fbpx
Pixel do Facebook

Pixel do Facebook: O que é e para que serve?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Giuliane Godoi
Giuliane Godoi

Pixel do Facebook: O que é e para que serve?

Embora muitas pessoas não tenham conhecimento, os pixels do Facebook podem ser considerados como uma importante ferramenta no mundo do marketing digital.

Eles são definidos como códigos divididos em pequenos trechos que ao serem instalados podem ser utilizados em campanhas e outras estratégias relacionadas a internet.

Sendo assim, saber como usá-lo pode ser considerado um grande passo para impulsionar o seu negócio através dessa rede social tão usada e colocar o seu negócio de vez no hall das grandes empresas do mundo digital.

Com isso, a Agência Mais Ideias trouxe um guia completo sobre as particularidades do pixel do Facebook e de como o seu uso pode ser essencial para atrair mais clientes.

O que é pixel do Facebook?

Pixel do Facebook

O pixel do Facebook é oferecido aos usuários do Facebook Ads, que é a plataforma específica para anúncios da rede social.

Ele pode ser definido como um código espião em formato JavaScript e servirá para rastrear a maneira como as pessoas que visitam a sua página se comportam.

Esse monitoramento é realizado através de ações que geradas por essas pessoas, sendo que essas podem ser visualizadas através do chamado Gerenciador de Eventos.

A partir disso você consegue fazer uma espécie de rastreamento relacionado a atividade desses visitantes através de dados importantes. Dessa forma, atingir novos clientes e alcançá-los através de anúncios futuros fica muito mais fácil e trás resultados muito eficientes.

Como ele funciona?

Embora esse seja um recurso extremamente útil, poucos usuários realmente sabem utilizá-lo. Como já dissemos anteriormente, esses pixels podem ser considerados como pequenos códigos, muito precisos, que acionam o Facebook ao verificarem alguns tipos de atividade.

Através dessa ativação, o servidor irá retornar gerando uma imagem praticamente imperceptível, o pixel. Ou seja, toda ação realizada por um usuário irá gerar esse código.

Além disso, uma das propostas dessa ferramenta é justamente integrar o consumo de conteúdos e compras com o Facebook. Sendo assim, o uso de outros recursos, como os cookies também se mostra muito interessante.

Os cookies também são pequenos códigos que armazenam dados de navegação na rede. Quando unido ao pixel, ele consegue rastrear toda a interação dos visitantes do seu site e também de outros locais.

A partir disso, ao sua marca pode começar a oferecer anúncios mais especializados e que proporcionem uma experiência muito mais personalizada para os usuários.

Que tipo de ações o Facebook é capaz de rastrear?

O uso dos pixels do Facebook são diversos e isso se dá principalmente devido ao monitoramento que o mesmo é capaz de realizar.

O registro das ações feitas pelos visitantes pode gerar eventos como:

  • Visualização do conteúdo
    Esse tipo de evento normalmente é gerado através da visualização de páginas e também de posts.
  • Pesquisa
    Neste caso o monitoramento é apenas das pesquisas que o usuário realizou na busca de produtos do seu site.
  • Adicionar ao carrinho ou à lista de desejos
    Pode ser útil para identificar os chamados prospects ou ainda verificar o interesse dos usuários na audiência do seu site ou produto.
  • Check-out
    Esse evento é gerado a partir do momento que a pessoa finaliza a sua compra.
  • Efetuar a compra
    Neste tópico é possível registrar o número de compras concluídas em sua loja virtual
  • Adicionar informações de pagamento
    Esse é um registro considerado muito importante, pois através dele é possível identificar que há uma grande intenção do indivíduo em finalizar aquela compra.
  • Lead
    Registra e disponibiliza informações sobre cadastro, download ou envio de formulários.
  • Registro Completo
    Cria um evento a partir do momento que o usuário assina ou se inscreve em um determinado serviço.

Através dessas informações básicas, você poderá realizar combinações de conteúdo e dessa forma obter dados muito mais otimizados. Com isso você poderá realizar a personalização de seus anúncios de forma a torna-los muito mais direcionados a seu público de interesse.

Como criar e instalar um pixel do Facebook?

Para conseguir usar os dados fornecidos pelos pixels do Facebook para otimizar suas campanhas nas redes sociais são necessários alguns passos.

Embora seja um recurso muito simples, a sua utilização requer que o usuário já tenha conhecimento prévio sobre marketing e publicidade a fim de facilitar todo o processo.

Entretanto, se você não sabe muito bem como tudo isso funciona, não se preocupe. A Agência Mais Ideias tem um tutorial especial para você com o passo a passo simplificado de como criar, configurar o pixel do Facebook e ainda realizar sua instalação em seu site. Você pode acessar o material completo gratuitamente clicando aqui.

Como mensurar as conversões do Facebook?

No nosso tutorial cujo link disponibilizamos anteriormente também falamos sobre como mensurar as conversões do Facebook. Em suma, para verifica-las basta acessar o Gerenciador de Anúncios ou ainda o Facebook Analytics.

As informações obtidas através do rastreamento realizado pelos pixels do Facebook, permitem que três objetivos principais sejam cumpridos através delas, como você poderá conferir a seguir:

  • Remarketing: Através das informações obtidas você poderá rastrear aqueles usuários que iniciaram um processo de compra, porém não a finalizaram. Com isso você poderá fazer a configuração e personalização de seus anúncios com a finalidade de atingi-los.
  • Otimização: Depois de algum tempo de uso dessa ferramenta você já terá conseguido uma grande quantidade de dados referentes ao seu público. Dessa forma, seus anúncios serão muito mais personalizados e com isso a chances de converter clientes e finalizar as suas vendas se torna ainda maior.
  • Criação de públicos segmentados: Após alcançar um grande número de conversões, a ferramenta permite a criação de um perfil de clientes, gerando assim campanhas exclusivas para os interesses daquele público.

Antes de qualquer coisa é muito importante lembrar que além dessas combinações que trouxemos aqui, ainda é possível realizar a integração dos pixels com outros recursos para assim obter resultados ainda mais específicos de acordo com seus objetivos e o perfil do cliente.

Portanto, não deixe de aproveitar tudo o que os pixels do Facebook podem fazer por sua empresa. Através dele é possível obter soluções para melhorar ainda mais seu alcance e assim trazer muito mais visibilidade para o seu negócio.

Inscreva-se em nosso blog

Receba primeiro nossos principais posts diretamente em seu email

Você também pode se interessar:

Fechar Menu