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Vale a pena investir em um blog para sua empresa em 2022?

Leonardo Maciel
Leonardo Maciel

Vale a pena investir em um blog para sua empresa em 2022?

Embora tenha sido um verdadeiro fenômeno há alguns anos, muitos acreditam que criar um blog para empresa seja algo ultrapassado. Isso se dá principalmente pelo fato de que com o passar do tempo, outros canais e formatos de conteúdo foram sendo criados. 

No entanto, a verdade é que a criação desse tipo de material voltado para o mundo corporativo tem ganhado cada vez mais força, vindo a se tornar uma das principais estratégias de Marketing.

Através desse canal é possível criar um relacionamento mais próximo com o consumidor e ainda se tornar uma verdadeira autoridade sobre o seu segmento na internet. Porém, essas não são as únicas vantagens que podem ser obtidas através da publicação desse tipo de conteúdo. 

Sendo assim, a seguir falaremos mais detalhadamente sobre o porque vale a pena investir em um blog para a sua empresa nesse ano de 2022 e como fazer isso da melhor forma e obter resultados incríveis. Confira!

As pessoas ainda leem blogs em 2022?

Com o advento da internet, esclarecer uma dúvida ou ter acesso a uma determinada informação pode ser feito rapidamente por meio do Google. Com um simples clique, uma série de dados são exibidos na tela do seu celular ou computador. 

Por fim, clicamos nos primeiros links que aparecem como resultado e em questão de segundos conseguimos solucionar um problema ou ao menos saber o que fazer mediante a tal situação. Assim, mesmo que sem perceber, acabamos por acessar blogs frequentemente para obtermos a resposta que precisamos.

Dessa forma, caso consiga produzir um conteúdo adequado e que fique bem ranqueado nas páginas de busca, certamente o seu blog corporativo irá alcançar uma excelente audiência, de maneira que isso irá impactar diretamente na geração de leads e na finalização do processo de vendas da sua marca. 

Ainda vale a pena fazer um blog para sua empresa?

Não é de hoje que os famosos blogs são utilizados amplamente pelas empresas como uma forma de interagir com os leitores e atrair um determinado público. Desde então ele vem sendo usado como uma das principais estratégias do Marketing de Conteúdo

No entanto, pelo fato de ser uma ferramenta antiga no meio digital, muitas pessoas acreditam que talvez esse canal tenha se desgastado. Porém, a grande verdade é que ele foi se adaptando às transformações do segmento, de maneira que pode ser considerado como uma ferramenta atual e que se encaixa perfeitamente ao que estamos vivendo.

Antigamente, os blogs eram utilizados como uma forma de conectar pessoas que gostavam ou tinham domínio sobre um determinado assunto. Foi justamente neste período que os primeiros influenciadores digitais surgiram e começaram a conquistar espaço no meio digital.

Porém, não demorou muito para que o mercado de publicidade e marketing passassem a ver esse tipo de mídia como um grande potencial para alavancar empresas. Assim, com o aumento do número de marcas que passaram a trabalhar também de forma online, muitos conteúdos corporativos passaram a ser produzidos.

Quando essa tendência surgiu, não havia muito entendimento sobre o propósito desse tipo de conteúdo. Por esse motivo, as empresas que investiram fundo no conhecimento acerca desse assunto acabaram se frustrando com os resultados obtidos.

Em contrapartida, as marcas que se empenharam e contaram com a ajuda de profissionais da área para produzir artigos de qualidade passaram a ganhar cada vez mais destaque no mundo online, se tornando uma verdadeira autoridade em seu segmento. 

Nesse caso, o principal objetivo, que é fazer com que o público tenha acesso a informações de qualidade e aumentar o engajamento dos seus visitantes, trazendo impactos positivos nas vendas, foi perfeitamente alcançado.

Sendo assim, podemos dizer que, desde que todo o processo de criação seja realizado da maneira correta, criar um blog para a sua empresa, aliado a outras estratégias de Marketing, é o melhor caminho para quem deseja alcançar o sucesso no meio digital.

