Criadas para facilitar a gestão de equipes e estabelecer uma relação mais transparente entre os colaboradores, as ferramentas de comunicação interna têm sido cada vez mais utilizadas.
Com o objetivo de facilitar o alinhamento entre as equipes de trabalho, esse tipo de instrumento corporativo tem sido constantemente aprimorado. Assim, tanto a atuação, como também o rendimento de todo o time, se torna cada vez mais otimizado.
Além disso, os sistemas estão cada vez mais funcionais e personalizados, por isso, não demorou muito para que novos canais para este fim fossem criados. Atualmente, também temos uma série de opções disponíveis no mercado que prometem atender aos mais variados perfis de empresas.
Sendo assim, este artigo é para você que deseja saber mais sobre como as ferramentas de comunicação interna podem ajudar a sua empresa e de que maneira o seu uso pode impactar positivamente os seus resultados em Marketing e Vendas.
Como elas podem ajudar a sua empresa?
Para que uma equipe possa trabalhar de maneira otimizada, é essencial que mecanismos de comunicação efetiva sejam criados. Isso se torna ainda mais importante quando tratamos do alinhamento necessário entre o time responsável pelo marketing e os colaboradores responsáveis pelas vendas.
Um bom relacionamento e uma dinâmica eficiente entre essas duas áreas se mostram essenciais, principalmente quando se tem como objetivo alcançar resultados expressivos em suas vendas.
Com isso, além de garantir uma comunicação efetiva entre as partes envolvidas no processo, todo o gerenciamento de pessoal se torna mais organizado. Logo, através da implantação dessas ferramentas, ainda é possível melhorar a produtividade, minimizar erros e garantir mais transparência e segurança para todos os envolvidos.
Conheça as principais ferramentas de comunicação interna
1. E-mail corporativo
Uma das principais e mais famosas ferramentas do mundo corporativo sem sombra de dúvidas é o e-mail. Através dele é possível estabelecer uma comunicação eficiente entre a equipe de colaboradores, fornecedores e clientes.
Todo o processo que acontece por esse meio se dá por escrito, de maneira que vários tipos de documentos também podem ser anexados à mensagem. É justamente por esse motivo que ele é constantemente usado para o envio de informações oficiais, embora também possa ser utilizado em conversas informais.
Outro ponto interessante acerca desse canal é que ele permite que essas comunicações sejam registradas e armazenadas digitalmente. Assim, caso precise de uma ferramenta de comunicação interna inicial mais simples, o e-mail é uma ótima opção.
2. TV corporativa
Uma das principais tendências quando se trata de ferramentas de comunicação interna é a TV Corporativa. Por meio dela é possível disponibilizar informações importantes através de um canal exclusivo direcionado a sua equipe de colaboradores.
Além dos avisos, essa ferramenta pode ser usada também para otimizar campanhas internas, compartilhar dados sobre a gestão, auxiliar na implementação da cultura organizacional, entre outros.
Para que possa funcionar conforme o esperado, é importante que as telas sejam posicionadas em pontos específicos do local de trabalho. Caso queira deixar todo o processo ainda mais interessante, uma programação exclusiva pode ser exibida durante o expediente.
Esta costuma ser uma ótima ferramenta de comunicação interna, pois não necessita de acesso a rede para que seu funcionamento seja viabilizado. Apesar disso, para saber se vale a pena ou não.
3. Intranet
Considerado como um sistema mais complexo e sofisticado, a intranet é uma ferramenta de comunicação eficiente para quem deseja conectar vários departamentos a uma única rede. Para isso, todas as informações geradas são devidamente armazenadas em um sistema e o acesso a elas é totalmente restrito aos colaboradores. Por esse motivo, é sempre importante salientar para os usuários a importância de se manter todos os arquivos organizados.
Além disso, todo o seu funcionamento se dá de maneira online, de forma que os colaboradores só podem acessar o sistema caso estejam conectados a uma rede de internet.
4. Aplicativos especializados
Hoje em dia, quase todo mundo possui acesso a um smartphone, de maneira que o uso de Apps se tornou bem comum. Assim, com o intuito de fazer com que a comunicação interna dentro do meio se torne mais facilitada, muitas empresas têm optado por desenvolver aplicativos específicos para este fim.
Na grande maioria das vezes eles são personalizados, de maneira que a sua funcionalidade é planejada de acordo com as necessidades de cada equipe. Assim, esses Apps podem ser criados a fim de gerenciar ações e projetos, criar lembretes, dar avisos, entre outros.
Outro ponto importante acerca dessa ferramenta, é que ela é capaz de emitir notificações aos usuários. Portanto, os colaboradores podem ser avisados de qualquer compromisso ou tarefa que esteja agendada.
5. Mural
Caso esteja procurando por algo mais simples, o mural de recado pode ser uma boa opção. Afinal, apesar de se tratar de uma ferramenta de comunicação interna relativamente básica, esta proposta se mostra como algo extremamente funcional em alguns aspectos.
Para que ele possa ser realmente eficiente é preciso que seja instalado em um local estratégico. Assim, todos os colaboradores podem ter acesso facilitado ao conteúdo ou lembretes que forem escritos ali.
É preciso que todas as mensagens registradas sejam relativamente curtas e com uma linguagem que facilite o entendimento. Também é recomendado que ela seja capaz de despertar a atenção de todos e que o mural seja atualizado periodicamente.
Apesar de o mural de recados ser muito eficiente e não necessitar de acesso à internet para funcionar, indicamos fortemente que o seu uso seja feito para complementar alguma outra ferramenta de comunicação corporativa.
Afinal, qual é a melhor ferramenta para a minha empresa?
Como vimos, existem uma série de ferramentas de comunicação interna disponíveis no mercado. Assim, apesar de cada uma delas apresentarem suas vantagens e desvantagens, escolher um tipo ideal para a sua empresa pode não ser uma tarefa tão simples.
Com isso, para que possa tomar a melhor decisão, é imprescindível que você possua conhecimento aprofundado sobre a sua equipe. Dessa forma, você poderá optar por um sistema que se encaixe ao perfil apresentado por seus colaboradores, garantindo resultados cada vez mais expressivos e satisfatórios.