fbpx

Google PageSpeed Insight: O que é?

Leonardo Maciel
Leonardo Maciel

Google PageSpeed Insight: O que é?

Para que uma empresa consiga alcançar os seus objetivos no mundo digital, é imprescindível que esta possua um site cujo desempenho seja excelente. Isso irá interferir diretamente na experiência do usuário, de maneira que ter acesso a um plugin como o Google PageSpeed Insight, pode ser a solução ideal para que o seu cliente esteja satisfeito.

Esta ferramenta foi desenvolvida por uma plataforma que possui o mesmo nome e tem como principal objetivo analisar sites. Assim, é possível ter uma visão global sobre o seu desempenho.

Além disso, outra vantagem incrível deste plugin é que a partir das informações fornecidas pelo mesmo, é possível utilizar os dados obtidos como base para criar estratégias e realizar ações mais assertivas.

Portanto, iremos ver a seguir maiores detalhes sobre o tema e descobrir de que maneira o Google PageSpeeds Insight pode ajudar a alcançar resultados ainda melhores em seu negócio.

O que é Google Pagespeed Insight

Como dissemos anteriormente, o Google PageSpeed Insight é um plugin do Google, feito para avaliar a velocidade de carregamento de um site. Além disso, a análise realizada é diferente dependendo do dispositivo utilizado para acessá-lo.

Outro ponto importante é que a mesma ainda atua oferecendo sugestões de acordo com o seu diagnóstico, contribuindo ativamente para a otimização da página.

Dessa forma, ela é considerada como uma ferramenta altamente útil e eficiente. Vale lembrar ainda que o seu uso é extremamente fácil e totalmente gratuito, o que a torna ainda mais relevante.

Como usar essa ferramenta?

O Google PageSpeed Insight fornece ao usuário um panorama geral do desempenho do seu site. Com isso, é possível identificar a presença de pontos falhos a serem melhorados efetivamente.

Para fornecer dados mais fidedignos, o sistema utiliza como base uma série de informações consideradas chave. Entre elas estão:

  • Tamanho das imagens;
  • Tempo de abertura para interatividade;
  • Uso de cache, entre outros.

A partir disso, a ferramenta gera uma nota referente a sua avaliação. Esta irá levar em consideração principalmente a qualidade que a página oferecer ao usuário durante o seu acesso.

Assim, é possível ter uma noção sobre a experiência que está sendo oferecida ao seu cliente durante a interação. Tal fato também contribui positivamente para melhorar o seu ranqueamento nos sites de busca, de maneira que este é considerado como uma das otimizações do SEO.

Como obter uma análise utilizando o Google PageSpeed Insight

Como vimos anteriormente, ao utilizar o Google PageSpeed Isight você obtém um relatório completo sobre a velocidade da sua página. A partir dela serão geradas uma nota e vários insights com sugestões do que pode ser feito para melhorar a página.

Ao acessar o seu resultado, você poderá acessar o link intitulado “mostrar como corrigir”. Ali você terá acesso aos arquivos que são responsáveis por deixar o seu site mais lento.

No entanto, embora o plugin seja bem intuitivo, você deverá estar devidamente preparado. Isso porque após realizar esse processo é preciso já iniciar a otimização logo em seguida.

Como o Google PageSpeed Insight pode ajudar o seu negócio? 

Através do Google PageSpeed Insight é possível fazer uma análise profunda sobre a performance do seu site na internet. Além disso, ele auxilia no entendimento dos motivos que podem estar por trás de possíveis problemas que venham a ser apresentados no relatório emitido pelo próprio plugin.

Dessa forma, detalharemos a seguir como podem ser feitas algumas otimizações e de que forma essa ferramenta pode ajudar o seu negócio.

Otimização de imagens

Sabemos que a informação visual é algo extremamente importante, de maneira que esta contribui diretamente para agregar valor à experiência do cliente. No entanto, caso este elemento não seja trabalhado corretamente, poderá vir a comprometer a velocidade do seu site. 

Isso ocorre devido ao tamanho das mesmas, fazendo com que o carregamento seja mais lento do que o normal. Assim, este problema pode ser corrigido com a compressão das imagens e também com o atraso do carregamento daquelas que só aparecem após a rolagem de tela.

Uso de cache e CDN

O cache tem como função usar os dados salvos no navegador, de maneira que o CDN atua em conjunto realizando uma conexão com o servidor mais próximo. Dessa maneira o acesso a página se torna muito mais fácil.

Por esse motivo, utilizar essas duas ferramentas interfere diretamente na velocidade de carregamento da sua página.

Otimizar a HTML e CSS

Outra forma eficiente de melhorar a sua pontuação no Google PageSpeed Insight é por meio de alterações no HTML e CSS. A partir disso, será possível reduzir o tamanho do código e até mesmo aumentar a velocidade da conexão entre esses dois pontos por meio de alterações no banco de dados. 

Além disso, fazer uso de AMP também pode influenciar positivamente no carregamento de dispositivos móveis.

Mudança de template

Uma das sugestões que também podem ajudar a aumentar a sua pontuação é optar por mudar o template. Para que seja eficiente, será preciso que a nova escolha seja mais simples e leve que a anterior. 

A Agência Mais Ideias pode te ajudar nesse processo

Como vimos ao longo deste artigo, o Google PageSpeed Insight é uma ferramenta extremamente intuitiva e simples de usar. Dessa forma, ele tem o poder de melhorar a experiência oferecida pela sua página, impactando diretamente na conversão de leads, por exemplo.

Além disso, ele pode ser usado de maneira contínua no levantamento e análise de resultados, para que assim o seu site se mantenha sempre atualizado. Embora seu uso seja simples, as alterações podem levar algum tempo.

Sendo assim, contar com a Agência Mais Ideias pode fazer com que você e sua equipe possam focar em outros aspectos do seu negócio, trazendo ainda mais resultados positivos. Portanto, não perca tempo e agende já uma reunião com um de nossos especialistas.

Inscreva-se em nosso blog

Receba primeiro nossos principais posts diretamente em seu email

Você também pode se interessar:

Fechar Menu