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Google Ads (AdWords): O que é e como usar os anúncios do Google

Google Ads (AdWords): O que é e como usar os anúncios do Google

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Hayla Lourenço
Hayla Lourenço
Redatora do Blog

Google Ads (AdWords): O que é e como usar os anúncios do Google

Nos dias de hoje, gerar receita e engatar campanhas de sucesso através de anúncios na internet é quase obrigatório para qualquer empresa que deseja obter sucesso. Assim, ferramentas como o Google Ads tem sido uma ótima opção para gerar bons resultados.

Muitas pessoas já ouviram falar nesse nome, mas poucas realmente sabem o que é essa plataforma. Por esse motivo, muitas dúvidas surgem acerca do assunto.

Quando utilizado da maneira correta, o seu uso se torna essencial para qualquer negócio que utilize as estratégias de Marketing Digital. Mas o que faz do Google Ads uma plataforma de anúncios tão poderosa?

Por meio desse serviço, empresas têm a possibilidade de, grosso modo, pagar ao Google para se destacarem na internet.

Portanto, trouxemos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre este assunto. 

O que é e para que serve o Google Ads? 

O Google Ads é uma versão atualizada do Google Adwords, a plataforma de anúncios do Google.

A sua primeira versão foi criada no ano 2.000. Após vários anos, diversas empresas surgiram com essa mesma proposta.

Porém, mesmo com diversas concorrentes essa ferramenta continua sendo uma das líderes de mercado. Portanto, é inegável que o poder que o Ads possui para gerar grandes resultados e até mesmo superar as suas maiores expectativas.

Seu principal objetivo é fazer com que qualquer empresa possa se destacar no mundo da internet. Dessa forma, quem opta por contratar esse serviço, possui a possibilidade de aumentar a sua visibilidade diante de um público extremamente segmentado.

Isso significa que se a sua empresa possui como alvo a venda de produtos naturais, essa ferramenta fará com que seus anúncios sejam exibidos principalmente para pessoas que têm grande interesse nesse tipo de produto.

Assim, o seu grande poder de alcance permite adquirir grande visibilidade. Com isso, a sua empresa cria força para expansão e, assim, cria novas e grandes oportunidades de negócio.

Para conseguir isto, o Google Ads se baseia em alguns pontos específicos. Entre eles estão principalmente os cookies e uso das palavras-chave.

Através deles, é possível determinar qual é o melhor veículo a ser utilizado para a exibição de um determinado anúncio.

Como funciona o Google Ads

Para que possa atender aos diferentes públicos, a plataforma disponibiliza a seus clientes 4 formas de anúncio. Abaixo veremos os detalhes referentes a cada uma delas.

Anúncio em rede de display

Esse tipo de anúncio é disponibilizado em páginas de notícias, blogs e websites. Sua capacidade de alcance é altíssima (90% dos usuários da internet mundial), sendo exibido milhares de sites e aplicativos.

Sua veiculação pode ser personalizada de acordo com o seu segmento, localização, palavras-chave e remarketing. 

Por meio dessas opções você consegue atingir o seu público alvo de maneira marcante. Assim, eles podem acessar o serviço oferecido pela sua empresa e dessa forma finalizar alguma ação.

A disponibilização desse tipo de anúncio pode ser feito através de:

  • Banner – Uso de imagens, animações, entre outros;
  • Texto – Uso de chamadas formato de texto com o nome da empresa, URL, título chamativo e breve descrição do produto/serviço;
  • Aplicativo – Anúncios veiculados em Apps para dispositivos móveis;
  • Gmail – Anúncios formulados para estarem presentes na caixa de entrada de usuários do e-mail Google.

Anúncio de rede de pesquisa

Esse tipo de anúncio é exibido somente após um usuário realizar uma pesquisa no Google utilizando palavras-chave relacionadas ao seu tipo de negócio.

Por meio dele é possível segmentar ainda mais o seu público. Isso porque ele aparecerá apenas para pessoas que estão a procura de um serviço ou produto específico.

Uma de suas principais vantagens está relacionada ao seu custo-benefício. Aqui, o pagamento ao Google só é efetivado quando alguém clica no link disponibilizado.

Anúncios do YouTube

Muito provavelmente você já deve ter se deparado com alguma propaganda veiculada imediatamente antes do início de algum vídeo da plataforma.

