeiros milagres. Com isso, produzir fotos para loja virtual se torna uma tarefa muito mais fácil. 

Um importante ponto a ser observado de que o ideal é sempre usar a iluminação natural para as suas fotos. Assim, é possível captar a real cor do produto sem interferências. 

Um ambiente profissional consegue simular justamente esse efeito da luz natural, com a vantagem ainda de conseguir anular todos os efeitos que podem interferir negativamente nas suas fotos.

Fique atento ao fundo da foto

Existem uma série de detalhes que podem atrapalhar diretamente as suas fotos para, sendo assim optar pelo uso de um fundo adequado para as suas fotos é essencial.

Caso o painel escolhido não seja o ideal, não só a qualidade das imagens, como também o conteúdo da foto ficará prejudicado, interferindo negativamente em suas vendas.

Portanto, opte sempre por cenários neutros, de preferência de uma única cor e possa destacar todos os detalhes e também a funcionalidade de tal objeto.

8 dicas para tirar fotos para loja virtual com baixo orçamento 

Sabemos que nem todas as empresas têm a oportunidade de no momento investir em equipamentos e profissionais para produzir fotos para a sua loja virtual. No entanto, a boa notícia é que é possível sim realizar esse trabalho mesmo com um baixo orçamento. 

É claro que será necessário um pouco de estudo e esforço para aprender algumas técnicas, porém com dedicação e paciência você poderá desfrutar de resultados incríveis. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa. 

1. Use e abuse do seu smartphone 

Com o avanço da tecnologia é possível encontrar smartphones cuja câmera seja capaz de produzir fotos e vídeos de grande qualidade. Além disso, o uso deste como ferramenta de trabalho ajuda a tornar o trabalho mais eficiente, uma vez que ele também permite o fácil acesso às redes sociais.

Aliás, sabemos que cada aparelho possui suas particularidades quanto às suas funções e recursos disponíveis, e por esse motivo vale a pena investir um pouco de tempo para estudar como tirar maior proveito de seu celular.

2. Invista na criação de um bom cenário

Mesmo contando com poucos recursos financeiros, é muito importante investir na criação de um cenário que possa valorizar o seu produto. Inclusive, para que se possa melhorar a qualidade de sua imagem, vale a pena estudar sobre ângulos, luz e sombras a fim de se produzir um ambiente adequado.

Caso você trabalhe com produtos de pequeno tamanho, você pode investir também na criação de um mini estúdio profissional. Além de ser extremamente útil, a sua estrutura pode ser facilmente fabricada através de materiais baratos e do auxílio de tutoriais no YouTube.

Se essa não for uma possibilidade viável, você pode optar ainda por utilizar recursos tecnológicos para retirar o fundo e ainda melhorar a qualidade da foto.

Inclusive algumas ferramentas podem ser usadas para facilitar o seu trabalho. Um exemplo é o Zyro, que é online, gratuito e ainda é totalmente intuitivo, o que facilita seu uso.

3. Mostre o produto de vários ângulos 

Dependendo do modo como a fotografia é tirada, o formato, tamanho e cor do produto podem ser facilmente alterados. Sendo assim, é muito importante trabalhar o objeto de todos os ângulos possíveis.

Oferecer diferentes pontos de vista do seu produto ajuda a mostrar maiores detalhes e faz com que o cliente tenha uma visão mais realista e completa do item, de maneira a sanar possíveis dúvidas que o consumidor possa ter.

4. Conte com o apoio de um tripé

O uso do tripé pode ajudar e muito na hora de tirar fotos para loja virtual. Isso porque ele dá uma maior sustentação ao celular, evitando assim que as imagens saiam tremidas.

Dessa forma, você poderá obter imagens mais nítidas e sem interferências, de maneira a garantir a qualidade de suas fotos.

5. Estabeleça um padrão 

Como já dissemos anteriormente, as fotos de uma loja online nada mais é do que a vitrine do seu negócio. 

É por meio dela que o cliente visualiza e conhece os seus produtos. Portanto, é essencial que você consiga transmitir a verdadeira essência do seu produto através das imagens disponibilizadas.

Dessa forma, é muito indicado que você estabeleça um padrão para as suas fotos, de forma que o tamanho, filtro da cor, iluminação e maneira de mostrar o produto sejam parecidas.

Além de trazer uma visão mais harmônica para as suas mídias sociais, esse detalhe ajuda a inspirar o consumidor a conferir outros produtos de sua marca.

6. Edite com moderação 

Ao trabalhar com fotografias, muitas pessoas acabam recorrendo ao uso de recursos para a edição de imagens.

Como já dissemos acima, é muito importante sempre manter o realismo da foto para que ela possa transmitir a verdade ao seu cliente. 

Porém, às vezes é necessário realizar alguns ajustes simples e neste caso o uso de editores pode vir a ajudar. Com isso, a nossa principal dica é fazer uso dessas ferramentas com moderação.

7. Tenha cuidado com o flash

O flash é um recurso presente tanto em smartphones, como em câmeras profissionais e semi-profissionais. Embora possa ser útil em algumas situações, caso seja manipulado de forma inadequada, seu uso pode ser prejudicial. 

Isso porque além de estourar o seu produto na imagem, ele ainda pode esconder algumas características de seu objeto. Portanto, procure sempre por maneiras de fazer com que essa luz não reflita diretamente no item em questão.

8. Deixe espaços vazios 

Por último, mas não menos importante, uma dica valiosa que podemos dar é que sempre que for tirar as suas fotos, deixe um espaço vazio ao redor de seu produto.

Isso ajuda a dar profundidade e contexto à imagem, contribuindo para que o cliente tenha uma maior noção de como o produto realmente é e as suas dimensões. 

É importante lembrar que caso queira destacar algum detalhe de sua peça, fotos mais próximas podem ser a melhor opção. Em casos como esse, vale a pena investir nos dois tipos de fotografia para que o consumidor tenha um panorama geral de seus produtos.

Como as fotos podem contribuir para o Marketing Digital da sua loja virtual?

Ao longo do nosso artigo você pode conferir uma série de dicas valiosas que te ajudarão a produzir uma série de fotos de qualidade para o seu negócio. 

Embora seja uma parte importante de sua loja, muitos imaginam que se preocupar com as imagens tiradas de seus produtos é apenas uma preocupação estética. Porém, não é só isso, essa é uma estratégia essencial para o Marketing Digital da sua empresa.

Já foi comprovado que disponibilizar em seu site e mídias sociais fotos de qualidade pode influenciar e muito na tomada de decisão do cliente. Ou seja, caso essa não seja uma preocupação de sua empresa, você pode estar perdendo vendas. 

Portanto, se você deseja continuar conquistando clientes e obter resultados positivos, não deixe de produzir imagens de boa qualidade para a sua loja virtual.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Agência Mais Ideias!

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