Você pode até pensar que o Pinterest é um espaço apenas para o público feminino encontrar inspirações interessantes sobre decoração, moda e culinária. Contudo, para muitas corporações, esse está sendo um importante canal para encontrar clientes. Por meio do uso inteligente do Pinterest e Marketing Digital, é possível desfrutar de excelentes resultados.
Como essa rede social se tornou um grande catálogo que oferece referências para seus usuários, surgiu a oportunidade de fazer com que suas soluções apareçam como uma sugestão de qualidade e bom gosto para o público. Assim, é possível reforçar seu branding, captar novos consumidores e conquistar mais espaço. Se você quer saber como implementar essa estratégia, continue a leitura e confira nosso post!
O que é o Pinterest?
O Pinterest é um espaço digital que permite aos usuários descobrir, salvar e compartilhar ideias que considerem interessantes. As publicações nessa rede social — também chamadas de pins — podem ser organizadas pelo público em pastas que organizam essas referências conforme assuntos e temas específicos.
Toda a estrutura dessa rede é focada na descoberta dos usuários quanto as melhores inspirações para incorporar no seu dia a dia. Atualmente, o Pinterest está se posicionando como o mais importante mecanismo de busca visual do mundo, fazendo com que a rede se torne uma referência nessa área.
Conforme destacado por seus líderes, o objetivo dessa rede é inspirar a vida das pessoas em diferentes áreas. Com mais de 300 milhões de usuários, o Pinterest certamente é uma ótima oportunidade para divulgar o seu próprio negócio.
Como fazer Marketing Digital no Pinterest?
Conforme dito anteriormente, o Pinterest pode ser um excelente canal para sua empresa explorar por meio de boas estratégias de Marketing Digital. O primeiro passo para obter sucesso nessa rede social é investir em um bom planejamento. Por isso, vale responder às seguintes perguntas:
- Qual o meu objetivo no Pinterest?
- O foco será em busca de tráfego, engajamento ou conversões em vendas?
- Como medir o desempenho de sua estratégia?
- Como será a comunicação da marca?
- Quais os principais temas abordados?
Ao responder essas questões, você já consegue vislumbrar que tipo de conteúdo deve ser produzido e qual a abordagem que sua equipe de comunicação precisa adotar com o público.
Em seguida, vale delimitar claramente a persona, quais seus interesses, dores e desejos. Assim, os materiais desenvolvidos se tornam mais impactantes e capazes de gerar bons resultados.
Por último, mantenha o foco na criatividade em suas publicações. Como essa é uma rede extremamente ligada ao visual, é essencial que você crie pins cheios de estímulos e que sejam capazes de instigar a curiosidade dos usuários.
Como otimizar as publicações no Pinterest?
Utilizar estratégias de otimização no Pinterest, assim como no Google e em outros buscadores, é um passo importante para alcançar melhores resultados. Pensando nisso, preparamos boas práticas para você aplicar e colher os benefícios. Vale a pena continuar a leitura para conferir!
Preencha as informações dos pins
Como acontece com outros buscadores, o Pinterest não é capaz de ler as imagens. Desse modo, para compreendê-las e distribuí-las aos usuários, recorre a dados como títulos, descrições, e URLs dos pins. Desse modo, torna-se fundamental preencher todas as informações deles.
Apesar de ser uma rede focada em fotos, é importante ter bons textos e caprichar nos elementos de SEO. Vale também utilizar palavras-chave para alcançar o público desejado e abusar de elementos criativos para conquistar a atenção das pessoas. Assim, as chances de ter bons resultados são elevadas.
Use palavras-chave
Falando em palavras-chave, elas representam um elemento importante que não podem ficar de fora da sua estratégia. É relevante entender quais são as adequadas para o seu negócio e utilizá-las em locais táticos dos textos, como nos títulos e nas informações das pastas de imagens.
Assim, você ajuda o algoritmo do Pinterest a distribuir os conteúdos disponibilizados aos usuários que você deseja alcançar. Nesse sentido, é importante fazer uma boa pesquisa para utilizar as palavras-chave adequadas ao seu público.
Capriche nas imagens
Por ser uma rede visual, as imagens têm grande relevância na hora de conseguir um bom rankeamento no Pinterest. Por isso, é importante ter boa qualidade nas fotos e usar os pins de modo adequado, como destacado antes.
Para isso, procure os melhores ângulos para suas imagens, capriche nas edições para corrigir eventuais erros, assegura fotos com bom foco, alinhamento e outros elementos importantes para a qualidade dela.
Faça integrações com outros canais
Outra técnica para aumentar o número de interessados em suas imagens no Pinterest é integrá-lo com outros canais. Por exemplo, se você tem um perfil no Instagram com vários seguidores, vale a pena divulgar nessa rede para atrair a atenção das pessoas.
Além disso, é possível fazer publicidades nos seus sites, blogs, página do Facebook e em todos os canais que são de sua autoria. Desse modo, você consegue aumentar o número de visitas e conquistar relevância também no Pinterest.
Como analisar as métricas?
Assim como em outras plataformas, analisar as métricas para ajustar suas estratégias é importante. Nesse sentido, é possível utilizar o Pinterest Analytics a fim de entender os principais dados sobre sua conta. Porém, é preciso ter um perfil business para utilizar essa ferramenta.
A partir disso, é possível verificar indicadores relacionados ao número de impressões, engajamento com suas imagens, cliques em links que você utilizou, a quantidade de pins que foram salvos, a relação entre público total e engajado e muitos outros aspectos importantes para melhorar seus resultados nessa rede.
Quais são as vantagens de usar o Pinterest nas estratégias de marketing digital?
Ao utilizar o Pinterest, a sua empresa tem acesso a um público qualificado para a compra, sendo um espaço rico de oportunidades. Além disso, como há poucas corporações que ocupam esse meio para a divulgação, você enfrenta menos concorrência na hora de efetuar suas ofertas para o público.
Mesmo para quem busca uma abordagem direta por meio do tráfego pago, como há menos empresas anunciando, o custo sobre esse tipo de publicidade também tende a ser menor. Assim, caso sua empresa conte com soluções ligadas à decoração, design, moda, beleza e cuidados com o lar, por exemplo, é imprescindível estar presente nesse meio.
Viu como é possível aliar o Pinterest e Marketing Digital em uma única estratégia? Por meio das dicas que apresentamos anteriormente, você consegue criar publicações incríveis e divulgar seu negócio de maneira orgânica. Assim, além de elevar a criatividade do seu time, certamente haverá a conquista de novos clientes por meio desse canal.
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