Esse tipo de anúncio costuma ser bastante efetivo, já que o YouTube possui mais de um bilhão de usuários. Além disso, é possível personalizá-lo de acordo com o perfil do seu público.

Assim como o tópico anterior, o valor só é cobrado quando os usuários interagem de fato com a sua campanha.

Anúncio de aplicativos

Os famosos App se tornaram verdadeiros fenômenos depois do advento dos dispositivos móveis. Com isso, o Google viu uma nova possibilidade de atrair de forma efetiva novos clientes para a sua empresa.

Para isso, na grande maioria das vezes os anúncios se encontram em aplicativos disponíveis para dispositivos Android ou iOS. Além disso, seu alcance é gigantesco sendo veiculado para usuários de diversos sites.

Anúncios do Google Shopping

O Google Shopping funciona como uma vitrine virtual. Através dele é possível comparar e analisar os produtos das lojas cadastradas na plataforma.

Por essa ser uma ferramenta que se encontra dentro do Google Ads, por meio dela é possível gerenciar anúncios. Com isso, os serviços passam a aparecer como resultados de busca tanto no próprio Google, como em sites parceiros.

Assim, fica muito mais fácil encontrar o seu principal público alvo e converter uma venda. 

O que você precisa saber antes de usar o Google Ads

Embora esta seja uma ferramenta realmente efetiva, é preciso saber usá-la para que se possa obter resultados realmente positivos. Para isso é preciso entendê-la completamente.

Pagar caro por um anúncio não é sinônimo de sucesso. Para que ele possa funcionar conforme o esperado é preciso que o seu anúncio tenha qualidade.

A plataforma possui alguns meios para classificar os anúncios a serem veiculados. 

Para que possam atingir uma boa posição, o Google ranqueia os anúncios baseados em seu sistema de classificação. 

Chamado de Ad Rank pontua um anúncio de acordo com o chamado Lance de CPC (Custo por Clique) versus seu Índice de Qualidade.

Como usar o Google Ads

A plataforma pode ser usada usando diversos tipos de dispositivos. Porém, para configurar sua conta, o mais indicado é usar o computador.

Não é preciso configurar o anúncio aqui e todas as informações inseridas podem ser modificadas a qualquer momento.

Para dar início ao processo o site da plataforma deve ser acessado. Após cadastrar o seu login e senha clique em “Alternar para o modo especialista” que se encontra no canto inferior da página.

Ali você pode selecionar qual a meta que você deseja atingir e em qual local você deseja veicular a sua campanha.

Se o seu objeto for fazer com que a sua página apareça como resultado nas buscas do Google, por exemplo, basta clicar em “Rede de Pesquisa”.

Selecione o site da sua empresa, digite o nome que você deseja dar a sua campanha e, por fim, determine o quanto você deseja pagar por dia.

Após salvar as suas configurações, prossiga para a próxima etapa. Você será redirecionado para a página de faturamento.

Nela você deve confirmar informações relacionadas ao pagamento do anúncio e alguns dados pessoais. Entre eles estão o CPF/CNPJ, endereço e data de nascimento.

Após todas essas etapas, o processo está concluído e o seu anúncio pode finalmente ser criado.

8 razões para usar o Google Ads

O Google Ads não é apenas uma simples ferramenta. Podemos defini-lo como uma verdadeira revolução na área do Marketing Digital. 

Principais razões para usar o Google Ads

O Google Ads pode ser mais rápido do que o SEO

O Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é uma estratégia eficiente para melhorar o posicionamento de sites em sites de busca.

Embora seja extremamente eficiente, seu uso gera resultados a longo prazo. Porém, quando se trata de obter resultados positivos em um curto período o Ads é muito mais eficiente.

Caso seja utilizado da forma correta, pode-se obter aumento de leads e tráfego em sua página. Além disso, você poderá ser visto nos primeiros resultados de pesquisas relacionadas ao segmento.

Portanto, unir esses dois itens pode ser uma verdadeira jogada de mestre para quem quer conquistar resultados cada vez mais expressivos.

Permite acompanhar a concorrência

Como dissemos anteriormente, um dos itens chave utilizados pela plataforma do Google Ads é justamente o uso de palavras-chave.