Quais são os benefícios que essa estratégia oferece?

Criar um blog para a sua empresa é uma estratégia que oferece uma série de benefícios, de maneira que estes irão repercutir não só na sua audiência, mas também em outros aspectos importantes relacionados ao Marketing. A seguir falaremos mais detalhadamente sobre as vantagens que este canal oferece:

Relacionamento mais próximo com o público-alvo

O processo de criação e manutenção de um blog está intimamente relacionado ao público. Já que, ao produzir um determinado conteúdo, o objetivo é justamente trazer informações de valor para as pessoas que possuem algum tipo de problema ou interesse relacionado ao seu segmento. 

Com isso, ao escrever um post detalhado, que auxilie o leitor a solucionar alguma dor ou necessidade importante, com certeza fará com que o indivíduo tenha uma impressão positiva sobre o seu negócio.

A partir disso, será dado início a uma relação de confiança entre as partes envolvidas, de maneira que irá se consolidar com o tempo e com a publicação de novos conteúdos de qualidade. 

Além disso, o blog também pode ajudar a fortalecer o relacionamento entre a sua marca e o cliente que já te acompanha através de outras redes, como o Instagram, por exemplo. Dessa forma, conduzi-lo durante toda a jornada de compra se torna uma tarefa muito mais fácil.

Melhorar o ranqueamento no Google

Sabemos que o Google é uma das principais ferramentas utilizadas por usuários que desejam ter uma resposta para um determinado problema. Ele também é frequentemente utilizado para se ter acesso a serviços e feedbacks sobre um negócio. 

Porém, aparecer nos primeiros resultados da página não é uma tarefa tão simples, uma vez que existem vários concorrentes que atuam no mesmo segmento. Sendo assim, criar um blog para empresa pode ser uma forma eficiente de garantir um bom ranqueamento e fazer com que a sua marca seja vista. 

Vale ressaltar ainda que, para que bons resultados possam ser observados, não basta apenas realizar um monte de publicações. Para que se possa ter sucesso nessa estratégia, é preciso seguir alguns passos, como:

  • Otimizar as páginas através do uso do SEO;
  • Realizar publicações com regularidade;
  • Prezar sempre pela qualidade e relevância do conteúdo;
  • Escrever sobre assuntos relacionados ao segmento em que atua.

A partir disso, resultados mais expressivos poderão ser notados. Outro ponto importante, é que existem uma série de particularidades envolvidas nesse processo, de maneira que o melhor a se fazer é contar com o auxílio de um profissional.

Ganhe autoridade no meio digital

Como falamos anteriormente, ao criar um blog para a sua empresa, é preciso que os assuntos ali tratados sejam relacionados ao seu mercado de atuação. Dessa forma, você trará para o cliente a imagem de que o seu negócio é um expert naquele assunto. 

A partir disso, a sua página passa a se tornar o que chamamos de autoridade digital, principalmente se os seus conteúdos aparecem nos primeiros resultados das páginas de busca.

Aumenta o tráfego e as conversões 

Um dos principais objetivos de se criar um blog é justamente a geração de tráfego orgânico. Isso quer dizer que, a partir do uso dessa ferramenta, fica muito mais fácil atrair visitas para a sua página de maneira totalmente gratuita.

Assim, ao visitar um site bem estruturado, responsivo e com conteúdos de qualidade, realizar as conversões, sejam elas de leads ou vendas, se torna um processo muito mais simples.

O blog é um canal exclusivo para sua empresa 

Sabemos que a publicação de conteúdo na internet precisa seguir várias regras, principalmente quando estes são postados nas plataformas sociais. Com isso, a publicação e estruturação de alguns materiais acaba sendo muito limitada. 

Dessa forma, criar um blog para a sua empresa também é uma forma de conquistar liberdade, sendo possível utilizar este canal exclusivo para alcançar mais pessoas. Assim, o formato e o tipo de conteúdo postado passam a ser personalizados de acordo com a identidade da sua marca.