As empresas Google prezam sempre pela transparência em relação às suas ações. Por este motivo, fica muito fácil monitorar qual as estratégias que as empresas de seu segmento estão fazendo para atrair seus clientes.

Ser original é sempre muito importante. Entretanto, em alguns casos específicos usar o sucesso de outras empresas como inspiração pode te ajudar a alcançar o sucesso mais rápido.

Boa relação Custo X Benefício

Existem diversos modelos de anúncio, entre eles, um dos que mais oferecem melhor relação custo x benefícios é o chamado CPC.

Nesse modelo, a cobrança resultante do anúncio só é efetivada se houver de fato uma interação com aquela propaganda.

Isso quer dizer que sua empresa só pagará pelos serviços do Google Ads quando o cliente clicar no link ou assistir ao vídeo por um determinado tempo.

Todo o processo é extremamente organizado. Através dele é possível manter o seu orçamento totalmente controlado.

Existe até mesmo a exibição dos resultados obtidos por meio de seus investimentos.

Métricas

Durante e após a finalização da veiculação de seus anúncios, é possível analisar quais foram os reais resultados obtidos por meio dele.

Os dados gerados a partir dessas métricas incluem:

  • Número de pessoas que clicaram em seu anúncio
  • Número de visualizações
  • Tempo de permanência dos clientes em seu site
  • Quantidade de pessoas que finalizaram a compra a partir do anúncio
  • Taxa de conversão do lead para venda
  • Custo de cada lead
  • Qual palavra-chave utilizada foi mais eficiente em atrair visitantes.

Não é necessário certificação

O próprio Google fornece uma certificação do Google Ads. Nela você pode aprender sobre todos os principais pontos e como usar da maneira correta a plataforma.

A boa notícia é que você não precisa pagar para que consiga utilizar essa ferramenta. Embora a certificação facilite muito seu uso, é possível obter resultados positivos mesmo sem a certificação.

Aumento do tráfego

Umas das características mais interessantes do Google Ads é que ele permite atingir públicos diferentes usando vários tipos de campanhas.

A partir das possibilidades de personalização você consegue atingir diferentes públicos. Isso se torna muito interessante, principalmente em casos de empresas que trabalham com diferentes tipos de serviços e produtos.

Por meio desse direcionamento, é possível atingir o aumento de tráfego, assim como a taxa de conversão.

Permite a troca de estratégias

Uma das grandes vantagens de usar o Ads é que através da análise das métricas você consegue avaliar se as estratégias estão sendo realmente eficientes.

Caso o Google entenda que os resultados não estejam sendo satisfatórios, ele apresenta outros modelos que possam ser mais positivos.

Além disso, a plataforma também fornece outras palavras-chaves que podem ajudar a melhorar o seu desempenho.

Lucros expressivos

Obter lucros expressivos com o Google Ads é relativamente simples. Quando utilizado da maneira correta, os resultados podem ser visualizados em um curto período de tempo.

No entanto, para que tudo saia conforme o esperado é preciso dedicar um certo tempo a ferramenta. O seu uso é muito intuitivo, porém é muito importante ter um conhecimento um pouco mais profundo sobre a plataforma.

Assim, fica muito mais fácil ter acesso a todas as maravilhas que o Google Ads pode fazer pelo seu negócio.

O que fazer a partir de todas essas informações

Como podemos observar, a ferramenta Google Ads é extremamente útil. Entender o seu objetivo, assim como a sua utilidade é relativamente fácil.

Porém, usá-la da forma correta pode sim ser um processo um pouco difícil. Por esse motivo, é extremamente importante fazer um estudo aprofundado sobre todos os pormenores de seu uso.

Seguir à risca todas as estratégias com certeza fará com que a sua empresa possa se beneficiar positivamente.

No entanto, com a rotina corrida que a grande maioria possui, nem sempre há tempo para dedicar aos estudos. Com isso, poder contar com quem realmente entende do assunto é um verdadeiro investimento.

A agência Mais Ideias é uma empresa especializada em Marketing Digital, onde o principal foco é fazer a sua empresa crescer.

Nosso time de especialistas irão analisar o impacto da sua empresa na internet e, assim, explorar as melhores oportunidades de acordo com o seu perfil.

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