Facilita a realização das suas vendas 

Os blogs têm o poder de informar e também de educar o seu público-alvo, de maneira que possa auxiliar ambas as partes durante todo o processo. 

Além de ajudar na conversão de leads, ao ler o conteúdo da sua página, a grande maioria já estará mais inteirada sobre o assunto. Assim, muitas dúvidas já terão sido sanadas, fazendo com que o cliente chegue mais decidido ao final da jornada de compra.

Como ter um blog relevante?

Embora ter um blog para a sua empresa já seja um grande passo a ser dado, apenas criá-lo e realizar postagens não é o suficiente para se alcançar os resultados esperados. É muito importante que além de seguir as orientações que demos acima, a sua página seja realmente relevante para o usuário. 

Embora não seja uma tarefa simples, alcançar este feito é totalmente possível. Com isso, daremos mais detalhes sobre como empregar algumas estratégias a seu favor. 

  1. Faça um bom uso do SEO

Como já citamos aqui, fazer um bom uso do SEO é essencial para se conseguir um bom posicionamento no Google. Porém, adquirir conhecimento sobre essas estratégias e ainda fazer o uso correto delas não é algo tão fácil assim. 

Isso porque antes de tudo é preciso realizar um verdadeiro planejamento para saber quais são os objetivos que você deseja alcançar a partir da otimização. Além disso, esse processo não envolve apenas o blog, mas também a criação de todo o site, a fim de proporcionar a melhor experiência possível ao visitante.

  1. Faça um bom planejamento 

O planejamento é realmente o ponto de partida para toda e qualquer estratégia de Marketing. Sendo assim, antes de criar o blog para a sua empresa, é preciso ter clareza sobre quais objetivos você deseja alcançar com essa ferramenta. 

Outro ponto importante, é que para que tudo saia como esperado, é necessário ter uma boa organização em relação ao calendário de publicações, frequência de postagens e, também, quais serão as pautas a serem produzidas.

Vale lembrar ainda, que caso tudo isso esteja alinhado às principais tendências do mercado e também as demais postagens realizadas pela marca em outros canais, os resultados tendem a ser ainda mais positivos.

  1. Pense em pautas relevantes 

Quando pensamos na criação de um blog, é necessário pensar também nos temas que serão abordados por ele. Afinal, a principal intenção do material que é produzido por esse tipo de canal é justamente chamar a atenção do leitor. 

Sendo assim, para que o seu conteúdo possa ser relevante, é preciso pensar em pautas interessantes e que realmente sejam do interesse do seu público-alvo. Além disso, também é essencial construir artigos de qualidade, completos e que tragam informações verdadeiras para o usuário.

Como manter o seu blog sempre atualizado?

Ter conteúdo de qualidade e atual no blog da empresa é algo muito importante. Porém, isso não é o suficiente para se alcançar um bom engajamento e bons índices de conversão para a sua marca.

Para que a sua página se mantenha sempre em evidência, é preciso que ela se mantenha sempre ativa. Isso irá contribuir diretamente para nutrir a sua audiência e ajudar a construir a sua autoridade no meio digital. 

Quando falamos sobre a produção desse tipo de conteúdo, podemos dizer que a frequência mínima com a qual artigos devem ser postados é de uma vez por semana. No entanto, quanto maior o número de materiais publicados semanalmente, possivelmente maiores e mais rápidos serão os resultados alcançados.

Porém, sabemos que manter essa regularidade não é uma tarefa fácil, afinal, você e o seu time de colaboradores precisam estar atuantes em outras áreas da empresa. Com isso, poder contar com o auxílio da Agência Mais Ideias, que é especializada na produção de conteúdos para blog corporativos, é extremamente importante. Que saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a alcançar o sucesso no meio digital? Entre em contato conosco e agende a sua reunião com um de nossos especialistas.

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